Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Nossa Senhora Aparecida celebra 45 anos de vida fraterna

24/09/2012

Notícias

O domingo foi Ação de Graças e de alegria para a Fraternidade Franciscana Secular Nossa Senhora Aparecida, de Nilópolis, na Baixada Fluminense (RJ), que comemorou com muita festa seus 45 anos de vida fraterna na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A celebração foi prestigiada pelos paroquianos e irmãos da Ordem Franciscana Secular.

Em sua homilia, o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e assistente da fraternidade, frei Paulo Santana, OFM, ressaltou a importância da presença dos franciscanos seculares na diocese de Nova Iguaçu, hoje com quatro fraternidades franciscanas seculares. Para frei Paulo, comemorar os 45 anos de vida da Fraternidade Nossa Senhora Aparecida, revela o frescor e vigor do carisma franciscano na Baixada Fluminense no anúncio o Santo Evangelho, seguindo a Nosso Senhor Jesus Cristo nos passos de São Francisco, promovendo a paz e o bem em meio à realidades em que estão presentes sinais de morte.

O amor incondicional a Deus e a perfeição no seguimento do Evangelho fizeram de São Francisco um Cristo redivivo, evangelicamente perfeito e universal, tornando-o uma referência não só entre os católicos, mas para os homens de diversas religiões que nele reconhecem um modelo de vida. O amor alegre e misericordioso presente em seu coração e na vida em fraternidades, sobretudo, entre os leprosos de sua época, foi amadurecido na identidade que construiu com o crucificado.

Seu testemunho era alegre, simples, vibrante e todos desejavam segui-lo. Assim nasceu, em1221, aOrdem Terceira de São Francisco, hoje Ordem Franciscana Secular (OFS): fruto do desejo dos que estavam comprometidos no mundo por laços de família, mas que desejavam praticar, segundo o exemplo e ensino de São Francisco, a vida evangélica na pobreza, na castidade, na paz, na caridade e na piedade católica. A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga associação de fiéis leigos que existe no mundo e a primeira aprovada pela Igreja.

No momento de Ação de Graças, o ministro local, Márcio Bernardo Ramos, louvou ao Senhor pela graça da vocação franciscana e agradeceu a todos pela presença, manifestando sua gratidão pela assistência espiritual prestada pelo frei Paulo Santana, pelos irmãos falecidos que nos precederam na fé e na vivência do carisma franciscanos e pelo apoio e reconhecimento de toda a comunidade paroquial ao trabalho realizado pelos frades e pelos franciscanos seculares.

O ministro local convidou ainda os admiradores de São Francisco para conhecerem o carisma franciscano e a Fraternidade Nossa Senhora Aparecida. A celebração foi encerrada com a tradicional Bênção de São Francisco.

Após a Santa Missa, a fraternidade brindou os irmãos com uma singela festa que contou com a presença da irmã Maria dos Prazeres, a Prazeirinha, que é única irmã viva do grupo que fundou a fraternidade, e, que por sua história de vida de dedicação ao carisma franciscano e a paróquia, foi convidada a repartir o bolo e servi-lo aos irmãos.

Louvemos e bendizemos o Senhor que entre nós faz maravilhas!