Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missões: “Aqui é a globalização do encontro”

29/01/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel e Moacir Beggo

 Xaxim SC) – “Está aberta a sétima edição das Missões Franciscanas da Juventude!”. O anúncio de Frei Diego Melo no ginásio de esportes São Francisco de Assis, ao lado da Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim, na manhã desta segunda-feira, 29 de janeiro, foi recebido com gritos, emoção, alegria e aplausos de 800 jovens que vieram até o Oeste Catarinense para iniciar o evento missionário com a maior participação de jovens de todas as sete edições. O bispo diocesano de Chapecó, Dom Odelir José Magri MCCJ, que deu uma mensagem de acolhida aos jovens, disse: “Aqui é a globalização da solidariedade, do encontro, da partilha, do testemunho da fé”.

Até domingo, 2 de fevereiro, esses jovens ouvirão muito a mensagem do Papa Francisco transcrita na encíclica Laudato Si’, já que estas Missões sediam conjuntamente a Serata Laudato Si’, evento cultural da Ordem dos Frades Menores que promove o cuidado e o respeito pela Casa Comum. Já a Paróquia São Luiz Gonzaga abraçou as Missões dentro do seu Ano Jubilar por estar celebrando 80 anos de fundação. Por isso, o evento escolheu tema e lemas ecológicos: “E Deus viu que tudo era muito bom” e “Guardiões das relações com Deus, com o próximo e com a casa comum”.

A manhã desta quarta-feira foi reservada para acolhida dos jovens. A natureza, que será cantada e falada em todos esses dias, deu o tom solene com o céu escuro, ventania e as nuvens anunciando que vinha chuva, muita chuva. Apenas dois ônibus haviam chegado a Xaxim antes das 6 horas, quando a ela chegou com intensidade. Enquanto os jovens foram acolhidos com muita festa e alegria pelos xaxienses, que se vestiram com trajes típicos para recebê-los, a chuva foi acolhida com muita alegria pela grande maioria dos xaxienses que dependem dela para suas lavouras. A economia nesta região tem como pilar a agropecuária.

Aos poucos, os jovens encheram o Salão Paroquial, onde fizeram o credenciamento, quando receberam um kit com boné, um livreto com roteiros e cantos, camiseta, lenço e botom, e, depois de longas viagens, puderam saborear um delicioso café oferecido pelos paroquianos de Xaxim. Às 9h15, Frei Evaldo Ludwig, frade que será ordenado presbítero no próximo dia 15, chamou os jovens para dar início à primeira celebração do dia, dando continuidade ao rito de acolhida. Frei Evaldo explicou que os jovens saíram em procissão com uma folha seca nas mãos para depositar nos cestos na entrada da Matriz de Xaxim e seguiriam até o altar, onde estava o Tau Franciscano e deveriam depositar dentro da cruz um papel com o nome e intenções.

Frei Alisson Zanetti explicou que a folha seca tem o significado de esvaziarmos de nós mesmos. “É o mesmo gesto de despojamento, de esvaziamento de Jesus na cruz”, contou. “No término das Missões sairemos daqui como folhas verdejantes”, acrescentou.

Próximo do Tau Franciscano, Frei Diego acolheu os jovens: “Deus sabe exatamente como está o seu coração nesta manhã, como você chegou aqui e o que te trouxe. Ele sabe, ele te conhece. E isso é o mais importante”, refletiu.

Frei Vanderlei Neves, guardião da Fraternidade de Xaxim lembrou que muitos poderiam se assemelhar às folhas secas. “Mas nós somos convidados a nos transformarmos à Luz da Evangelho”, exortou. “E nós, jovens franciscanos, queremos viver aqui o modo de São Francisco de Assis. Homem da simplicidade, da humildade, que, com certeza, depositou toda a sua confiança em Deus”, disse, enfatizando que todos eles são “uma preciosidade” para a Igreja. “Vocês fazem a diferença, não só quando estão reunidos, mas cada um do seu jeito”, ressaltou.

NO PALCO DO GINÁSIO DE ESPORTES

Uma superestrutura foi montada no ginásio de esportes para receber os jovens nestes dois dias. A começar pelo palco, com iluminação própria, um telão gigante garantiu uma linguagem, através de vídeos e imagens, que o jovem fica muito à vontade. “Gente, não está top o espaço? Tudo isso foi preparado para a gente fazer uma bonita missão. Um bom começo para que depois a gente possa ir com muito entusiasmo para as comunidades”, festejou Frei Diego.

