Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Vanderley toma posse na Paróquia Nossa Senhora Aparecida

06/02/2022

Notícias

O bispo diocesano de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade da Silva, presidiu a Celebração Eucarística no dia 5 de fevereiro, às 16 horas, quando deu posse ao novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Nilópolis (RJ), Frei Vanderley Grassi.

Antes do Ato Penitencial, Frei Marcos de Andrade, representando o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, fez a leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco. Em seguida, Frei Vanderley fez a Profissão de Fé.

No rito de posse, o novo pároco recebeu do bispo o Livro dos Evangelhos, uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção.

Na sua homilia, D. Gilson disse que a Igreja pede que ele faça publicamente a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade “para lembrar a todos a nós que a missão da Igreja é única, que o Evangelho de Jesus Cristo é único e que nós somos meros instrumentos – e oxalá sejamos bons instrumentos dessa missão de Deus! E eu posso dizer para vocês que o Frei Vanderlei vem de coração aberto, vem com muita alegria. Esses dias ele está tendo um probleminha de saúde, mas é coisa passageira”, explicou.

“Mas de qualquer forma, vem com essa disponibilidade de continuar a missão nesta Paróquia, nesta cidade, onde a presença franciscana marcou e marca a evangelização de Nilópolis. Aproveito para pedir ao Frei Marcos que leve a nossa gratidão ao Provincial por ter providenciado o nosso pároco, depois do nosso querido Frei Walter, que todos nós guardamos no coração e a Diocese também. Nesses primeiros anos de bispo, ele não me deu uma mãozinha, não, ele me deu uma mãozona no economato da Diocese. Mas agora essa missão, com os demais freis – isso é bonito também na vida franciscana, aqueles que continuam conosco -, o Frei Carlos Guimarães e o Frei Athaylton Jorge Belo, o Frei Tatá, que também estão juntos nesta missão e com todos vocês, porque a missão é de todos nós”, disse o bispo.

“Hoje, o Frei Vanderlei e os freis começam essa missão na Paróquia. Cada vez que venho aqui sinto esse ambiente de família. A Igreja é isso. Que coisa bonita! Enquanto no mundo a gente sente tanta frieza, tanta indiferença, nós, como cristãos, devemos ser como as brasas desse turíbulo que usamos nas missas: devemos aquecer irmãos e irmãs nesse nosso mundo com o Evangelho, com a nossa vida, com a nossa palavra também”, orientou.

“Vamos agradecer a Deus pelo dom da missão, sabendo como a Palavra nos recordava, que é a graça de Deus que vai na nossa frente. É ela que nos ajuda na missão do padre, na missão da família, na missão do homem público, na missão do trabalho, na missão no mundo, onde a gente está. Deus está conosco. Que Nossa Senhora Aparecida, Frei Vanderlei, possa interceder no seu ministério, junto com seus confrades para que também aqui, nesta Igreja, a gente possa experimentar aquilo que a gente experimenta quando vai lá em Aparecida. Que essa igreja possa ser um sinal forte da Senhora Aparecida, não só em Nilópolis mas em toda a Diocese de Nova Iguaçu!”, pediu.

Após a homilia, o novo pároco fez, diante de Dom Gilson, a renovação de suas promessas sacerdotais e recebeu de suas mãos as chaves da Matriz e do Sacrário, a Palavra de Deus, os objetos de uso para o batismo dos novos filhos de Deus e a estola roxa “para ser zeloso com os fiéis a ele confiado, para que possam encontrar a misericórdia da qual todos nós necessitamos”. Frei Vanderlei, então, fez o Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé.

Frei Vanderlei explicou que geralmente a Missa de posse é muito festiva. “Estou muito feliz, mas por causa de uns problemas de saúde, eu não consigo demonstrar isso de forma visível. Mas Deus é bom, já venho há duas semanas sendo acompanhado pelos médicos e logo estarei bem”, explicou, dizendo que mesmo assim preferiu não adiar a posse por causa da agenda cheia de D. Gilson. “Eu agradeço a D. Gilson, a quem eu considero um pai. A minha gratidão aos frades da Fraternidade São João Batista e aos paroquianos da Paróquia São João Batista. Minha vocação se deu na Penha, com a proteção de Nossa Senhora da Penha e agora tenho esse presente na casa da Mãe Aparecida. Eu quero me colocar a serviço com minha Fraternidade. Contem sempre com a gente!”, prometeu. D. Gilson, então, entregou a provisão de vigários paroquiais a Frei Tatá e Frei Guimarães.


Fotos: Pascom da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida