FIMDA cresce em vocações: Vinte e dois frades renovam votos religiosos
10/12/2024
A Paróquia Santos Mártires de Uganda, na província de Malange, em Angola, festejou a renovação dos votos de 22 professos temporários da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA). A cerimônia ocorreu, no último dia 8 de dezembro, durante a celebração eucarística do II Domingo do Advento, presidida por Frei André dos Santos Sungo Mingas.
Os frades em formação reafirmaram o compromisso assumido no dia da Primeiria Profissão Religiosa, quando deram o “sim” à caminhada na Ordem dos Frades Menores, gesto que também simboliza o amor a Deus, à Igreja, aos irmãos e à Criação. Frei Ivair Bueno de Carvalho, presidente da FIMDA, teve a responsabilidade de receber a renovação dos confrades em tempo de formação.
Estiveram presentes frades de todas as fraternidades que compõem a FIMDA, entidade vinculada à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. A homilia foi proferida por Frei José Morais Cambolo, que destacou que a Renovação dos Votos é um sinal de amor a Deus e um compromisso com o caminho da salvação.
“Nosso Deus é Pai e libertador. Ele nos convida a levantar, pois o caminho para a salvação está próximo”, afirmou Frei José, exortando os fiéis a se revestirem do temor a Deus e da salvação.
Frei Manuel Coloi Armando Comungua, expressou sua alegria por reafirmar sua vocação através da renovação do Voto Temporário, destacando a importância desse gesto tanto pelo desejo pessoal, quanto pelo dever que ele representa dentro da Ordem.
Por sua vez, Frei Daniel Bungwe Soma comentou que a renovação dos votos ocorre anualmente e simboliza mais um tempo de permanência na Ordem dos Frades Menores, vivida segundo o exemplo de São Francisco de Assis. Ele enfatizou a importância deste ato, motivado pela sua vontade e pelo compromisso assumido com a Ordem desde sua entrada.
Vale ressaltar que a Renovação dos Votos é, acima de tudo, um sinal de amor a Deus e acontece todos os anos até a profissão solene, momento em que os frades assumem a formação permanente dentro da Ordem.
Saiba quem são os frades que fizeram a renovação dos votos:
Frei Abel Ernesto Nené
Frei Adriano Fernando Sumbelelo
Frei Alberto Joaquim Manuel Gamba
Frei Borracha Raimundo Eduardo
Frei Daniel Bungwe Soma
Frei Dionísio Katengue Tchingui
Frei Eduardo César Himi
Frei Escovalo Gabriel Domingos
Frei Gualter Filipe João Pascoal
Frei Januário Mendonça Barreto de Carvalho
Frei Luís António Gungo
Frei Luís José Fernandes
Frei Luís Manuel Mugiba
Frei Manuel Coloi Armando Camongua
Frei Manuel Franco Mununga
Frei Manuel Katchingangu Singue
Frei Mário Catimba Dumbo Baptista
Frei Paulo Camuanguina Alexandre
Frei Paulo Ngungu Ngumbe Gabriel
Frei Pedro Caiombe Samuco
Frei Simão Albino Katenha Kaquinta
Frei Simeão Kapiñgala Jamba
Pascom Paróquia Santos Mártires de Uganda