Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O exemplo da Pastoral do Migrante da Paróquia de Xaxim

30/01/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel e Moacir Beggo

 Xaxim (SC) – O segundo dia das Missões Franciscanas da Juventude, em Xaxim, começou com a Oração da Manhã no ginásio de esportes São Francisco de Assis, ainda com uma chuva fina e um tempo mais ameno, depois de uma noite chuvosa. Os 800 jovens presentes neste evento puderam ver, rezar e se emocionar com o exemplo da Pastoral do Migrante da Paróquia São Luiz Gonzaga. Cleci Sorgatto conduziu a oração e Frei Éverton Junior Goschel Broilo, filho da terra, fez a leitura do Evangelho.

O jovem haitiano Daniel falou de sua história de vida em seu país, quando sonhava ser cantor de funk e, segundo ele, não era o caminho que agradava sua mãe, preocupada com o seu futuro. Até que saiu de sua terra e foi em busca do sonho que tinha. Mas depois de um tempo resolveu ouvir a voz de sua mãe e passou a estudar. Hoje, também participa da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Para os jovens franciscanos, mostrou um pouco de sua bela voz em duas canções gospel.

Lorenci Zambenetti, conhecida como a “Mãe dos Imigrantes” deu um testemunho emocionante sobre o nascimento da Pastoral. Tudo começou quando, num sábado, um grupo de pessoas rezava o terço na Igreja Matriz. Ela também participava. Foi, então, que viram um senhor na lateral da igreja fazendo suas orações e tremendo de muito de frio. “Nós aproximamos dele, mas não foi possível a comunicação porque não falávamos francês ou crioulo”. Com a ajuda de Frei Antônio Mazzuco, descobriram que ele era haitiano e, embora empregado, estava passando muitas necessidades. “E para nossa surpresa, ele morava a poucos metros da gente”, conta Lorenci. “E nós não sabíamos que tínhamos irmãos e irmãs passando por tanta necessidade. E aí teve início o trabalho com nossos queridos imigrantes. Nós nos mobilizamos e saímos em busca de alimentos e agasalhos. Ele dormia sobre um pano e fazia de travesseiro a sua mala de viagem. Do lado, apenas uma Bíblia. Isso nos motivou muito e partimos para ação. Não só para ajudar o Pierre, mas outros imigrantes na mesma situação”, disse Lorenci.

“Abraçamos essa causa de defender os imigrantes de uma forma ecumênica, dentro de uma cultura de paz e justiça, de dignidade necessária para toda a família humana.

A nossa Paróquia disponibilizou um espaço para podermos receber doações e realizamos o bazar da solidariedade para ter o dinheiro de necessidades básicas, como alimentação, roupas e remédios. A partir daí passamos a auxiliá-los. A nossa comunidade é muita solidária nesse sentido”, contou.

Segundo ela, a Pastoral atende a todos independentemente de sua cor, raça ou credo. “Realizamos nosso trabalho com amor, trabalho e dedicação. Nossa missão é atender a todos conforme o Papa Francisco nos pede, pois somos todos irmãos, somos todos imigrantes, somos todos filhos do mesmo Pai”, ensinou Lorenci. “Os imigrantes, antes de serem números, são pessoas”, recordou o ensinamento do Papa Francisco.

No final, os jovens levaram presentes aos três imigrantes e, num gesto de humildade, abaixaram e trocaram os seus sapatos. Os jovens brasileiros foram abençoados como sinal de gratidão.

 

Frei Diego elogiou o trabalho da Pastoral e disse que ela vem mostrar para nós que nossa fé, o nosso desejo de transformar o mundo, não deve encontrar barreiras físicas, geográficas, religiosas ou culturais. “O sonho de Deus é o que aconteceu aqui e agora”, disse, chamando a todos à frente no palco.

“O sonho de Deus é um mundo onde todos sejam irmãos e irmãs. O sonho de Deus é um mundo sem fronteiras, onde as pessoas sejam acolhidas, não porque fazem parte de um país, ou somente porque fazem parte da mesma fé. O sonho de Deus é um mundo onde todos sejam irmãos e irmãs. Vocês não têm noção da beleza e da grandiosidade desta Pastoral”, disse, ressaltando o trabalho de Lorenci. “Para a ‘Mãe dos Imigrantes’, não importa a hora que batem à sua porta. Ela sempre acolhe. Nas nossas cidades, nas nossas Paróquias, a gente encontra outros imigrantes de outras nacionalidades. Que tenhamos a ousadia e a coragem, como o Papa Francisco nos pede, de acolher, proteger, integrar e promover. Obrigado pelo testemunho de vocês e obrigado por escolher nosso país para viver. Aqui é a casa de vocês”, completou.

O grupo “Juventude Aparecida Nilópolis”, de Nilópolis (RJ) foi escolhido como vencedor do Concurso Serata Laudato Si’ e deu uma mostra no palco por que levou o prêmio junto com o curitibano Lucas Theodoro Malquevicz. A apresentação do grupo fez uma crítica, mesclando sátira e denúncia, à nossa sociedade consumista, com comportamentos destrutivos que impactam diversos aspectos da vida cotidiana.


VEJA MAIS IMAGENS DA ORAÇÃO DA MANHÃ