Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província assume Paróquia na Vila Brasilândia e apresenta Fraternidade neste domingo

31/01/2022

Notícias

São Paulo (SP) – Como parte do redimensionamento de suas presenças evangelizadoras, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil assumirá, neste domingo, dia 6 de fevereiro, o cuidado pastoral da Paróquia de Santa Cruz, localizada no Jardim Peri Alto.

O convite para esta missão partiu do bispo franciscano Dom Frei Carlos da Silva, OFMCap, da Região Episcopal Brasilândia. A nova Fraternidade que toma posse na Celebração Eucarística, às 18 horas, do dia 6, é formada por Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa, o pároco; Frei João Lopes da Silva, irmão leigo a serviço da evangelização; e Frei Marx Rodrigues dos Reis, vigário paroquial.

“O segundo padre vai estar ligado à Paróquia e à solidariedade com os pobres. Na verdade, são dois morando lá e um terceiro ainda morando na Fraternidade próxima, que é o Pari, e que vai dar assistência lá. A presença de um religioso não ordenado também é uma marca bonita para evidenciar essa nova presença”, explica o Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira.

A Paróquia localiza-se numa área de periferia da cidade de São Paulo, fazendo, inclusive, divisa com a Diocese de Bragança Paulista e com áreas de preservação de Mata Atlântica. Possui a Igreja Matriz mais 7 comunidades, seis delas bem organizadas e constituídas, com bom espaço celebrativo, salão e outras dependências criativamente organizadas de acordo com a escassez dos espaços. A maioria das comunidades está inserida no morro que compõe a Paróquia. As exceções são a Igreja Matriz e a Comunidade Sagrada Família, junto à qual se localiza a Casa Paroquial, que vai acolher Frei Carlos e Frei João. A Comunidade Sagrada Família e a Casa Paroquial são muito próximas à conhecida Avenida Inajar de Souza e ao terminal Rodoviário da Cachoeirinha, importante ponto de referência da Zona Norte.

Nesses anos, a Paróquia esteve aos cuidados de Pe. Bernardo Daly, um missionário irlandês que, por conta da idade e de outros compromissos que tem junto à Congregação, pediu ao bispo para sair.
“Nos últimos anos, a nossa Fraternidade Provincial vem desenvolvendo uma reflexão a partir da necessidade do redimensionamento das nossas presenças e no último triênio, sobretudo, nós demos alguns passos nessa direção”, explica Frei Paulo.

“Muitas paróquias foram entregues, muitas frentes foram redimensionadas e esse movimento não se dá só pela ameaça de diminuição dos números (envelhecimento dos irmãos, inverno vocacional), o que é uma realidade. É necessário que a gente deixe mais claro qual é a nossa missão e onde deveremos estar para sermos fiéis ao chamado de Jesus Cristo, do jeito de São Francisco olhar o mundo”, observa Frei Paulo, lembrando que não foram feitas só entregas, mas no ano passado a Província assumiu o cuidado pastoral do Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá. “Agora, com muita satisfação, o Capítulo Provincial conseguiu montar uma fraternidade na periferia de São Paulo, a convite de Dom Frei Carlos da Silva, OFMCap.  Nós temos casas em São Paulo já bastante tradicionais, mas sempre havia um desejo da Fraternidade estar presente na periferia”, acrescentou.

A Paróquia tem a Santa Cruz como Padroeira e Frei Paulo lembrou que este símbolo fala muito à espiritualidade franciscana. “O mistério da Cruz encantava São Francisco pelo despojamento, pela pobreza de Nosso Senhor e nós vamos lá encontrar com esse povo numa região que tem bem a nossa cara”, recordou. A posse também acontece no ano do jubileu do Centenário de Nascimento de Dom Frei Paulo Evaristo Cardeal Arns, o frade da Província e Arcebispo de São Paulo, apaixonado pelas periferias e nascido na Festa da Exaltação da Santa Cruz.

O Ministro Provincial lembrou que o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) tem ali, nas proximidades, uma ação bastante constituída nos últimos anos. “Aliás, os frades que atuam neste serviço nos estimularam bastante a assumir essa dimensão também. A presença na periferia e a presença solidária com os pobres acredito que sejam as duas grandes marcas deste passo que a Província está dando”, avalia Frei Paulo, fazendo um convite a todos que puderem estar presentes neste dia que marca o início do serviço pastoral na Paróquia Santa Cruz. “Os que não puderem estar presentes, rezem por nós”, pediu Frei Paulo.

O Pároco Frei Carlinhos
Esta é a terceira vez que o paulista Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa assume como pároco desde que foi ordenado presbítero em 26 de abril de 2003. Antes foi pároco de Chopinzinho (PR) e São Sebastião (SP) e, recentemente, era vigário na Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino (SP). Natural de Sorocaba, onde nasceu no dia 15 de abril de 1971, Frei Carlinhos, como é chamado, vestiu o hábito franciscano no dia 12 de janeiro de 1995 e professou solenemente na Ordem dos Frades Menores no dia 2 de agosto de 2000.

Frei Carlos não esconde que a nova missão o deixa ansioso e inquieto. “Toda mudança mexe um pouco com a gente e não é diferente comigo. Isso porque não conhecia essa região. Mas isso também me anima. A metrópole paulistana, com sua diversidade de culturas e pessoas, tem muitos desafios, especialmente nas periferias, onde é um grande lugar de evangelização e missão”, explica Frei Carlos.

“Ali a gente encontra um povo, humilde e trabalhador, que quer ter Deus em seu coração. Por isso, o Governo Provincial colocou essa confiança na gente. Escolheu a mim, a Frei João e a Frei Marx para essa missão de começar um trabalho no Jardim Peri Alto. E nós vamos alegres e prometemos dedicação para fazer um bom trabalho com o povo do Jardim Peri, com suas comunidades, com as crianças, com os idosos, com as famílias e com a juventude, como pediu especialmente o bispo Dom Carlos Silva”, observou o frade, lembrando também o trabalho do Sefras com as crianças.

“Agradeço a Dom Carlos, bispo franciscano da Região Episcopal da Brasilândia, que confia a nós essa tarefa, ao Pe. Bernardo por todo trabalho e zelo apostólico nos últimos anos dedicados à Paróquia Santa Cruz e às suas comunidades. Agradeço aos frades do Pari, especialmente Frei Marx, nosso vigário, que vai colaborar conosco e agradeço ao Frei José Francisco, nosso guardião. Peço orações à Província por nossa Fraternidade, pelos trabalhos que vamos desenvolver ali. Eu me coloco à disposição e lembro aquele verso do profeta: ‘Eis-me aqui, Senhor, com prazer faço a vossa vontade’. E que nós, franciscanos, tenhamos essa disposição do profeta para viver franciscanamente no meio do povo do Jardim Peri”, completou Frei Carlos.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição