Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Canarinhos de Petrópolis cantam e encantam os jubilandos

05/12/2019

Notícias

Moacir Beggo

 Petrópolis (RJ) – Os frades que se reuniram na Fraternidade do Sagrado, em Petrópolis (RJ), desde ontem (4/12), para celebrarem os seus jubileus de vida franciscana ou sacerdotal, ganharam um belo presente nesta quinta-feira: um Concerto Especial no Instituto Meninos Cantores de Petrópolis, reunindo os Corais dos Meninos e das Meninas dos Canarinhos.

O Ministro Provincial, Frei César Külkamp, explicou para os alunos do Instituto dos Canarinhos quem eram esses frades (conheça os jubilandos). “Uma alegria grande para nós, frades, estarmos aqui porque essa instituição nasceu dentro da casa dos frades e permaneceu para sempre no coração dos frades até os dias de hoje. Talvez não se veja tantos frades, mas essa convivência é sempre muita intensa. Nós, frades, estamos aqui esses dias celebrando tempos de vida franciscana, que nós chamamos de jubileus. Alguns frades estão fazendo 25 anos de vida franciscana, outros 50, outros 60, alguns 25, 50 de vida sacerdotal etc. Nós costumamos, a cada ano, celebrarmos juntos como frades. É uma das formas de agradecimento a Deus pelo dom da vida, da vocação e do serviço”, explicou Frei César, que junto com o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, estão acompanhando e conduzindo este encontro.

O Ministro Provincial, Frei César Külkamp, falou sobre o encontro dos jubilandos aos Canarinhos.

Segundo Frei César, também a cada ano a Província escolhe um lugar diferente para celebrar este momento. “Desta vez celebramos em Petrópolis, porque todos os frades passaram por Petrópolis (onde está o Instituto Franciscano de Teologia) e vários deles foram também cantores dos Canarinhos”, acrescentou, lembrando que no passado as vozes de tenor e baixo eram feitas pelos frades. “Alguns deles fizeram parte do coral e alguns estudaram um pouco mais de música no Instituto. Frei Medella foi canarinho desde criança e vários outros de nós participamos por um tempo do Coral. Eu tive a alegria e a graça de ficar aqui por nove anos, participar também do trabalho do Colégio e depois, morando novamente aqui, estar também ligado ao Coral e à Escola de Música como presidente da instituição por mais de 3 anos”, contou o Provincial.

Ele pediu a cada frade que se apresentasse para os alunos e falasse do seu jubileu. Frei Ary Pintarelli, celebrando 60 anos de vida religiosa, contou que se dedicou quatro anos aos estudos de canto gregoriano e, quando estava se formando, o canto gregoriano foi abolido da liturgia. Já Frei Almir Guimarães, também de 60 anos de profissão,  apresentou-se como filho da bela Petrópolis e ganhou a simpatia da garotada. Ele explicou como se faz a profissão religiosa.

Frei Marcos Andrade, diretor do Instituto dos Canarinhos e mestre dos frades do tempo da Teologia

Frei César agradeceu a todos e lembrou o quanto os frades têm de estima e proximidade por este trabalho dos Meninos Cantores.

Frei Marcos Andrade, diretor do IMCP, fez um resumo do trabalho que é feito no Instituto.

“São 60 meninos e 55 meninas e ainda temos 24 alunos aprendizes que estão se preparando para entrarem nos dois corais no próximo ano. Além dos dois prédios do Instituto, ainda temos um Conservatório de Música com 106 alunos. E de todos esses alunos dos corais, 45% vêm de escolas públicas. Não estudam aqui no Colégio Bom Jesus. Neste trabalho social, todos eles que estudam aqui e fazem parte dos corais têm estudo gratuito de música, formação musical, formação humana e formação franciscana”, explicou de Frei Marcos, que é também o mestre dos estudantes do Tempo de Teologia na Fraternidade do Sagrado.

Marco Aurélio Lischt é o diretor artístico e maestro do Coral dos Meninos.

“Somos em três frades: Eu, Frei Alan Leal de Mattos e Frei Jorge Lisot; Marco Aurélio Lischt é o diretor artístico e maestro do Coral dos Meninos, e Marcelo Vizani, o regente do Coral das Meninas. Rose Melo Vogel Lischt dos Santos é a diretora administrativa. “Penso que para os frades não preciso contar a história dessa instituição que tem 77 anos”, disse Frei Marcos, apresentando um vídeo com peças dos concertos realizados nos dois últimos anos. Segundo Frei Marcos, as atividades desses corais é cantar a Missa das 10 horas, aos domingos, na centenária Igreja do Sagrado Coração de Jesus, levar evangelização através da música e também realizar concertos no país e no exterior. “Neste ano fizemos uma série de concertos espirituais com temáticas como a Quaresma, Mês da Bíblia, Mês de Maria, São Francisco, Concerto de Finados – é o quarto ano que estamos realizando – e Concerto de Natal, para citar alguns”, contou o frade.

A apresentação do Coral das Meninas sob regência do maestro Marcelo Vizani.

O ex-Ministro Provincial e hoje guardião da Fraternidade do Antonianum de Roma, Frei Estêvão Ottenbreit, veio ao Brasil para participar do encontro e se encantou com a apresentação dos corais. “A gente constata hoje em dia, cada vez mais, uma indiferença quando o assunto é religioso. Eu acho que justamente essa via da Pulchritudinis, a via da beleza, do canto, da arte, é que ainda é capaz de atingir o coração humano e transmitir uma mensagem religiosa. A esse respeito, eu acho muito importante o cultivo da arte justamente como vínculo da evangelização. Em muitas situações é o único caminho para ainda ser ouvido e ainda poder transmitir uma mensagem. E Deus é belo. Não é só verdade, não é só bondade. É beleza!”, definiu.

VEJA TAMBÉM: “Your Song”, de Elton John, e “Mary Sings a Lullaby”, de Scene Veitch.

Depois da visita ao Instituto, os frades foram conhecer as instalações do Instituto Teológico Franciscano, fundado em 1899, entre elas a menina dos olhos da instituição: a biblioteca, uma das melhores do gênero na América Latina, contando atualmente com mais de 76.100 volumes e 542 periódicos impressos.

Durante esses dias, os frades receberam três perguntas para partilhar um pouco de sua vida nesses jubileus: Que experiência de profecia, proximidade e esperança você gostaria de partilhar por ocasião de seu jubileu? De que maneira podemos nos manter proféticos, próximos e esperançosos com o passar dos anos? Elenque três razões principais pelas quais você gostaria de maneira especial render graças a Deus por ocasião de seu jubileu?

Nesta sexta-feira, às 10 horas, esse encontro chega ao fim com a Celebração de Ação de Graças pelo dom da vocação de cada um à vida religiosa franciscana. Muitos frades que estão celebrando jubileus são enfermos e idosos. Eles terão esse momento celebrativo na próxima segunda-feira, dia 9 de dezembro, na Fraternidade São Francisco de Assis, em Bragança Paulista, onde são acolhidos. Na mesma Missa, os frades de Profissão Temporária renovarão seus votos diante do Ministro Provincial, Frei César Külkamp.


VEJA MAIS IMAGENS DO ENCONTRO DOS FRADES COM OS CANARINHOS