Frades da FIMDA serão ordenados presbíteros em Angola
04/12/2024
A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola celebram, no próximo sábado, 7 de dezembro, às 9h, a ordenação presbiteral de dois diáconos: Frei André dos Santos Sungo Mingas e Frei Miguel Tchiteculo Tchindjombo Filipe.
O lema escolhido para a ordenação: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16), será a base de toda reflexão da Santa Missa que será celebrada na Paróquia Santos Martires de Uganda, localizada no bairro Catepa, na cidade de Malange, em Angola. Os frades serão ordenados pela imposição das mãos do arcebispo da arquidiocese local, Dom Luzizila Kiala.
Frei André nasceu em 2 de janeiro de 1986 e é natural de Cabinda, em Angola. Filho de Maria da Conceição Laba Sungo e Joaquim António Mingas. Em sua caminhada franciscana, sua vestição foi em 15 de janeiro de 2025; a Primeira Profissão em 05 de janeiro de 2016 e a Profissão Solene, no dia 13 de novembro de 2021.
Frei Miguel é angolano, nascido no dia 13 de janeiro de 1990, em Lobito. Filho de Filomena Namoma Tchiveve Vitorino e António Filipe. Sua vestição foi em 15 de janeiro de 2015 e a Primeira Profissão no dia 5 de janeiro de 2026. Já a Profissão Solene foi em 13 de novembro de 2021.
A expectativa é receber grande parte da comunidade, além dos frades da FIMDA, religiosos e religiosas, familiares e convidados para celebrar com louvor os novos sacerdotes franciscanos.
O rito da ordenação presbiteral
De acordo com o site Franciscanos, o sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação.
O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.
O rito segue uma ordem e é encerrado com a bênção final do bispo que diz com as mãos estendidas sobre o ordenado e sobre o povo dizendo:
“Deus, pastor e guia da Igreja, te guarde constantemente com sua graça para cumprirdes com fidelidade os deveres de presbítero. Amém.
Ele te faça no mundo servo e testemunha da verdade e do amor de Deus e ministro fiel da reconciliação. Amém.
Ele te faça verdadeiro pastor que leve ao seu povo o Pão vivo e a Palavra de vida, para que cresça na unidade do Corpo de Cristo. Amém.
E a todos vós aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém”.
Desta forma, os jovens angolanos, Frei André e Frei Miguel, darão continuidade à caminhada religiosa assumida junto à Ordem dos Frades Menores, como sacerdotes, com as bênçãos de Deus e do Seu povo.
Adriana Rabelo