Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santuário Frei Galvão elabora sua Missão, Visão e Valores

09/08/2022

Notícias

Quem sou?  Para onde vou? Como quero chegar?

Agora, o Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, de Guaratinguetá (SP), já consegue dar respostas para esses questionamentos. Depois de um amadurecido processo de construção coletiva conseguimos definir a Missão, Visão e Valores do Santuário do primeiro Santo Brasileiro.

Foram meses de escuta, consultas, reuniões, assembleias e criação comunitária que agora se concluem com a definição da identidade e do propósito desse Santuário da Arquidiocese de Aparecida, administrado pelos Frades Menores da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Nessa definição estão contemplados os sentimentos e a experiência de muitos devotos (as) de Frei Galvão, voluntários (as) que há anos fazem parte da história desse Santuário, colaboradores (as) que associam paixão e profissionalismo, os freis que agora trazem o carisma franciscano, além do povo em geral que também teve oportunidade de se expressar.]

Colaboradores que participaram das reuniões para definir a missão, visão e valores do Santuário Frei Galvão

MISSÃO

Promover a devoção a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, de modo acolhedor e fraterno com todas as pessoas, proporcionando vivências de fé e plena misericórdia, à luz da Espiritualidade Franciscana.

Por Missão entendemos a razão de ser de nosso Santuário. Trata-se da afirmação de quem somos, da nossa própria identidade.

Além da promoção da devoção a Frei Galvão, que durante a sua vida foi porteiro, pregador e confessor, queremos deixar a marca da acolhida fraterna para todas as pessoas, sejam elas devotas ou não, romeiros ou turistas, católicos ou até mesmo pessoas de outras religiões. Independentemente de quem se está acolhendo, queremos que o Santuário proporcione uma vivência de fé e misericórdia, segundo a Espiritualidade Franciscana.

Da esq. para dir.: Frei Leandro, Frei Diego e Frei Roberto formam a Fraternidade do Santuário

VISÃO

Ser referencial enquanto Santuário Franciscano dedicado ao primeiro Santo Brasileiro, comprometido com o anúncio integral e profético do Evangelho.

Na Visão estão contemplados os nossos sonhos, as nossas metas e objetivos a serem perseguidos e alcançados.

Embora haja outros santuários de Frei Galvão no Brasil, queremos ser uma referência, uma vez que estamos localizados na sua cidade natal. Nesse objetivo se inclui também a construção do novo Santuário, numa área de mais de 100 mil metros quadrados, criando, assim, um templo à altura da santidade desse grande franciscano. No entanto, temos bem claro que esse objetivo será alcançado à medida que formos fiéis ao anúncio do Evangelho na sua totalidade, sem renunciar à profecia de quem se faz seguidor de Jesus de Nazaré.

VALORES

Espiritualidade, Acolhida, Excelência, Simplicidade, Solidariedade e Sustentabilidade.

Conscientes de quem somos (Missão), onde queremos chegar (Visão), é preciso ter clareza do “como” queremos ir, quais os nossos instrumentos, as nossas ferramentas, os nossos princípios. Com a escolha dos nossos valores, definimos também as motivações que regem as nossas decisões e a nossa evangelização.

  • Espiritualidade é o nosso diferencial institucional. Mais do que uma empresa, somos um Santuário, uma Igreja, temos uma mística que nos motiva e nos conduz.
  • Acolhida é a marca de um Santuário. Mais do que portas abertas, nosso coração, nossas estruturas, nossos horários, nossas celebrações e tudo o mais deve estar sempre pronto para receber a quem chega.
  • Excelência deve permear tudo o que somos e fazemos. Nosso modo de acolher, pregar, organizar, evangelizar, construir e comunicar deve ser pautado pela busca do melhor, da perfeição e da excelência.
  • Simplicidade não significa ser simplório, apequenado ou medíocre, mas é uma característica própria do carisma franciscano, que representa humildade e despojamento.
  • Solidariedade é o valor que sintetiza a preocupação Franciscana com os mais pobres, com as periferias existenciais e geográficas. Trata-se do nosso compromisso social.
  • Sustentabilidade é sinônimo de preocupação com a Ecologia Integral. Inspirado pela Laudato Sì, o novo Santuário já nasce com a marca ecológica, reflorestando uma área de 20 mil metros quadrados, expressando, assim, o cuidado com o meio ambiente, com a preservação e o cuidado da Casa Comum.

Assim, com a identidade institucional e carismática definidas, expressas na concepção da nova logomarca, lançada em abril desse ano, bem como da Missão, Visão e Valores, nosso Santuário Frei Galvão vai dando passos firmes e sólidos nessa longa caminhada de Evangelização e de Fé. A próxima etapa será a criação de um novo site do Santuário, que já está em fase de formulação e que será lançado ainda nesse ano do Bicentenário de Morte de Frei Galvão.

Contamos com a ajuda e colaboração para concretizar esse projeto de Evangelização. Para mais informações ou para se tornar um membro da Família Missionária de Frei Galvão, basta entrar em contato pelo telefone (What’sApp) 12 2285 9388 ou acessar o nosso site: www.santuariofreigalvao.com


Símbolos presentes na nova Logo do Santuário Frei Galvão

Criada por Frei Leandro Costa Santos, membro da Fraternidade do Santuário Frei Galvão, a nova identidade do Santuário traz elementos próprios da Espiritualidade Franciscana, bem como da vida do primeiro Santo Brasileiro.

A Logomarca foi apresentada ao povo no dia 17 de abril, Domingo de Páscoa, com a inauguração da nova fachada do Santuário.

Confira a explicação detalhada dessa arte:

Silhueta de Frei Galvão – Refere-se à imagem de 6 metros, abençoada pelo Papa Francisco em 2013, e que fará parte do novo Santuário. A imagem será colocada sobre um monumento de quase 30 metros de altura e se tornará visível de vários pontos da cidade.

Lua – referência à mulher do Apocalipse e símbolo da Imaculada Conceição, de quem Frei Galvão foi um grande defensor. Os significados da lua são: não tem brilho próprio, mas reflete a luz do sol, que é Jesus.  Além disso, como a lua brilha no meio da escuridão da noite, ela simboliza a pureza e a luz no meio das trevas do pecado, assim como Maria o é por ter sido preservada do pecado original.

Tijolo – Frei Galvão recebeu o título de Patrono da Construção Civil no Brasil, no ano de 2000, por decreto do Papa São João Paulo II. Tal título decorre do fato de ele ter materializado a sua devoção à Imaculada Conceição, construindo, assim, o Mosteiro da Luz, local que abriga as Irmãs da Imaculada Conceição.

3 furos do tijolo – Representam as 3 pílulas, a Santíssima Trindade e os votos religiosos de pobreza, obediência e castidade professados solenemente por Frei Galvão no ano de 1761.

As formas arredondadas representam movimento, felicidade e dinamicidade, características marcantes de Frei Galvão. Ao se cruzarem, as linhas evocam a integração entre o humano e o divino, entre o céu e a terra.

Cores:

Marrom: cor do hábito franciscano, símbolo da humildade, palavra derivada do latim húmus, que significa terra, pó, que é de onde viemos e para onde voltaremos.

Amarelo: representa a glória e a santidade.

Azul: cor atribuída à Virgem Maria, representando a pureza e piedade.


Frei Diego Atalino de Melo, Reitor