Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Vamos iluminar e temperar a vida de nossa Paróquia”, pede Frei Gilson

Moacir Beggo

 Xaxim (SC) – A Missa de encerramento da Festa de Frei Bruno, que foram também as Primícias de Frei Evaldo Ludwig, ganharam um colorido especial neste domingo, 16 de fevereiro, na Matriz de São Luiz Gonzaga, quando os 110 coroinhas, chamados de “Francisquinhos e Clarinhas”, foram acolhidos pelo pároco Frei Gilson Kammer para o serviço ao altar nas 24 comunidades das 60 existentes na Paróquia.

Para receber tanta gente nesse dia festivo, a Paróquia instalou um telão na parte externa da Matriz ligada ao Salão Paroquial. Além do povo, familiares e confrades que vieram para a ordenação presbiteral de Frei Evaldo, participaram das suas Primícias. “Ser sal da terra e luz do mundo é o convite de Cristo para cada um de nós podermos viver a nossa fé”, anunciou a comentarista Andressa.

Frei Evaldo explicou ao povo que é uma tradição na Província da Imaculada a homilia da Primeira Missa ser feita por um convidado do novo presbítero. E, no seu caso, ele convidou o pároco e confrade de Fraternidade, Frei Gilson. “Desde já, agradeço a Frei Evaldo por poder fazer parte de nossa vida, e deixar que a nossa Paróquia e cada um de nós faça parte da vida dele a partir desse ministério sacerdotal”, agradeceu.

Frei Gilson destacou a importância da família e da fraternidade na vida das pessoas e dos religiosos, como havia feito o bispo diocesano de Chapecó, Dom Odelir José Magri, MCCJ, na ordenação presbiteral ontem (15/2). Para ele, a base desta vivência está no lema tirado do Evangelho: “Ser sal da terra e luz do mundo”. “Se a gente perder a capacidade de temperar a nossa vida, como vamos temperar a vida de outras pessoas? Se nós perdemos a capacidade de iluminar a nossa vida, como vamos iluminar e conduzir outras pessoas por esse mesmo caminho?”, questionou.

Segundo o pároco, para que não se perca a essência de salgar, de iluminar a todos, é necessário que se retome novamente a capacidade de ouvir, de amar, de perdoar. Ou seja, de viver a caridade. “E para conseguir isso, a gente tem o exemplo de tantas pessoas. O primeiro deles que podemos destacar hoje é a vida de santidade de Frei Bruno, que celebramos na nossa Paróquia com a oitava festa e logo mais com a 30ª Caminhada Penitencial em Joaçaba. Muitos o conheceram pessoalmente e muitos de nós ouvimos com muita alegria, com muita esperança, aquilo que vocês contam da maneira como ele viveu, da maneira como ele foi sal e luz. Frei Bruno, então, torna-se um modelo dessa vivência caridosa na nossa comunidade, na nossa família”, exaltou.

Outro modelo, segundo Frei Gilson, é Frei Evaldo ao abraçar com convicção a sua vocação. “Por isso, então, ao  viver e celebrar com ele a sua ordenação e hoje concelebrar a sua Primeira Missa, ele também se torna expressão de como podemos, sim, viver melhor a nossa vocação, seja religiosa, sacerdotal, mas principalmente familiar”, ressaltou.

Convidou os coroinhas para ficarem de pé e disse que eles eram o último exemplo de ser sal e luz. “Vocês, crianças e jovens, tornam-se não somente a partir de hoje sal e luz na sua família, mas se tornam ainda mais sal e luz para as suas comunidades. Vocês se tornam, a exemplo de Frei Bruno, de Frei Evaldo, modelos de como ser sal e ser luz. Por isso, não percam aquilo que é essencial na nossa vida. Por isso, logo mais, com aquele ‘sim’ bem forte, vocês vão prometer continuar nesse serviço para olhar com cuidado para Deus, para a comunidade, e assim também vão se fortalecer nessa mesma fé, nessa esperança, na caridade. Que vocês, crianças e jovens nesse ministério, possam também se tornar para todos nós causa de alegria, causa de contentamento, para que a gente possa cada vez mais superar os pesos de nossa vida”, animou. “Vamos iluminar e temperar a vida de nossa Paróquia e de nossas comunidades”, pediu.

O rito de acolhimento dos coroinhas começou logo depois da homilia, quando a coordenadora Paroquial da Pastoral dos Coroinhas, Fabíola  Preihs, chamou-os por comunidade, num total de 24 (Alvorada, Anita Garibaldi, Ari Lunardi, Bela Vista, Cachoeirinha São José, Despraiado, Entre Rios, Ervalzinho São José, Flor, Frei Bruno, Golfo São Roque, Guarani, Igreja Matriz, Lajeado Grande, Limeira, Marema, Monte Belo, Pilão de Pedra, Primavera, Santa Lúcia, Santa Teresinha, Uvarana, Vila Aparecida, Vila Tigre).

