Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Um mês vocacional intenso em Colatina

28/08/2012

Notícias

Por Frei Gilson Kammer

Este mês vocacional foi bastante intenso para a Família Franciscana – Fraternidade Santo Antônio de Santana Galvão e Paróquia Santa Clara de Assis, Irmãs Clarissas e Ordem Franciscana Secular – presente em Colatina-ES.

Foram vários momentos em que pudemos estar juntos e vivenciar de modo pleno o dom da vocação franciscana. O primeiro deles foi celebrar Nossa Senhora dos Anjos no Mosteiro Santíssima Trindade. Frei Vanilton Aparecido Leme, assistente espiritual das Irmãs Clarissas, em sua homilia destacou que São Francisco conseguiu se aproximar de Cristo porque pôde fazer uma autêntica experiência de reconciliação consigo, com as demais criaturas e com Deus. A Porciúncula, por sua pequenez, representa da maneira mais singela e sublime esta reconciliação a que todos somos chamados a fazer.

Outro momento de alegria foi “IX Encontro das Fraternidades da OFS do Estado do Espírito Santo” no Mosteiro das Clarissas. Estiveram presentes as fraternidades de Santa Tereza, Viana, Vila Velha, Colatina e a Jufra de Vila Velha. Foram 110 pessoas que se reuniram para meditar e refletir a cerca da vida franciscana, além da OFS, estavam presentes os assistentes espirituais das referidas Fraternidades: Frei Gilson kammer, Frei Pedro Engel e dois frades capuchinhos e todas as Clarissas.

O Espírito Santo também teve a alegria de receber a 22a Assembleia da UCLAF – União das Conferências Latino-americanas Franciscanas – e o Ministro Geral da Ordem, Frei José Rodríguez Carballo, que na abertura da Assembleia destacou aspectos essenciais da vida franciscana, insistindo que é hora de centrarmo-nos no que é fundamental.

Os frades do Regional do Espírito Santo tiveram a alegria de um encontro recreativo e fraterno com o Ministro Geral no Convento Nossa Senhora da Penha. Frei José se tornou o primeiro Ministro Geral da Ordem a estar neste local abençoado por Deus e de grande admiração dos frades e do povo capixaba.

Mais um belo encontro da Família Franciscana aconteceu no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha, para celebrar a Solenidade de Santa Clara de Assis. O encontro contou com a presença dos frades do Regional, frades participantes da 22a Assembleia da UCLAF, das Irmãs Clarissas do Mosteiro Santíssima Trindade de Colatina-ES, irmãos e irmãs da OFS das fraternidades do Estado e um grande número de paroquianos do Santuário. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo Diocesano de Cachoeiro do Itapemirim-ES, Dom Dario Campos, frade da Província Santa Cruz, de Minas Gerais.

No dia de Santa Clara de Assis, no Mosteiro Santíssima Trindade a Família Franciscana estava novamente reunida para a celebração eucarística presidida por Frei Gilson Kammer que destacou a plenitude com que Santa Clara se entregou ao projeto de vida evangélica proposto por Deus e seu relacionamento esponsal com Cristo que lhe confirmaram sua fidelidade criativa para nunca perder o seu ponto de partida.     No mesmo dia 11, as comunidades da paróquia Santa Clara de Assis se reuniram na localidade de Povoação de Baunilha – comunidade Santo Antônio, para juntos celebrar a Eucaristia, que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Décio Sossai Zandonade, concelebrada pelos frades e outros padres que atuam na Diocese e aproximadamente mil pessoas das comunidades da paróquia e da OFS de Colatina. Após a celebração teve jantar, forró, barracas surpresas, diversos sorteios, roletas, leilões e o sorteio da ação entre amigos.

Outra oportunidade de encontro e trabalho conjunto para a Família Franciscana foi um dia de missões no Colégio Marista onde os freis, irmãs clarissas e OFS se reuniam com os alunos para apresentar o carisma franciscano e incentivar todos a buscarem sua realização vocacional. Para esta oportunidade foi preparado um singelo espaço para mostrar um pouco o jeito franciscano de ser e como podemos nos posicionar diante das criaturas e de Deus.

Este mês tão intenso para a Família Franciscana em Colatina teve seu auge com a presença do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel para a Visita Canônica. Onde pôde conversar com os frades, Irmãs Clarissas, Conselho Paroquial de Pastoral e com o Bispo Diocesano. Frei Fidêncio presidiu a celebração eucarística que foi concelebrada pelos frades, irmãs Clarissas e OFS no Mosteiro Santíssima Trindade e a partir do texto do evangelho do dia (Mt 19,13-15), a exemplo das crianças, exortou e animou todos a buscarem uma aproximação do Evangelho de Jesus Cristo.