Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa de São José e do Sertanejo no Santuário Frei Galvão

04/05/2023

Notícias

Do dia 28 de abril a 1º de maio de 2023, o Santuário Frei Galvão celebrou o dia de São José Operário, recordando o dia do Sertanejo e o dia do Trabalhador. Quatro dias de celebrações litúrgicas, shows e comidas típicas.

Há os que perguntam acerca das razões de celebrar com toda festividade São José, no Santuário do Primeiro Santo Brasileiro. Contudo, imediatamente a resposta nasce numa retomada na história deste local que hoje consideramos o local do Santuário de Frei Galvão.

No ano de 1983 nasceu neste mesmo lugar a comunidade São Ligada à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. No ano de 2007, com a necessidade de criar o Santuário do novo santo brasileiro, Deus quis fazer deste local o templo canônico de Santo Antônio de Sant`Anna Galvão.  Portanto, celebrar São José é celebrar a história deste Santuário.

São José está no afeto do povo. Devemos reconhecer o carinho e piedade do povo de Deus à  figura de José. E nada mais justo do que fazê-los experimentar mais uma vez essa proximidade com o Operário de Nazaré.

Para os dias que precederam o dia de São José Operário, houve o tríduo litúrgico. Frei Diego Melo e Frei Leandro Costa presidiram as Eucaristias. No dia 1º de maio, foram dadas as bênçãos aos trabalhadores e desempregados. Após a Missa das 15h, procissão pelas ruas do entorno do Santuário.

Junto da devoção, houve a parte cultural da festa. Foi recordado o Dia do Sertanejo, que no calendário civil é celebrado no dia 3 de maio. Uma vez que São José era um homem do campo, Frei Galvão do campo e o Santuário está no interior do estado Paulista, nada mais justo do que resgatar também este aspecto.

Este é o segundo ano em que o Santuário Frei Galvão celebra esta festa. Estiveram envolvidos os frades, colaboradores e cerca de 200 voluntários ligados ao Santuário. O sucesso da festa é resultado da intercessão e vontade de São José para que continuemos.

Testemunho: São José visitou o Santuário

Deus comunica-se das mais diversas formas. Principalmente nas coisas simples. Sensíveis às suas sugestões o homem a mulher faz comunhão com sua divindade. Às 10h, no horário marcado para a celebração festiva de São José aproximou-se da igreja o senhor Palandi que no ano de 2007, dedicou-se na tarefa de pintar a igreja que se tornaria o Santuário do primeiro santo brasileiro. Frei Diego, na sua busca de entender as razões de estarmos reunidos nestes quatro dias percebeu neste senhor a justa e límpida imagem de José Operário.

Feito José, um simples trabalhador. Feito José, marcado no rosto e nas mãos pela jornada de trabalho. Feito José, confiando em Deus sua vida e seus dias. Feito José, silencioso pode-nos dizer de Deus. No Senhor Palandi, São José falando das coisas do céus.


Comunicação do Santuário Frei Galvão