Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aprendamos com o ‘sim’ generoso de São Pedro, pede Frei Aldolino

30/06/2023

Notícias

Gaspar (SC) – Com o tema “Pedro e os Apóstolos, de pés a caminho, vão ao encontro dos irmãos”, a 173ª Festa de São Pedro Apóstolo, na cidade de Gaspar (SC), chegou, nesta sexta-feira (30/6), ao segundo dia do Tríduo preparatório para a grande solenidade neste domingo.  Frei Aldolino Bankhardt presidiu a Celebração Eucarística, às 19 horas, tendo como concelebrantes Frei Jhones Lucas Martins e Frei Pedro da Silva.

Participaram deste 2º dia do Tríduo as Comunidades Santa Clara, Santo Antônio, Bom Jesus, São Cristóvão, Santa Rita de Cássia e Virgem de Nazaré.

Segundo Frei Aldolino, celebrar o Padroeiro de uma Paróquia, de uma comunidade, celebrar a vida de qualquer santo, significa em três aspectos, como nos ensina a Igreja, a veneração aos santos, como nós aprendemos no prefácio da Missa dos santos.

O primeiro aspecto, diz o prefácio: ‘Na assembleia dos santos, vós sois glorificados e, coroando seus méritos, exaltais vossos próprios dons’. Nossa primeira intenção com o Tríduo, com toda essa Festa do Padroeiro é agradecer a Deus pela vocação e pela vida do nosso Padroeiro São Pedro. Por quê? Porque é a base da vocação. É um dom de Deus. Queremos agradecer e já viemos fazendo isso todos esses dias. Agradecer a Deus, a vida, a vocação, São Pedro que nos inspira com seu exemplo, com seu seguimento a Jesus”, explicou o celebrante.

Para ele, no domingo, a Missa solene terá bastante esse aspecto de ação de graças.

Em segundo lugar, disse Frei Aldolino, é olhar para os santos e exaltar os seus méritos, para aprender de suas virtudes no seguimento ao Cristo Jesus.  “É por isso que, ao celebrarmos um santo, recordamos as suas virtudes, como São Francisco, Santo Antônio, São Pedro, para imitá-los. É o segundo aspecto: olhar para o santo, exaltar as suas virtudes, Aprender dele o seguimento a Jesus e à vida cristã, batismal e missionária”, frisou.

O terceiro aspecto, segundo o frade, é pedir a intercessão dos santos. “E isso nós viemos fazendo. ‘Óh, São Pedro, rocha forte, reza por tua Igreja, nós te pedimos. São Pedro, interceda pelas comunidades, por cada um de nós. Pela nossa Paróquia!”, disse.

Frei Aldolino lembrou que o segundo dia do Tríduo contempla bem esse aspecto. “Olhar para o Padroeiro São Pedro, exaltar os seus méritos e imitá-lo.

Por isso, o tema geral do Tríduo é: Com São Pedro, inspirando vocações para a Igreja'”, recordou.

Frei Aldolino destacou o sim generoso, pronto e imediato de Pedro em resposta ao chamado da graça. “Então, queremos aprender de Jesus e São Pedro, neste segundo dia, inspiração para onosso sim corajoso, confiante”, pediu.

 

Segundo o frade, depois de Pedro animar a comunidade primitiva de Jerusalém, ele se pôs a caminho. Frei Aldolino resumiu um pouco das viagens dos apóstolos. “Como diz o tema do segundo dia do Tríduo, ‘Pedro e os Apóstolos, de pés a caminho, vão ao encontro dos irmãos. Ele nspira o nosso sim generoso”, ressaltou.

“Hoje, somos herdeiros das andanças de São Pedro e São Paulo, que saindo de Jerusalém foram  ao encontro dos irmãos em várias localidades. Por isso, temos de agradecer às andanças de Pedro e Paulo”, enfatizou.

Ele concluiu a sua homilia com três mensagens: Cada um de nós é chamado, em sua vocação, para num primeiro momento aprender de Jesus.  São Pedro e os apóstolos nos ensinam que o discípulo que aprendeu de Jesus, necessariamente é enviado em missão. A Igreja é missionária. “Por isso, ir ao encontro dos irmãos levando Jesus como uma Boa Notícia”, disse.

 

“Por fim, vamos pedir a São Pedro que nos dê, cada vez mais, aquele ardor generoso, que, olhando para Jesus com um coração grande apostou que valeria a pena deixar a sua vida – e tinha a vida ganha -, para seguir Jesus. Que São Pedro nos ensine a mesma generosidade de coração para caminhar com Jesus, aprender dele. E que nós, inspirados em Jesus e nos apóstolos, sejamos missionários”, completou.

Nesta sexta-feira, o destaque da programação foi a venda de produtos da festa, como pastéis, sonho, café, bolos e cucas, desde a manhã. Após a missa, não faltaram o cachorro-quente, pinhão, quentão, o tradicional churrasco, além de brincadeiras como Roda da Fortuna e Roda Infantil.

A festa chega ao ponto alto neste final de semana. Amanhã (1º), acontece a última Missa do Tríduo, às 19h. O tema será “Pedro, a rocha firme que inspira novas vocações”, mas antes, às 15 horas, acontecerá a Missa da Catequese, que lota a Matriz.


Pascom da Paróquia de São Pedro Apóstolo (Vicente Freitas Costa, Talita Carla de Andrade e Moacir Beggo)