Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Alegria e gratidão marcam o Jubileu de Ouro em Nilópolis

03/10/2017

Notícias

ofs_031017

Nilópolis (RJ) – O domingo foi de Ação de Graças e de muita festa para celebrar o Jubileu de Ouro da Fraternidade Franciscana Secular Nossa Senhora Aparecida, de Nilópolis, Baixada Fluminense (RJ). O sentimento de alegria e de gratidão deram a tônica da celebração que reuniu os irmãos da fraternidade local e de outras fraternidades do Regional Sudeste 2, Ordem Franciscana Secular (OFS), além dos paroquianos que lotaram a Paróquia Nossa Senhora para prestigiar a celebração jubilar.

O Jubileu de Ouro da fraternidade é muito especial, pois coincide com o Ano Mariano, concedido pela Papa Francisco à Igreja do Brasil. Antes da homilia, Frei Walter Ferreira Júnior convidou o irmão Jefferson Machado dos Santos para testemunhar um pouco da sua vida em fraternidade. Para ele, celebrar os cinquenta anos é uma dádiva e um momento de gratidão pelo dom da vida e da vocação franciscana de muitos irmãos e irmãs que ajudaram a escrever com suas vidas muitas páginas história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Segundo Jefferson, a presença fraterna e simples dos franciscanos seculares junto ao povo e nas famílias revela o frescor e o vigor do carisma franciscano que anima a grande família franciscana a seguir e testemunhar o Santo Evangelho a exemplo de Francisco e Clara de Assis.

O amor incondicional a Deus e a perfeição no seguimento do Evangelho fizeram de São Francisco um Cristo redivivo, evangelicamente perfeito e universal, tornando-o uma referência não só entre os católicos, mas para homens e mulheres de diversas religiões que nele reconhecem um modelo de vida. O amor alegre e misericordioso presente em seu coração e na vida em fraternidade, sobretudo, entre os leprosos de sua época, foi amadurecido na identidade que construiu com o crucificado.

Por último, Jefferson Machado fez memória dos irmãos falecidos que precederam os demais na fé e na vivência do carisma franciscano e pelo apoio e reconhecimento de toda a comunidade paroquial ao trabalho realizados pelos frades e pelos franciscanos seculares que nestes 50 anos sempre buscaram levar a paz e o bem às famílias e ao povo de Nilópolis.

Em sua homilia, Frei Walter ressaltou a importância da presença franciscana secular na paróquia, destacando que a OFS foi criada por São Francisco para atender o desejo dos casais contemporâneos ao santo que estavam comprometidos com vínculos familiares e profissionais, mas que tinham o forte aspiração de segui-lo. O frade afirmou que a vocação franciscana é vivida no mundo, no qual os franciscanos seculares levam com simplicidade, a mensagem de paz e bem às famílias e a toda sociedade, em especial junto aos pequenos e pobres.

Frei Walter destacou por último que o testemunho de Francisco era alegre, simples, vibrante e que por isso, todos desejavam segui-lo. São Francisco inspirou as famílias a seguirem seu exemplo de vida evangélica na simplicidade, na paz, na caridade e na piedade cristã, o que motivou o santo a criar a Ordem Franciscana Secular.

No momento de ação de graças, jovens da Jufra apresentaram uma coreografia para a música “Cristo quero ser instrumento”, do saudoso Frei Fabretti. Após a tradicional bênção de São Francisco e o encerramento da Santa Missa, a fraternidade brindou a todos como uma singela recepção que reuniu os irmãos da fraternidade local, convidados e paroquianos que se confraternizaram com singeleza e alegria de coração.

Louvemos e bendizemos o Senhor que entre nós faz maravilhas!