Frei Gilson perguntou a Fabíola se essas crianças estavam preparadas para exercer este ministério e ela afirmou e deu o testemunho que todos estavam preparados para exercer este serviço litúrgico. Em seguida, Frei Gilson perguntou às crianças e recebeu o sim delas. “Estimadas crianças e jovens. Vocês escolheram livremente e com exemplar generosidade servir a comunidade em todos os momentos de oração a Deus. Vocês foram preparados e formados para este serviço, portanto, sejais fiéis e perseverantes no compromisso assumido. E eu, em nome da Igreja aqui reunida, acolho a cada um de vocês como coroinha desta paróquia São Luiz Gonzaga. Deus que vos inspirou este bom propósito, vos conceda a graça da perseverança e vos una mais perfeitamente a Cristo através do serviço a sua comunidade.

Frei Gilson, então, pediu que Frei Evaldo desse a bênção às vestes que imitam o hábito franciscano. “Ó Deus de bondade, que ornais a vossa Igreja com os ministérios e carismas e a conduzis com amor e misericórdia, dignai-vos abençoar estas vestes usadas por estes vossos filhos e filhas que desejam servir fielmente o vosso altar. Fortalecendo a oração do vosso povo e permanecendo na vossa presença, possam eles serem confortados pelas virtudes dos sacramentos e caminhar sem tropeço rumo ao banquete celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém”, rezou, aspergindo água benta nas crianças.

O rito não acabou. Em novo diálogo com os padrinhos, Frei Gilson declarou: “Queridos padrinhos e madrinhas, vocês foram escolhidos por estas crianças e jovens para os acompanhar neste serviço que eles acabam de assumir. Esta é uma missão bonita que exige amor e respeito pela decisão deles em convidar a cada um de vocês.

Por isso pergunto: Vocês se comprometem, acompanhar, ajudar e caminhar com estes coroinhas em seu ministério na comunidade?”, disse, e diante da afirmação positiva, ele propôs: “Como símbolo deste compromisso assumido por vocês, convido a cada um vir aqui à frente com seu afilhado e lhe entregar o Tau franciscano que por ele será usado como sinal deste compromisso assumido por vocês”. Os padrinhos e os coroinhas vieram um a um e pegaram o Tau, colocando no afilhado, enquanto a assembleia cantou a “Oração de São Francisco”.

Para terminar, uma jovem coroinha leu a “Oração dos Coroinhas”: Deus nosso Pai, que amais os pequeninos e a eles prometestes o Vosso Reino, neste dia em que nos consagramos ao Vosso serviço, pedimos que a Vossa graça sempre nos acompanhe para que possamos servir esta comunidade com dedicação e zelo. Que os nossos irmãos e irmãs na fé nos ajudem a cumprir esta missão, rezando por nós e nos apoiando. Igualmente, pedimos a Vossa proteção sobre a nossa vida, nossa família e nossa paróquia. Que a exemplo dos santos Anjos e dos nossos Santos padroeiros sempre vos possamos melhor servir e amar. Que, igualmente, em cada celebração eucarística, possamos ajudar nossos irmãos e irmãs a melhor rezar e vos encontrar. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

HOMENAGENS

A irmã Maristela fez uma homenagem emocionante a seu irmão. “Nós precisaremos todo dia do seu sacerdócio. Há um povo, uma Paróquia, um redil de vidas que dependerão do seu sim cotidiano e da fadiga do seu ministério. Que o teu amor seja sal, seja a marca da tua caminhada”, disse.  “Conte sempre conosco. Saiba que o amamos e assim será para sempre!”, disse, trazendo toda a família para dar um abraço coletivo a Frei Evaldo.

O Definidor Frei Alexandre Magno, em nome da Província, fez os agradecimentos à Fraternidade, aos confrades, à Comunidade Paroquial, aos familiares, aos padrinhos dos coroinhas e a Frei Evaldo. E para os coroinhas deixou uma mensagem: “Existe um espaço que os catequistas não conseguem chegar, mas vocês conseguem. Existe amiguinhos e amiguinhas de vocês que só vão poder ouvir falar de Jesus através de vocês”, pediu.

Cláudio Orso, em nome da comissão organizadora, fez os agradecimentos aos paroquianos, às comunidades, pastorais, equipes litúrgicas e patrocinadores da Festa. Pediu para todos continuarem participando celebrações a Frei Bruno, para que seja beatificado em breve. A novena de Frei Bruno começa amanhã e vai até o dia 25 de fevereiro, o dia de seu falecimento. Faz 60 anos que Frei Bruno faleceu.

No final da celebração, foi dada a bênção ao chá de Frei Bruno, que é feito da planta “pata de vaca”, e é distribuído às pessoas.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA NESTE DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO