Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Uma revolução pela Laudato Si’

30/01/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel e Moacir Beggo

Xaxim (SC) – “Revolução Laudato Si’“. Essa é a proposta que o animador do Escritório Geral de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), Frei Jaime Campos, fez aos 800 jovens que participam das Missões Franciscanas da Juventude em Xaxim. Essa “revolução”, segundo Frei Jaime é um concurso que vai envolver a Ordem dos Frades Menores em todo o mundo e também o Papa Francisco.

Frei Jaime foi o terceiro palestrante dessas Missões e, depois de falar e mostrar no telão como se estrutura e funciona o serviço de JPIC no mundo, ele disse que esse serviço trabalha para construir um mundo onde todas e todos possam viver como família, no amor. Segundo ele, essa proposta da Ordem dos Frades Menores procura responder a este apelo, contribuindo na transformação do mundo, preparando o caminho para o Reino de Deus”.

O escritório do JPIC tem um diretor, ou animador geral, e um assistente. Um total de 14 conferências, que agrupam as províncias por idiomas, área geográfica e número, às quais se acrescenta a Custódia da Terra Santa, tem um delegado que faz parte do Conselho Internacional de Justiça e Paz. Cada entidade tem um animador local e no caso da Província da Imaculada Conceição, Frei Diego Melo, faz esse trabalho.

As áreas de ação do escritório central de Roma são quatro:

  1. Formação: Treinamento, com o desenvolvimento de materiais de ajuda por escrito, a edição do boletim quadrimestral “Contato”, a organização de um curso JPIC na Universidade Antonianum de Roma;
  2. Coordenação de congressos internacionais organizados pela Ordem Geral e reuniões do conselho internacional e do comitê de animação;
  3. Comunicação com o governo Geral da Ordem Franciscana;
  4. Colaboração com os secretariados gerais da OFM e com organizações ligadas ao mundo franciscano.

Um desses trabalhos é a “Serata Laudato Si’”, evento cultural que promove a mensagem da Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da Casa Comum, escrita pelo Papa Francisco. Como explicou Frei Jaime, antes do Brasil este evento aconteceu em Roma e Panamá. O objetivo é conscientizar sobre a crise climática, através da arte, da cultura e da música, bem como proporcionar um espaço de conversão ecológica em favor das gerações futuras.

Frei Jaime Campos explicou que os valores de Justiça, Paz e Integridade da Criação são os mesmos nos quais o Papa Francisco insiste: “O Papa fala de ecologia integral, porque não é apenas uma ecologia que busca proteger plantas e animais. Isso leva o homem em consideração. Os problemas da ecologia têm a ver com injustiça social”. Por outro lado, temos um aspecto importante a aprender com São Francisco, segundo Frei Jaime: a fraternidade universal. “Somos todos irmãos. Esta concepção de vida, juntamente com a espiritualidade franciscana, permite-nos compreender que, através da criação, podemos alcançar Deus”. Para Frei Jaime, é um desafio ao qual não podemos permanecer indiferentes.

Segundo a Laudato Si’, é possível necessitar de pouco e viver muito, sobretudo quando se é capaz de dar espaço a outros prazeres, encontrando satisfação nos encontros fraternos, no serviço, na frutificação dos próprios carismas, na música e na arte, no contato com a natureza, na oração. “A felicidade exige saber limitar algumas necessidades que nos entorpecem, permanecendo assim disponíveis para as múltiplas possibilidades que a vida oferece”. (LS 223)

Frei Diego agradeceu a presença de Frei Jaime e reforçou a proposta de abraçar este serviço. “Por que estamos falando de Justiça, Paz e Integridade da Criação? Por que falar sobre meio ambiente? O Frei Jaime reforçou antes os fundamentos bíblicos e franciscanos. Tem tudo a ver com a nossa fé. E depois mostrou tantos bonitos exemplos no mundo. Agora, eu lanço uma proposta para vocês. E nós, o que vamos fazer de concreto, lá na cidade onde você mora, no grupo de jovens de vocês? Vocês vão voltar lá para suas casas e recolher tudo isso que ouviram e vão pensar: quais as necessidades da minha cidade. Será que são os imigrantes, será que é o reflorestamento, será que uma questão da depredação de um parque?”, propôs Frei Diego.

DIA DE OFICINAS

Depois da palestra de Frei Jaime, os 800 jovens foram divididos em grupos para participar de oficinas espalhadas por toda a cidade. Confira:

Oficinas e seus respectivos responsáveis

1. Experiências Missionárias na Angola e Amazônia: Frei Atílio Battistuz e Frei Samuel Ferreira de Lima
2. Juventude e o Movimento Católico Global pelo clima – Igor Bastos
3. Pastoral Indigenista: Jackson Antônio L. Santana e Irmã Diva Nascimento Barbosa
4. Teatro como revolução cultural a serviço da Casa comum – Alejandro Abdala
5. Danças urbanas: a vida como expressão corporal na casa comum – Felipe Roveda Tavares
6. Juventudes nas paróquias – Mariana Rogoski
7. Masculinidade Tóxica: da fragilidade à estruturação do machismo. Thaís de Oliveira e Carlos Neto
8. Depressão, traumas e dramas psicológicos juvenis – Denise Barcelos da Silva
9. O ator e o movimento – despertando a energia corporal – Ciro Barcelos
10. Discernimento Vocacional – vida religiosa e sacerdotal – Frei Alisson Zanetti
11. Jufra – Juventude Franciscana – Gabriela Consolaro (Floripa)
12. Juventude e conflitos familiares – Ariane e Leandro Lucietto
13. Cultura e Danças gaúchas – Algacir Pagnoncelli e Laurete Mella
14. Quais as propostas do Sínodo da Amazônia? – Moema Miranda
15. Construindo um estilo de vida responsável e fraterno com a criação – Frei Jaime Campos
16. Fundamentos para um engajamento social franciscano – Rafael Correa
17. Plantas Medicinais, guardiãs das sementes crioulas e produção de alimentos orgânicos – Iraci Lopes
18. Cooperativismo e preservação ambiental – CooperAlfa –
19. Conhecendo a realidade dos imigrantes Haitianos – Lorenci Maria Guollo Zambenedetti
20. Ditadura da moda e da beleza: revendo o conceito de biotipo ideal e enfrentando os desafios e preconceitos. Tais Maximo Jasper