Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Peregrinação marca os 10 anos do grupo Jovens Franciscanos de Agudos

06/02/2024

Notícias

 

 

No dia 2 de fevereiro, o grupo “Jovens Franciscanos” da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos (SP) completou 10 anos de uma existência que irradia o carisma franciscano na Igreja e na sociedade. Para celebrar esse dom, o grupo organizou uma peregrinação por Aparecida e Guaratinguetá, que se encerrou com uma celebração eucarística no Santuário São Frei Galvão, presidida pelo reitor Frei Diego Atalino de Mello.

Foi em 2014 que o Fernando Ferreira da Silva, coordenador do grupo de jovens, deu início a esse projeto. “Quando eu comecei a frequentar a comunidade São Francisco [em Agudos], eu percebi que muitos adolescentes iam de lá para a paróquia, fazia um ano de crisma e não voltavam mais. Aproveitei que minha filha estava nessa idade e reuni com uns amigos dela e começamos com esses 6 jovens. Hoje estamos completando 10 anos”. Fernando lembra que a inspiração veio de um outro grupo que participou na sua juventude e que carregava o mesmo nome, coordenado na época pela sua irmã, Geni Lima. “Eu trouxe muitos exemplos de lá, também era um grupo de atitude, de ir até o próximo, de se engajar na Igreja. Quando o grupo terminou eu senti muita falta disso, e quando eu vim para Comunidade São Francisco é que surgiu a oportunidade de dar continuidade àquele grupo – que não teve os mesmos integrantes -, e de lançar a nossa semente. Sou muito devoto de São Francisco de Assis e isso me deixou muito feliz!”.

A peregrinação trouxe de volta alguns momentos fortes vividos pelo grupo e que o marcaram de maneira particular. “Eu costumo dizer que o grupo de jovens é uma família que se estende para fora do grupo. Tivemos momentos muito felizes e também alguns muito tristes: o primeiro que me recordo foi a participação e o engajamento do grupo de jovens na organização das Missões Franciscanas da Juventude de Agudos, com Frei Diego. E também o Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan, que organizam todo ano e que vejo um amadurecimento muito grande deles. Hoje muitos são engajados nas pastorais, como ministros, coordenadores, além de termos um frade que é fruto desse grupo”. Todo esse itinerário foi planejado por ele e abrangeu os jovens e também os seus familiares e todos aqueles da comunidade que se tornaram uma rede de apoio para que o grupo de jovens pudesse florescer na Igreja e na sociedade.

O trajeto dessa peregrinação, planejada nos detalhes por Deus, não poderia começar em outro lugar senão a Comunidade São Francisco de Assis, onde o Fernando abraçou essa bonita missão de animar a juventude nos passos do padroeiro. Com os primeiros raios de sol do dia 3, sábado, fomos recebidos pela Mãe na cidade de Aparecida (SP), onde participamos da Celebração Eucarística às 6h com todo o grupo bem próximo ao presbitério. A manhã foi livre para visitar a Basílica e seus arredores. Logo após o almoço, o grupo visitou a cidade de Guaratinguetá e a casa onde nasceu e viveu o primeiro santo brasileiro, Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, e depois fez uma breve parada no Santuário a ele dedicado para um lanche. No final da tarde, o grupo foi para o último destino do dia: a Fazenda da Esperança, e o testemunho do trabalho de recuperação dos jovens adictos e de todo o projeto da Fazenda foi um valiosíssimo presente dado por Deus que, naquela noite, nos visitou no Santuário da Esperança em um momento de adoração preparado e conduzido pelos internos.

Rosana Padial, uma das participantes que compõe o grupo franciscano e que colaborou em muitas ocasiões com o trabalho e a missão dos jovens, também deixou o seu relato: “Ao chegar na Fazenda Esperança, onde dormimos uma noite, foi mais um presente! Ali pudemos de fato e com toda a intensidade sentir encarnada em nós e em todos que lá vivem a Esperança! Se algum dia alguém me pedir para definir esperança, darei o endereço da Fazenda com a recomendação que viva lá um momento de oração junto com todos que lá vivem.” Sobre a peregrinação ela acrescentou: “Essa viagem foi mais que os Km percorridos… Ela foi a celebração da vida em sua plenitude! Comunidade, alegria, devoção, esperança e amizade. Tudo temperado com bondade por isso cheio de beleza! Só tenho a agradecer pelo convite e por manterem meu coração atento à sua jovialidade e vigor!”.

Na manhã do domingo (4), o grupo marcou presença no Santuário Frei Galvão em uma celebração animada por eles e presidida pelo Frei Diego, confrade que compartilhou de inúmeros momentos do grupo desde as missões que aconteceram em Agudos, em 2018. O encerramento se deu em torno a mesa em um almoço oferecido aos peregrinos pelo Santuário.

Larissa Silva, filha do Fernando, também faz parte da comissão de Juventudes da Província, e assim ela partilha sobre sua experiência nos 10 anos desse grupo: “O grupo significa muito mais do que o carisma franciscano em si, ele é amor, paz, carinho, aprendizado e tudo mais. Eu evolui muito participando dele ao longo desses 10 anos. Vivi muita coisa! Muita coisa mesmo que é até difícil de falar. Tivemos varal solidário, levamos um almoço de Páscoa para pessoas que precisavam, visitamos uma deficiente que vivia em um sítio e passava por necessidade de política pública, demos carinho, visitamos asilo, doentes, fizemos as Missões Franciscanas da Juventude, caminhadas franciscanas, Alverne, 3 edições do Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan, ensaiamos músicas, teatros… É realmente difícil escolher um único momento que tenha sido especial, porque todos são, quando entendemos que Deus Se faz presente em pequenos detalhes”.

E acrescenta ainda: “Do grupo de jovens muitas vocações saíram: Pastoral da comunicação, catequistas, MECE, casamentos, acólitos, coroinhas, coordenadores de liturgia e pessoas que auxiliam no dia a dia. Isso reforça que a caminhada tem sido frutífera e muitos frutos vêm sendo colhidos ao longo desses anos. Somos como uma família e é claro que passamos por momentos tristes e felizes, mas nunca deixamos o nosso ponto de partida fora do nosso alcance. A viagem dos 10 anos significa exatamente isso… decidimos em 3 meses viajar, confiamos que tudo daria certo e deu, aliás surpreendeu. Aproveito para agradecer a toda a Província pelo apoio que nos dá, a todos os freis que fizeram parte dessa história e que se tornaram amigos do coração. E finalizo dizendo como São Francisco: ‘Comecemos, irmãos, pois até agora pouco ou nada fizemos’”.

Que o Altíssimo Senhor sustente a caminhada de toda a juventude franciscana e que eles sejam no mundo um sinal sensível do Evangelho que moveu São Francisco de Assis, Santa Clara de Assis, São Frei Galvão e inúmeros outros exemplos de vida e santidade.


Frei Gilberto Costa, OFM.