Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Gaspar: Tríduo para a a Festa de São Pedro começa com tema vocacional

30/06/2023

Notícias

Gaspar (SC) – Neste dia que a Igreja celebra os Apóstolos São Pedro e São Paulo (29/6), o pároco Frei Pedro da Silva abriu o Tríduo em preparação para a Festa de São Pedro, que chega à 173ª edição, tendo como base o Ano Vocacional e o tema “Com São Pedro, inspirando vocações”. Frei Pedro presidiu a Celebração Eucarística, às 19 horas, tendo como concelebrantes Frei Jhones Lucas Martins e Frei Aldolino Bankhardt. Como lembrou o celebrante, os Apóstolos são celebrados hoje mundialmente, mas no Brasil a festa foi transferida para domingo, dia 2. A reflexão deste primeiro dia partiu do tema “Pedro de coração ardente, diz ‘sim’ ao chamado”.

“Por isso, hoje tomei a Missa chamada Missa Votiva de São Pedro e queremos destacar essa tão ilustre figura na nossa vida cristã, na nossa fé apostólica, na nossa vocação e na nossa missão de cristãos”, explicou Frei Pedro.

Segundo ele, Pedro e Paulo representam essa unidade que Cristo quis e quer para sua Igreja. “Por isso, essa unidade hoje é tão bem simbolizada na pessoa do Papa, agora Papa Francisco, depois de mais de duzentos “São Pedros”, ou pastores que estiveram à frente deste rebanho conduzindo a barca, conduzindo o seu rebanho”, acrescentou o celebrante.

“Papa Francisco quer ser o Pedro, quer ser o Paulo, duas dimensões da nossa fé na Igreja”, disse, mostrando que Pedro empresta a dimensão administrativa ao governo. a condução e organização do rebanho, e Paulo a dimensão mais carismática, mas evangelizadora, mais pastoral. “Mas as duas se unem e são a síntese de cada um de nós. Cada um de nós é Pedro, é Paulo, nas suas grandezas e nas suas fraquezas, porque ali é que Deus realiza o seu poder”, ensinou.

Frei Pedro chamou de Tríduo Vocacional o Tríduo preparatório para a Festa do Padroeiro. “Isso justamente no espírito das celebrações do Ano Vocacional no Brasil”, situou o frade, lembrando que este é o terceiro Ano Vocacional e que o primeiro ficou marcado na sua vida porque foi em 1983, ano de sua ordenação presbiteral. O outro ano foi em 2003.

Este Ano Vocacional tem como tema “Vocação: Graça e Missão”: “Todos são convidados a contemplar a vocação como um dom e iniciativa divina, a partir da experiência de encontro com o ressuscitado”, disse, frisando que a graça e deve ser comunicada, partilhada, repartida com os irmãos. O lema, segundo o frade, “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

Rezar pelas vocações. Frei Pedro lembrou o apelo de Cristo: a messe é grande, mas os operários são poucos. “É a preocupação de Jesus e Ele nos convida a rezarmos. Nós temos e podemos fazer muitas coisas, mas a primeira é a oração, porque nela está a força”, observou, convidando a Paróquia, as Comunidades, Pastorais, Movimentos, as Equipes de Canto e Liturgia, que reservem cinco minutos para rezar pelas vocações. “Porque não é só um pedido da Igreja, é uma ordem: pedi ao dono da messe que reze! Jesus se preocupou com as vocações porque nós não vamos nos preocupar?”, questionou.

Segundo o frade, esta noite também era de gratidão. “Queremos agradecer pelos muitos chamados e tantas e generosas respostas que o Senhor já colheu nesta comuniade paroquial. Basta lembrar que, na porta da igreja, temos as imagens de cinco bispos franciscanos, além de dezenas de sacerdotes franciscanos, religiosas e religiosos consagrados e uma multidão sem fim de leigas e leigos cristãos, que devem ser sal da terra e luz do mundo. Então, todos nós estamos incluídos. Basta lembrar a Festa de São Pedro. Ela envolve tantas dessas pessoas, por isso hoje nós fazíamos um apelo às comunidades: Venham, tragam o seu barquinho, tragam os seus símbolos, porque a nossa Paróquia, sob a inspiração de São Pedro, quer ser uma comunidade de vida, de amor e de missão”, motivou o frade.

“Nós pertencemos a esta Igreja e queremos caminhar juntos como coloca bem o princípio da Igreja sinodal feito pelo Papa Francisco: Comunhão participação e missão”, lembrou.

Para o frade, na Igreja de Deus sempre há trabalho quando se tem disponibilidade e alegria em servir. “Ora, como podemos servir? São Pedro é uma grande inspiração e por isso foi tomado como tema inspirador da nossa festa a partir do Ano Vocacional: Com São Pedro, inspirando vocações para a Igreja”, completou.

Os festejos populares deste dia foram marcados pela tradicional noite da sopa, preparada com muito carinho pelos voluntários da Paróquia e também com a bênção do Bolo de São Pedro. Mas também foi dia de festa junina com pinhão, quentão, pastel, sonho, cachorro-quente.

MISSA DOS ENFERMOS E IDOSOS

À tarde foi celebrada a Missa dos Enfermos e Idosos, presidida por Frei Aldolino Bankhardt, que animou os fiéis participantes a serem fortes como o exemplo de Pedro, que é a rocha que edificou a Igreja: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Cf. Mt 16,15-18).

Neste segundo dia do Tríduo, às 19 horas, o tema é “Pedro e os Apóstolos, de pés a caminho, vão ao encontro dos irmãos”.
A liturgia está a cargo das Comunidades, Santa Clara, Santo Antônio, Bom Jesus, São Cristóvão, Santa Rita de Cássia e Virgem de Nazaré.


Pascom da Paróquia São Pedro Apóstolo (Francisco Hostin Gaspar, Romário Alves e Moacir Beggo)