Três Frades Renovam os Votos em Petrópolis
06/12/2024
Ocorreu nesta sexta-feira, 06 de dezembro, a Renovação dos Votos Religiosos de três frades do tempo da Teologia: Frei João Pedro Pessoa Lima, Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso e Frei Pedro Isaías Luísa Vitangui. A Celebração da renovação dos Votos ocorreu na Oração das Laudes com a presença do Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira e também dos frades da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, de Petrópolis (RJ).
No lugar da Leitura Breve, o Provincial proclamou o Evangelho do dia, do Livro de São Mateus (9, 27-31). Trecho que narra a cura de dois cegos por Jesus a partir do questionamento feito pelo Senhor: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Respondendo com um Sim cheio de fé, os dois são curados! Frei Paulo lembrou aos confrades que vivemos num belo tempo de “expectação”, um tempo não de dúvidas do que há de vir, mas da certeza de uma vinda já feita pelo Senhor e que continua atravessando nossa história no tempo do nosso viver. “Vários são os sinais que vão adornando o nosso ambiente e que nos lembram dessa certeza que fundamenta a nossa fé! E essa certeza é fortalecida sempre que nos reunimos para celebrar estes mistérios. A bela expressão do Advento ‘Deus conosco’ não pode sair do horizonte da nossa vida, pois sim, Deus é conosco e sempre conosco” disse o frade.
Frei Paulo destacou ainda essa proximidade de Jesus com os seus a partir dos sinais de um Reino de bondade e misericórdia para que todos tenham fé de que é Ele o Messias e de que o Reino já está no meio de nós! Não um Reino que se encerrou, pois todos somos chamados a dar seguimento à construção desse Reino com ousadia e criatividade. Disse ainda: “Deus chama a cada um de nós, mesmo com nossas fragilidades e pecados. Muitas vezes podemos nos sentir indignos ou aquém da vocação de sermos franciscanos, mas todos esses questionamentos não devem nos desanimar. É nesta hora que devemos nos perguntar: quem é maior, o chamado, ou Aquele que chama? O convocado, ou Aquele que convoca? É Ele o maior e a Ele nós servimos! Aproximamo-nos do Senhor porque Ele nos chamou e nos convocou e n’Ele depositamos nossa esperança e nossa vida. É a confiança e a coragem de seguir em frente que deve ser o norte da nossa espera. Como os cegos atendem ao chamado do Senhor e tocam n’Ele, nós como franciscanos precisamos fazer essa experiência pessoal de sentirmo-nos tocados pelo Senhor e sermos por Ele transformados. É talvez isso que buscamos na renovação dos Votos, esse aprfundar-se no relacionamento da nossa vida com o próprio Senhor!” concluiu o frade.
Terminada a reflexão, Frei Gilberto, formador da Fraternidade local, chamou nominalmente os três frades para a renovação dos Votos. Diante do Ministro Provincial, eles leram a fórmula da Profissão e renovaram por mais um ano o desejo de viverem a pobreza, a castidade e a obediência na Ordem dos Frades Menores aos modos de São Francisco de Assis. Frei Paulo, louvou a Deus por mais este sim desses confrades e desejou a eles um ano de muitas bênçãos e crescimento na vida Franciscana e lembrou-os de que podem sempre contar com a ajuda e o auxílio dos irmãos em Cristo! Por fim, convidou-os ao presbitério e encerrou a celebração rogando as Bênçãos de Deus a todos os presentes.
Frei João Manoel Zechinatto