Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Provincial aos Professos Temporários: Olhos fixos no alto e pés firmes no chão da vida

08/12/2023

Notícias

Em Campo Largo (PR), o tempo firme e com bastante sol foi só mais um motivo para se festejar! Neste dia 8 de dezembro – dia em que a Província celebra a sua Padroeira, a Imaculada Conceição –, 29 frades renovaram os seus votos, de seguir o Evangelho de Jesus Cristo em castidade, sem nada de próprio e em obediência, nas mãos do Ministro Provincial,  Frei Paulo Roberto Pereira.

A celebração festiva, que ocorreu às 10h, teve a presença dos frades do Regional, das Irmãs Franciscanas de São José e alguns leigos e leigas que fizeram parte da caminhada dos frades durante esse ano.

O rito da renovação teve início logo após a proclamação do Evangelho. O mestre Frei Alexandre Magno Cordeiro da Silva convidou nominalmente cada frade a se pôr em pé diante do Ministro Provincial e confirmou a índole e o desejo deles em renovarem os seus votos. Uníssonos, os frades rezaram a fórmula da profissão, pedindo a graça de viver mais um ano os conselhos evangélicos sob os cuidados desta Fraternidade.

Frei Paulo, em sua homilia, ressaltou a pobreza que São Francisco contemplava na Santíssima Virgem Maria. Não era só uma pobreza de presépio como estamos acostumados a ver, mas vai além disso: é uma pobreza que se traduzia em abertura e em serviço.

Ressaltou também a completude, a integralidade dos votos assumidos pelos professos temporários. “Os votos temporários  não têm a dimensão da limitação, da incompletude. Voto temporário é voto feito neste tempo da formação, neste tempo da graça, do desejo forte, não é um voto débil, que pode ser vivido de qualquer jeito. Vocês não serão frades completos só depois da profissão solene”. E pediu:  “Vivam intensamente a disposição de ser pobre como a Mãe de Deus é pobre!”.

O Ministro ainda falou acerca do vigor juvenil, coisa boa de se ver no rosto de cada um que pede para renovar os seus votos. “Quando quase 30 jovens com vigor nos pedem isso, vocês animam a nós que já estamos na caminhada. Aquilo que nos propomos a viver ainda atrai a juventude, ainda anima a caminhada”.

Sua homilia ainda se desdobrou sobre a imagem da Virgem Imaculada. Sempre olhando ao alto, ela nos ensina e educa os nossos olhos: devemos também olhar para o alto. Nutrir em nós um “desejo do alto”, mas sem nos desenraizarmos do solo duro da realidade. E exortou os frades a “semearem eternidade”, olhos fixos no alto e pés firmes no chão da vida. Muitos de nossos problemas de desânimo da caminhada se dão por olharmos muito as nossas limitações, a fragilidade dos nossos irmãos. Precisamos resgatar esse olhar para a eternidade, para as coisas que não passam e caminharmos juntos para o Reino de Deus.

Terminou sua reflexão agradecendo o trabalho de Frei Alexandre Magno Cordeiro da Silva, que desempenhou até então o cargo de mestre, e que foi transferido no último Definitório. Agradeceu ao Frei Evaldo Ludwig, como Ministro Regional que possui o trabalho de nos guiar também na formação e termos clareza da nossa missão. Por fim, agradeceu ainda Frei Roger Strapazzon e Frei Leandro Ferreira Silva, que abraçaram a formação nesta Fraternidade como mestre e vice-mestre.

Ao final da Celebração, momento de muitos agradecimentos e despedidas, Frei Bruno Almeida de Mello agradeceu, em nome dos frades de profissão temporária, a graça de podermos partilhar da vida fraterna com Frei Alexandre durante esses últimos 2 anos em que esteve como mestre em Rondinha.

Frei Daniel Dellandrea, guardião e definidor, também deixou sua mensagem de gratidão ao confrade e aos demais frades que foram transferidos da Fraternidade ressaltando os ciclos que Rondinha proporciona todos os anos.

Frei Alexandre agradeceu pela sua missão enquanto mestre, a caminhada que cada um fez aqui em Rondinha e se despediu também dessa Fraternidade e agora seguirá para Balneário Camboriú.

A Celebração encerrou-se com a oração da consagração à Virgem Maria e a renovação do nosso desejo de imitá-la no seguimento de seu filho, Jesus Cristo.


Frei Gilberto Costa, OFM.