Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades Renovam Votos, em Campo Largo, na Solenidade da Imaculada Conceição

09/12/2024

Notícias

No dia 08 de dezembro, data que marca a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, 20 jovens frades renovaram os seus votos de viver em obediência, sem nada de próprio e em castidade por mais um ano de suas vidas, abraçando livremente a vocação de seguir a Jesus Cristo nas pegadas de São Francisco de Assis. A celebração foi realizada no Convento São Boaventura, na cidade de Campo Largo (PR), e foi presidida pelo Ministro provincial Frei Paulo Roberto Pereira.

Além dos frades que compõem a fraternidade São Boaventura, estiveram presentes Frei João Mannes, Frei Gabriel Vargas Dias Alves, guardião da Fraternidade de Pato Branco (PR), onde Frei Bruno Almeida de Mello residiu durante o seu ano missionário, professores do curso de Filosofia da FAE e agentes de pastoral que acompanharam a caminhada dos frades professos temporários ao longo deste ano.

Frei Paulo, em sua homilia, exaltou a importante data em que é celebrada a padroeira da Província e da Fundação Franciscana Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA). Ressaltou ainda que “São Francisco tinha um amor predileto por Nossa Senhora, porque entendia que a ‘Virgem feita Igreja’, como ele a chamava, foi a pessoa humana que melhor entendeu a proposta de Deus e que, com uma liberdade inestimável, se pôs à disposição do Senhor. Por isso, São Francisco olhava para Nossa Senhora como a perfeição e um dos elementos que mais chamavam a atenção dele ao contemplar o sim generoso de Maria era a sua pobreza. A mãe do Senhor diante de uma obra tão maravilhosa não reteve nada para si, foi toda doação e viveu pobremente, na confiança do Senhor”.

O presidente da celebração ainda trouxe à reflexão o tempo forte que a Igreja vive, momento de preparação para vinda do Senhor, o Advento. Recordou com carinho as tradições antigas de se preparar para o Natal do Senhor, dias antes já se sentia a diferença dentro das casas, o cheiro das guloseimas, das bolachas próprias desta época, a montagem dos presépios e árvores, mas advertiu: “Isso tudo é preparação externa, são sinais da nossa espera, o Advento não depende de nós, já é promessa cumprida do Senhor, e a parte dele Ele faz, porque é fiel. Mas prepararmo-nos para aquilo que há de vir, é tarefa nossa, não podemos abrir mão!”.

Aos frades presentes para a renovação de seus votos, Frei Paulo pediu: “Alimentai-vos de esperança, de confiança” e acrescentou: “Algumas vezes passa pela nossa cabeça que somos frágeis demais para suportarmos essa caminhada de consagração plena. É exatamente ali no reconhecimento das nossas fragilidades que está o caminho. De fato, nossas limitações são maiores que nossas potencialidades, mas quem nos chama? A quem nós queremos servir? Quem é maior? Aquele que é chamado ou aquele que convoca? Ele, na sua misericórdia, quer contar conosco, apesar de nós, apesar de nossas limitações. Respondamos sem medo, com confiança, como Maria: ‘Eis-me aqui’! ”.

Frei Paulo ainda exortou os jovens frades: “Não pensem que os votos temporários sejam votos débeis, precários ou incompletos, para ser voto religioso, ser sinal da consagração, ou é total, completo ou não é voto! ”.

 

O rito da renovação teve início logo após a homilia, Frei Roger Strapazzon, Mestre desta casa de formação, convidou cada um dos frades professos temporários a se colocarem em pé diante do Ministro provincial e confirmou a índole e o desejo deles em renovarem os seus votos. Em coro os frades rezaram a fórmula da profissão pedindo a graça de viver por mais um ano os conselhos evangélicos sob os cuidados desta Fraternidade Provincial.

Frei Manuel Mbuta Chicunho

Ao final da celebração, Frei Manuel Mbuta Chicunho, representando os frades professos temporários, agradeceu ao ministro provincial pela presença, bem como a fraternidade formativa do Convento São Boaventura e aos frades do Regional de Curitiba que, com solicitude fraterna, os exortou na caminhada da vida religiosa franciscana.

Frei Daniel Dellandrea, Definidor e guardião desta casa de formação, agradeceu ao Frei Paulo por estar presente nesta data tão importante para a nossa Província. Ele ressaltou seu esforço em querer ser esse “irmão entre os irmãos”, agradeceu também ao Frei Roger e ao Frei Leandro Ferreira Silva, mestre e vice-mestre, pelo zelo e acompanhamento dos confrades. Por fim, fez votos de uma fecunda caminhada aos frades que partem para uma nova missão e aos que continuarão os seus trabalhos no convento ainda no próximo ano.

A celebração foi encerrada com a benção solene por intercessão da Imaculada Conceição de Maria, nossa rainha e protetora.

Frades que fizeram a renovação dos votos:

Frei Bernardino Quessongo

Frei Benedito Cassoma

Frei Benjamim Njle Songa

Frei Bruno Almeida de Mello (cumpria ano missionário em Pato Branco  PR)

Frei Caio Santos da Silva

Frei Cristian dos Santos Lopes

Frei Dâmaso Tchembeka Muhepe

Frei Felipe Fernando de Noronha

Frei Felipe Zaros Granusso

Frei Filipo Carpi Girão

Frei Francisco Barbosa Mouzinho Junior

Frei Francisco Fernando Kanhanga Tchingandu

Frei Gilberto Silveira da Costa Junior

Frei José Cambanda Catimba

Frei Manuel Mbuta Chicunha

Frei Manuel Sabino Anapaz Kassindula

Frei Miguel Armindo Caquarta

Frei Pio Cutopa Chongolola

Frei Valter Muhongo Quimbundo

Frei Vinícius de Oliveira Betim (cumpria ano missionário em Colatina ES)


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior