Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Concerto de Finados reúne dois Corais dos Canarinhos

28/10/2019

Notícias

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus será palco de mais um momento de reflexão para marcar o Dia de Finados. Os corais dos Canarinhos de Petrópolis e das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis vão realizar um concerto especial no dia 2. Acompanhados de solistas convidados, os coros apresentarão o Réquiem de Gabriel Fauré. O evento será realizado no próximo dia 2, às 18h30. O concerto, que terá regência do maestro Marco Aurélio Lischt, será beneficente e toda a renda arrecadada será revertida para o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. As contribuições são espontâneas.

“Este é o quarto ano que o Instituto dos Meninos Cantores realiza o Concerto Espiritual de Finados. Faremos uma missa Réquiem para lembrar este dia de meditação e reflexão sobre a morte, mas também sobre ressurreição”, declarou frei Marcos, lembrando que as contribuições também ajudarão a arcar com as despesas do concerto.

Gabriel Fauré compôs seu Réquiem no fim do século XVIII e foi uma de suas maiores obras. Formada por sete movimentos, a obra foi concebida para coro misto, solistas – soprano e barítono – orquestra e órgão. Segundo o próprio compositor, a obra seria dominada por um sentimento muito humano de fé no descanso eterno.

“Esperamos levar uma mensagem de paz e conforto para as pessoas que perderam seus entes queridos, lembrando que a vida eterna é muito melhor do que a nossa. A obra escolhida transmite esta paz tanto para as almas da eternidade como para os encarnados que ainda possuem uma missão na Terra”, declarou o maestro Marco Aurélio Lischt.

Embora o concerto seja gratuito, ao final da apresentação, o público presente poderá fazer contribuições que serão revertidas para manutenção dos trabalhos do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP). O IMCP é uma instituição filantrópica, de utilidade pública municipal, estadual e federal, sem fins lucrativos, que oferece formação coral inteiramente gratuita. Além dos coros de Meninos e Meninas e da Orquestra Filarmônica de Petrópolis, o IMCP também administra o Curso de Aprendizes e oferece aulas particulares de vários instrumentos musicais.

Mais informações podem ser consultadas pelo telefone do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis: (24) 2104-4141 ou no site www.canarinhos.com.br .