Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Um jovem na luta pelo Velho Chico e pela Jufra

15/02/2016

Entrevistas

entrevista-820

“Trago dentro de mim uma experiência profunda de encontro com a pessoa de Cristo, compreendida e assumida à luz do carisma franciscano”. É com esse testemunho que o alagoano Washington Lima dos Santos assume o Secretariado Nacional da Juventude Franciscana. Recém-eleito no XVI Congresso Ordinário e Celebrativo pelos 45 anos da Jufra no Brasil, Washington fala nesta entrevista um pouco de sua vida e de como estará à frente da animação da Juventude Franciscana no próximo triênio.

Para este jovem alagoano, por mais que incomode “o rosto chagado de tantos jovens nas periferias do mundo”, é possível sonhar com um “amanhã mais florido e alegre”. É com essa disposição que o novo Secretário Fraterno Nacional encara a premente luta pelo Velho Chico e pela Juventude Franciscana. Acompanhe a entrevista!

chico2Site Franciscanos – Como você conheceu a Jufra? O que te levou até ela?

Washington Lima dos Santos – Alguns sinais do carisma franciscano estão presentes em minha vida desde meu nascimento. Minha Mãe, Sandra Maria, sempre me trouxe à mente a figura de Santo Antônio, seja durante as procissões da comunidade, na imagem pendurada na parede do meu quarto, seja com seu desejo de me ter batizado com o nome de Antônio ou com as histórias que conta sobre a hora do meu nascimento. A Juventude Franciscana me apareceu em 2007, pouco depois do encontro celebrativo pelos 30 anos da Jufra de Penedo. Cidade do interior de Alagoas, margeada pelo sofrido e “transplantado” Opará-Velho Chico- Rio São Francisco, Penedo é o pedaço de terra-“porciúncula” que me gerou.

Site Franciscanos – Como é sua vida? O que faz? Estuda? Sua família?

Washington  – Minha vida é servir. De fato, não consigo mais estar neste mundo com outra perspectiva. Faço parte de um seio familiar constituído por meus pais, Carlito e Sandra, e mais três queridas irmãs: Leilane, Elaine e Emylly. Exerço meu trabalho pastoral enquanto jovem franciscano, servindo à Juventude Franciscana, pela qual descobri um espaço de luta popular a favor do Rio São Francisco. Curso Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas, com trabalhos direcionados ao tratamento de efluentes industriais.

Site Franciscanos – Como você recebeu a eleição para Secretário Fraterno Nacional?

Washington  – Após alguns meses de reflexão e oração, pequenos momentos de descontrole e tensão, recebi a eleição com considerável tranquilidade. Estive envolvido com o Secretariado Nacional no último triênio e tinha consciência das alegrias e dificuldades em servir a Jufra do Brasil. O último Secretariado deixava a Jufra com um trabalho muito bonito e me sentia responsável por dar continuidade a ele. Definitivamente, servir a Deus e aos irmãos deve ser sempre encarado como algo contínuo, verdadeiro e gratuito.

Site Franciscanos – Te assusta assumir este serviço?

Washington  – Não, pelo contrário, alegra-me muito. Tenho disposição e convicção que Deus me conduz.

Site Franciscanos – Que desafios você vê pela frente neste triênio?

Washington  – No sentido pessoal, conciliar as atividades pela Jufra e o término da faculdade neste ano de 2016 será um grande desafio. Acredito que o Secretariado Nacional terá dois movimentos importantes neste triênio: acompanhamento e expansão. Acompanhar o processo formativo e consciente que se desenvolve na Jufra, especialmente no que envolve a equipe de formação, e a expansão dos regionais que se encontram em processo de reestruturação.

chicoSite Franciscanos – Como foi Congresso, que metas e ações foram definidas?

Washington – Foram dias de profunda convivência fraterna e celebração pelos 45 anos de caminhada da Juventude Franciscana do Brasil. Entre tantas alegrias, pudemos conhecer muitos irmãos e irmãs da Jufra e da OFS de Campo Grande, bem como encantar-se com a natureza e maravilhas daquele espaço. Com a apresentação dos regionais, pudemos ver o rosto colorido e alegre da nossa juventude espalhada por todo Brasil. No que tange às competências do Congresso, repasso na íntegra as resoluções a serem assumidas: Reformulação do livro da FBJ; realização de um encontro nacional para o serviço de IMMF; reformulação das diretrizes de formação da IMMF; que os Regionais tenham um prazo de 1 ano e meio para o repasse das novas diretrizes de formação, das escolas de formação e Seminário Nacional de AE e DHJUPIC; criação de uma Comissão em preparação aos 50 anos da JUFRA do Brasil.

Site Franciscanos – Como você acha que pode conquistar o jovem para fazer parte da Jufra?

Washington – Trago dentro de mim uma experiência profunda de encontro com a pessoa de Cristo, compreendida e assumida à luz do carisma franciscano. Posso dizer que isso é o que tenho para oferecer a todos os jovens que encontrar no caminho. Para quem busca a Deus com o coração sincero, a Jufra se revela uma bela opção.

Site Franciscanos – Como você vê o jovem hoje? Quais suas angústias, esperanças etc.

Washington  – As juventudes de hoje sofrem e se alegram com as dores e alegrias do mundo de hoje. Poderíamos elencar muitas alegrias alcançadas por nossas juventudes nestes últimos tempos, sem deixar de revelar, por mais que incomode, o rosto chagado de tantos jovens nas periferias do mundo e de suas existências. Assim como acontece com a semente, quando bem cuidada, os jovens também conservam as cores e frutos do amanhã. Temos potencialmente a esperança, logo, não somos apenas o hoje, mas um possível amanhã mais florido e alegre.

Entrevista concedida a Moacir Beggo