Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF promove pela 1ª vez o Capítulo Universitário

29/10/2015

Notícias

Pela primeira vez em 40 anos de Presença Franciscana na Universidade São Francisco (USF), frades e reitoria promoveram um Capítulo Universitário, mobilizados pelo Capítulo Provincial da mantenedora, a Província Franciscana. De 23 de setembro a 24 de outubro, todos os docentes e colaboradores foram convidados a contribuir com o texto “Frente de Evangelização da Educação”, que aborda a missão franciscana e seu papel dentro da educação.

O Capítulo Provincial surge a partir do desenvolvimento das primeiras províncias franciscanas, por volta de 1217. Periodicamente, todos os membros da Ordem dos Frades Menores (OFM) se reúnem para avaliar, planejar e decidir as ações futuras. O coordenador da Pastoral Universitária e do NEXT, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, contextualiza a importância histórica do Capítulo para os frades e o fato de a comunidade acadêmica participar. “Para nós frades o Capítulo é o momento mais importante da vida da Província e da fraternidade. É o momento que sentamos como irmãos para dialogar das coisas comuns e nos locais em que atuamos. Trouxemos pela primeira vez esse momento especial para os membros da Universidade para partilharmos nossos anseios e também ouvir dos leigos sobre a atuação franciscana e como podemos evoluir em nossa presença na USF”, disse Frei Thiago.

O Presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF), Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro, OFM, destaca a importância dos 40 anos de presença Franciscana na USF e a honra de ter toda a comunidade acadêmica participando, pela primeira vez, das discussões do Capítulo. “Será um ano de celebrações e eventos que marcarão os 40 anos da presença franciscana na USF e os 30 anos de reconhecimento das Faculdades Franciscanas. Estamos denominando esse momento como “Ano Franciscano”, ocasião para olharmos com gratidão o passado, recordar os confrades e colaboradores das primeiras horas, e trabalhar para que este Capítulo traga caminhos para continuarmos nossa missão de produzir e difundir o conhecimento, por meio do diálogo entre ciência e fé e assim entrar em comunhão com o papa Francisco, que aponta a educação como uma plataforma privilegiada de evangelização, um espaço imprescindível para garantir, dentro do pluralismo cultural, o pensamento e valores cristãos de fraternidade e solidariedade”, explanou Frei Raimundo.

O reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, ressaltou o momento histórico que a Universidade está vivenciando. “Concederam-nos a oportunidade de estarmos nos organizando dentro da Universidade para discutir e opinar um texto originário dos próprios frades. Pela primeira vez, a comunidade universitária é convidada para participar de um processo que já é tradição para os franciscanos”, afirmou o Reitor.

As atividades do Capítulo Universitário tiveram início no dia 23 de setembro, quando frades e membros da reitoria apresentaram aos diretores, coordenadores de curso, coordenadores e encarregados de núcleos e departamentos informações sobre a composição e os trabalhos desenvolvidos pelas Frentes de Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, mantenedora da USF. Além disso, a ocasião teve como principal objetivo apresentar o Capítulo Universitário e a forma com que toda a comunidade acadêmica poderia contribuir e participar desse momento tão importante.

A celebração do Capítulo Universitário e abertura do Ano Franciscano reuniram representantes de núcleos, cursos e departamentos, no dia 24 de outubro, no Tauá Hotel, em Atibaia, que apresentou as reflexões feitas pelos docentes e colaboradores durante um mês de intensas atividades. Os diretores de campi –professora Márcia Aparecida Antônio (Campus Bragança Paulista), professor Fernando Cesar Gentile (Campus Campinas – unidade Swift), professora Simone Cristina Spiandorello (Campus São Paulo e Campus Campinas – Unidade Cambuí) e professor Carlos Eduardo Pizzolatto (Campus Itatiba) –, deram vozes ao processo de leitura e reflexão do texto e como ocorreu o envolvimento de toda a comunidade universitária nesse trabalho, assim como os resultados como todas as percepções dos leigos em torno da presença franciscana na USF.

Participaram também do encontro o Pró-Reitor de Administração e Planejamento (PROAP), Adriel de Moura Cabral, além do Frei Carlos Pierezan e dos representantes da FAE e Colégio Bom Jesus, Eros Pacheco Neto e Leila Pagnozzi.

Para o Animador da Frente de Evangelização da Educação, Frei Nilo Agostini, OFM, momentos como esse são fundamentais para dar continuidade a missão franciscana. “Estar na educação é, para nós franciscanos, continuar uma tradição que desde o início da Ordem existiu. A missão franciscana é partilhada e quem trabalha conosco faz parte da missão”, afirmou o Frei.

A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), professora Iara Andrea Alvares Fernandes, comentou sobre o desafio inicial de envolver todos os setores acadêmicos na discussão do Capítulo Universitário e que o próximo passo será ouvir os alunos. “Agradeço aos frades que nos deram essa oportunidade, espero que tenhamos contribuído a contento e que sejam dadas mais missões como essa para continuarmos a escrever a história da USF”, finalizou a Pró-Reitora.

Nas próximas semanas, os alunos de todos os campi serão convidados a participar de uma pesquisa de opinião sobre a vivência e a percepção da identidade franciscana da USF. Em seguida, as contribuições dos docentes, colaboradores e alunos serão compartilhadas com os frades da Província Franciscana.