O frade explicou que estas Missões Franciscanas da Juventude é um evento que é promovido pela Província da Imaculada Conceição do Brasil. Ele é o frade responsável pelo Serviço de Animação Vocacional e pelas Missões. Depois, através de um vídeo, todas as edições foram mostradas, fazendo um resumo histórico deste trabalho evangelizador. Ele também falou da importância do trabalho com a juventude para a Província, que agora a equipe cresceu com a vinda de Frei Alisson Zanetti e Frei Odilon Voss.

Então, Frei Diego convidou o bispo diocesano de Chapecó, Dom Odelir José Magri MCCJ, que é também presidente da Comissão Missionária da CNBB, para dar uma mensagem aos jovens que vieram participar destas Missões na Paróquia de sua Diocese. “É uma alegria acolhê-los e saber que uma experiência tão bonita, tão marcante, é animada pelos nossos missionários franciscanos”, disse Dom Odelir, informando que a sua Diocese, no mapa de Santa Catarina, fica na ponta com a fronteira da Argentina, sendo a última Paróquia Dionísio Cerqueira, uma cidade que divide o Brasil e a Argentina. “Chapecó é uma diocese com 80 municípios, 40 paróquias e 1.448 comunidades”, explicou.

Segundo Dom Odelir, a Diocese tem uma experiência bonita com os jovens. “Neste ano, celebramos a 21ª edição da Missão de Férias. Trata-se de uma experiência de missão vivida com a juventude nas paróquias. Não é um grupo expressivo como esse, mas gira em torno de 150 jovens”, contou.

O bispo lembrou que Frei Diego se inspirou nas Missões da Diocese, quando conversou com o Pe. Marlon, o animador vocacional da Diocese, para criar as Missões Franciscanas da Juventude. “Então, temos esse laço de comunhão”, disse.

“Deixo para vocês, nesses dias, uma mensagem recordando o Papa Francisco quando esteve na JMJ 2013, no Rio de Janeiro. “E o Papa Francisco dizia, mais ou menos com essas palavras: ‘Queridos jovens, não tenham medo de abrir o coração para Deus. Não tenham medo de ser cristãos’. Ele fazia esse apelo de serem evangelizadores de outros jovens e, certamente, essa experiência da juventude missionária franciscana tem como base essa experiência da vivência de fé e de um testemunho, que nos dias de hoje, se torna um jeito mais forte e mais bonito do anúncio de Jesus Cristo e da sua proposta”, explicou. Segundo ele, essa é a alegria do Evangelho, a alegria de ser cristão.

“Por isso, tenho certeza da alegria que vocês vão viver na Paróquia São Luiz Gonzaga, de que vão deixar semeado muita coisa boa e, certamente, vamos colher os frutos dessa experiência daqui para frente. Que sejam dias abençoados, de alegria, de fé e de entusiasmo missionário. Sejam dias de convivência, de enriquecimento para vocês. Certamente voltarão diferentes para suas casas”, desejou, brincando que também poderão voltar com uns quilinhos a mais, pois se come bem na região.

Para D. Odelir, essa experiência vem de encontro ao jovem, como diz o Papa Francisco, para ajudá-lo a sair de uma tendência da indiferença, que ele chama de globalização da indiferença. “Aqui é a globalização da solidariedade, do encontro, da partilha, do testemunho da fé. Isso é uma força, uma riqueza, que não tem preço, como dizemos. Para jovens que vivem isso e para quem recebe esse tipo de missão, certamente vai mexer lá dentro e vai suscitar, de alguma forma, o entusiasmo ou a melhor vivência na fé e, muitas vezes, o envolvimento na ajuda da comunidade”.

A manhã terminou com as recomendações de Frei Diego para esses cinco dias e as apresentações de todas as lideranças e equipes que estarão à frente desta edição das Missões Franciscanas da Juventude.

À tarde, estão programados:

14h30 – 1ª palestra –  Igor Bastos: Juventude e o Movimento Católico Global pelo clima
15h45 – Cantos de Animação
16h30 – 2ª Palestra – (Ginásio) – Moema Miranda: Qual a importância da Laudato Si’ para os dias de hoje? Quais compromissos podemos assumir?
14h00 – Momento vocacional
20h00 – Mística (Ginásio)


VEJA MAIS IMAGENS DESTA MANHÃ NA MFJ