Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província celebra Jubileus 2019

02/12/2019

Notícias

A Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, RJ, receberá nos dias de 4 a 6 de dezembro os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição que celebram seus jubileus neste ano. Ao todo, 36 frades celebram ação de graças pelos 25, 50, 60, 65 e 70, 71, 72 73, 75, 77 e 78 anos de Vida Religiosa ou Sacerdotal. No dia 9, às 10 horas, a celebração acontece em Bragança Paulista (SP), com os frades enfermos (ou mais idosos).

Celebrar o jubileu é retomar toda a caminhada vocacional para atualizá-la no presente, em forma de ação de graças. No dia do Jubileu, o irmão também renova o compromisso assumido há 25, 50, 60, 65 e 70 anos, declarando o segredo mais profundo que o animou, tanto na vida religiosa como na vida sacerdotal: “Senhor, a minha vida está nas tuas mãos”.

Na celebração dos jubileus, a Província agradece o dom da vocação de cada um desses irmãos. Em primeiro lugar, a vocação à vida religiosa franciscana. “O Senhor me concedeu viver esta forma e Regra de vida”, ensina São Francisco de Assis. Em segundo lugar, destaca-se a vocação presbiteral dos confrades que celebram seu jubileu sacerdotal.

Para cada jubilando em particular, a celebração jubilar é uma ocasião singular que possibilita ao confrade fazer a releitura da sua vocação de frade menor ou a sua vocação de sacerdote do Altíssimo. A releitura implica numa parada. Parada para rever, discernir e retomar o “ponto de partida” da sua consagração a Deus na vida religiosa ou sacerdotal.