Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Carta aberta ao povo do Rio de Janeiro e convite para a Missa pela Paz e pela Esperança

31/10/2025

Notícias

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2025

Em seus 417 anos de História, o Convento Santo Antônio sempre buscou se distinguir como uma expressão acolhedora da Igreja presente na vida do povo carioca, participando de suas alegrias e tristezas. A exemplo de nosso Pai Seráfico Francisco de Assis e do Patrono de nosso Convento, Santo Antônio, conhecedora dos dramas e das dores de nosso povo, a Fraternidade do Convento se sente na obrigação de vir a público lamentar o morticínio ocorrido nos Complexos do Alemão e da Penha na última terça-feira, configurando-se no maior derramamento de sangue da história recente de nosso país. Numa situação em que as forças do Estado são as que promovem quase a totalidade das mortes registradas, ocasionando em lamentáveis baixas do próprio efetivo, não podemos concordar com o discurso de que tal operação tenha sido bem-sucedida. Ao contrário: todos saímos derrotados!

Também desejamos manifestar nossa solidariedade às famílias de todos os falecidos, àqueles que agora sentem a partida repentina e violenta de alguém a quem amavam. Se é fato que a maioria absoluta dos assassinados tinham histórico de graves transgressões à lei, também para estes existe um ordenamento constitucional e democrático a ser seguido, passando pela prisão, julgamento, possibilidade de defesa, condenação, se for o caso e, no melhor dos mundos, ressocialização.

Como resposta simbólica e efetiva a este estrondoso episódio de violência, nossa Fraternidade deseja celebrar, na próxima segunda-feira, 03 de novembro, às 10h, a Missa pela Paz e pela Esperança, quando também faremos memória do 7º dia de todos os que tiveram sua vida ceifada nesta operação. Nosso convite se fundamenta na certeza da Misericórdia de Deus para com todos e na convicção de que a paz não será construída à custa da guerra e da força das armas, mas pelo absoluto empenho de todos na promoção da vida digna e da justiça para todos. Pedimos que os participantes tragam flores coloridas, como sinal de nossa esperança que, mesmo silenciosa, jamais de dobrará diante das forças da morte.

Na singeleza e na humildade franciscanas, estas palavras e gestos têm a intenção de oferecer, em comunhão com a Igreja Particular do Rio de Janeiro, alento e consolo a tantos corações cariocas que estão feridos e aflitos.

Com solidariedade e fé na força do Ressuscitado,

Frades do Convento Santo Antônio

Acesse aqui