Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola: Projeto Bola da Paz celebra o Natal

27/12/2023

Notícias

Luanda (Angola) – A fraternidade Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, em Viana, no dia 22 de Dezembro, realizou a festa de Natal com os rapazes do Projeto Bola da Paz, dando assim, o encerramento do ano.

A festa teve lugar no átrio do campo e contou com a presença dos postulantes, dos frades da Fraternidade e também se fez presente Frei João Kahamba da Fraternidade Santo António, em Kibala, e Frei Ronaldo Fiúza da fraternidade Sagrado Coração de Jesus, Petrópolis.

A atividade começou com a oração inicial dirigida pelo Frei Fábio, fez-se uma breve leitura do Evangelho e uma pequena explicação aos rapazes do que é o presépio feita pelo Frei Kahamba. Disse Frei João: “Todos os dias 25 de Dezembro de cada anor celebramos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. E antes do nascimento, nós montamos o presépio para recordar aquele momento que Jesus nasceu. O presépio foi São Francisco de Assis que construiu no séc. XIII, em 1223. E desde a sua primeira criação até hoje passaram-se 800 anos, o grande motivo de estar celebrando o oitavo centenário desta criação. A criação deste presépio teve como finalidade ilustrar aos camponeses que não conseguiam perceber o mistério da encarnação”.

Atividades variadas aconteceram desde danças, corridas de saco e jogo de futebol entre os postulantes e os rapazes do projeto Bola da Paz, que teve como resultado final um empate. Contudo, foi uma atividade de caráter interativo que proporcionou momentos lúdicos, formativos e devocionais.