Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Todos somos responsáveis pela administração dos bens das nossas casas”, diz Frei Robson na Assembleia Capitular

26/07/2022

Notícias

O segundo dia da Assembleia Capitular da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) ficou marcado, na parte da manhã, pela leitura dos relatórios do presidente da Fundação, António B. Zovo Baza, e dos Secretariados de Evangelização e Formação. Na parte da tarde, Frei Robson Scudela apresentou o documento “Economia a serviço do Carisma e da Missão”. Frei Ivair Bueno de Carvalho e Frei José Morais Cambolo  foram os moderadores das seções.

Frei António Zovo, em seu relatório, disse que a pandemia da Covid-19 trouxe muitas limitações, sendo a mais sonante a impossibilidade das reuniões presenciais do Conselho. Entretanto, durante o triênio foi possível iniciar a construção da Igreja matriz da Paróquia de Santos Mártires de Uganda, em Malanje, e  de São Lucas, em Luanda. Também foi assumida a Quase-Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no município de Cangandala, em Malanje.

O secretário de Evangelização, Frei Laerte de Faria dos Santos, frisou que, no tocante à evangelização, foi feito o possível, mas que ainda há muito por ser feito. Por outro lado, o secretário da Formação, Frei Marco Antonio dos Santos, elogiou o número crescente de frades, contudo apelou à urgência da formação de formadores para melhor corresponder às necessidades do processo formativo na FIMDA.  Na sequência, passou-se para as discussões nos grupos.

                                                                   (toque nas imagens para ampliá-las)

No período da tarde, Frei Robson apresentou o documento “Economia a serviço do carisma e da missão”. À luz do documento, o confrade dizia que “todos somos responsáveis pela administração dos bens das nossas casas”.  Igualmente,“os bens e as obras nos são confiados como dom de Deus providente para a realização da missão. Que os bens e coisas que temos estejam a serviço do nosso carisma”, disse ele.  Além disso, Frei Robson fez também a exposição das Diretrizes para a Administração Econômica e Financeira em vigor na Província. Indicou caminhos concretos para que a economia esteja a serviço do carisma. Fez saber que é preciso que o Caixa seja Comum e falou da necessidade da prestação de contas, da apresentação de faturas, do colocar em comum a aposentadoria e outras entradas de dinheiro e bens.

O confrade terminou a sua alocução falando da urgência de se investir financeiramente nas ações de caridade fraterna para com os empobrecidos e vulneráveis do nosso tempo. Em seguida foi feita a discussão nos grupos, o plenário e depois o encerramento das atividades deste segundo dia de Assembleia Capitular com a oração do Glória.


Frei Canga Mazoa, Frei David da Conceição, Frei Tomás Joaquim