Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF: Educação a Distância conquista nota máxima em avaliação do MEC

29/10/2019

Notícias

Ana Paula Moreira de Souza

Bragança Paulista (SP) – A modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade São Francisco (USF) conquistou a nota 5, máxima na Avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), no mês de outubro. A visita ocorreu nos dias 23, 24 e 25 deste mês.

Durante a visita, foram analisados itens como: corpo docente, instalações físicas e projeto pedagógico. A nota máxima reafirma o compromisso da USF com a excelência no ensino superior brasileiro.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, a avaliação máxima ressalta a dedicação da Universidade em oferecer um ensino de qualidade. “Conquistar a nota 5 demonstra o comprometimento da USF em consolidar os cursos EAD com excelência, alinhada a missão franciscana. Temos polos de EAD com infraestrutura física invejável, além das próprias unidades, para receber o estudante e oferecer ensino a distância, mas também uma formação personalizado”, afirmou o Pró-Reitor.

Para o coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Renato Adriano Pezenti, a nota máxima representa o reconhecimento de um trabalho sério e de uma equipe muito engajada. “A Educação a Distância na USF é uma modalidade recente que desde 2018 passa por um processo de expansão. a Universidade empenha-se em ofertar cursos de Educação a Distância com qualidade. O MEC avaliou as condições de infraestrutura, equipe e investimentos que a Universidade coloca à disposição para a oferta de EaD”, explicou professor Renato.

O ensino a distância no Brasil passa por um processo de crescimento, a cada cinco estudantes de ensino superior no Brasil, um utiliza a modalidade a distância. Dados do Censo Superior, divulgado pelo Inep, indicam que 1,8 milhão de universitários estão na EAD. O ensino superior tem 8,3 milhões, segundo último Censo, divulgado ano passado.

O reconhecimento da modalidade EaD reafirma o compromisso da Universidade com a educação brasileira. Recentemente, cursos da USF também receberam o conceito 5, como Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Processos Gerenciais (EaD).

Expansão

Neste cenário, a USF expandiu a oferta de cursos a distância e passou ter mais de 20 cursos em diferentes áreas do conhecimento. Em novembro, inaugura novos polos nas cidades de Amparo, Paulínia e Cambuí (MG), além de já ter polos nas cidades de Bragança Paulista, Campinas, Itatiba, Atibaia e Petrópolis (RJ).

Para o Vestibular 2020 estão com inscrições abertas os cursos: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Educação Física, Filosofia, Gestão Comercial, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade, Gestão de Agronegócio, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, História, Letras – Português e Inglês, Logística, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais, Serviço Social e Teologia. Os interessados podem se inscrever em usf.edu.br/ead.