Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

No Ano Jubilar dos Estigmas de São Francisco, oito jovens frades fazem a Profissão Solene

28/01/2024

Notícias

 São Paulo (SP) – A exemplo do ano passado, quando oito jovens frades fizeram a Profissão Solene, a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola viverá outro momento histórico no próximo dia 28 de janeiro. Oito frades farão a Profissão Solene nas mãos do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, às 9h, na Paróquia Santos Mártires de Uganda, no bairro de Katepa, em Malanje, Angola.

“A celebração da Profissão Solene destes nossos confrades na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, neste ano jubilar dos Estigmas de São Francisco de Assis, reacende na Ordem dos Frades Menores o espírito de gratidão ao Senhor. Novamente, depois destes 800 anos de história, o próprio Senhor reconfirma a sua graça e presença entre nós, nos assegurando a atualidade do carisma franciscano como resposta necessária ao mundo de hoje”, situa Frei Robson Luiz Scudela, coordenador da Frente das Missões.

A profissão solene, o último degrau para um frade ingressar definitivamente na vida religiosa, será feita pelos jovens: Frei David Vicente da Conceição Gaieta, Frei Elias Hebo Luís, Frei Fernando José Dange, Frei Herculano José Nuñgulo, Frei Inácio Filipe Puto, Frei Jerónimo Cheia Mário, Frei Valódia João Manuel Baptista Domingos e Frei Venâncio Canombolo Candundo. Esta turma escolheu como lema da profissão: “Mas atendam que, acima de tudo, devem desejar ter o Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar” (RegB 10,8).

“A Ordem atualiza com a profissão desses confrades a sua missão e, através deles, continua sendo sinal do carisma dados pelo próprio Espírito a São Francisco de Assis, a seus irmãos do primeiro momento, e a estes irmãos de hoje”, explica Frei Robson.

O rito da profissão perpétua celebra-se dentro da Missa, com a devida solenidade e a participação da comunidade. Depois da leitura do Evangelho, começa-se o rito na seguinte ordem: chamado do professando; apresentação de sua trajetória vocacional; diálogo com o celebrante; homilia; prostração e Ladainha de Todos os Santos; profissão dos votos e bênção aos professandos.

Cada um dos oito frades farão a profissão, comprometendo-se seguir Jesus Cristo e observando os conselhos evangélicos, lendo a seguinte fórmula: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade, eu, frei… tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Paulo Roberto Pereira, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por todo o tempo de minha vida, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai São Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

A Profissão Solene é o ponto culminante de uma caminhada formativa amadurecida na fé, no discernimento e na resposta generosa que se dá a uma proposta de inspiração divina.

“Damos graças a Deus pelo sim destes nossos confrades que, ao celebrar a profissão solene no ano jubilar da Chagas de São Francisco, tomam para si esta marca jubilar em suas vidas, recordando todas as chagas do mundo e confiando no Senhor que pode torná-los também cuidadores e curadores das chagas da fome, da falta de fraternidade, do abandono, da negação de vida humana, que tantas vezes nos marcam”, completa Frei Robson.

CONHEÇA OS PROFESSANDOS

Frei David Vicente da Conceição Gaieta

O segundo filho de Eva Rogério Fungo e de Moisés Vicente Gaieta nasceu no dia 20 de junho de 1996, em Calulu-Libolo, na Província de Kwanza Sul.  Batizado no dia 14 de outubro de 2007 e foi crismado no dia 14 de julho de 2013. De 2014 a 2016 viveu no Seminário Franciscano Monte Alverne, em Malanje. Em fevereiro de 2017 foi admitido ao Postulantado, na Fraternidade Santo António, Quibala, Kwanza Sul. Em janeiro de 2018 ingressou no Noviciado Franciscano São José, em Rodeio (SC), e no dia 10 de janeiro de 2019 fez a sua primeira Profissão na Ordem dos Frades Menores. De 2019 a 2023,  cursou Filosofia  no Instituto Superior Dom Bosco.

 

 

Frei Elias Hebo Luís

Nasceu aos 22 de novembro de 1992, em Cangola (Uíge). Filho de Luís Mário Luanda Gonga e de Joana Hebo Diowa. Batizado aos 16 de abril de 1993, na Paróquia São João Baptista, em Cangola, foi crismado em 20 de maio de 2007. Ingressou em fevereiro de 2013 no Seminário Franciscano Monte Alverne em Malanje, onde cursou o Ensino médio e fez o aspirantado. Em 25 de janeiro de 2015 foi admitido ao postulantado Santo Antônio, na Quibala (CS) e, em 15 de janeiro de 2016, recebeu o hábito Franciscano. Professou na Ordem do Frades Menores aos 5 de janeiro de 2017. De 2017 a 2020, cursou Filosofia na Instituto Superior Dom Bosco ( ISDB – UCAN) e de 2021 até o momento cursa Teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF).

 

Frei Fernando José Dange

Nasceu no dia 9 de janeiro de 1997, na Província do Uíge, município de Negage. É filho de Leitão Dange (de feliz memória) e de Isabel José Monteiro. Recebeu o Batismo no dia 22 de fevereiro de 1997 na aldeia do Vunge.  Recebeu o Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Luanda, em 15 de maio de 2016. Ingressou ao Seminário Franciscano Monte-Alverne (Malanje) em janeiro de 2017. Foi admitido ao Postulantado no dia 7 de fevereiro de 2018, em Quibala. Ingressou ao Noviciado no dia 20 de janeiro de 2019 em Quibala. Fez a sua Primeira Profissão religiosa no dia 11 de janeiro de 2020 em Quibala. Realizou os seus estudos filosóficos na Universidade Católica de Angola, Instituto Superior Dom Bosco.

 

Frei Herculano José Nuñgulo

Natural de Bailundo, na Província do Huambo, nasceu em 25 de dezembro de 1997. Filho de Luciana Nekungo e de José Nuñgulo, recebeu os sacramentos do batismo, seguido pelo sacramento da crisma em 26 de julho de 2014. Iniciou sua trajetória formativa no Seminário Monte Alverne, em Malanje, em 2015. Frei Herculano foi admitido ao Postulantado em 7 de fevereiro de 2018, em Quibala. Sua dedicação e devoção o conduziram ao Noviciado em 20 de janeiro de 2019, em Quibala. Fez a primeira Profissão em 11 de janeiro de 2020. De 2020 a 2022, fez os estudos filosóficos em Rondinha (PR) e, em 2023, o Ano Missionário.

 

 

Frei Inácio Filipe Puto

Nasceu no dia 23 de maio de 1999, na Província de Benguela, município da Ganda. É filho de Simão Flipe Puto, de feliz memória, e de Victorina Mukanda. Recebeu o batismo na Paróquia São João Baptista/Ganda, em 4 de junho, de 1999.  Foi crismado na Missão Católica do Ndunde/Ganda a 17 de Agosto de 2013. Ingressou no Seminário da Ordem dos Frades Menores no dia 23 de janeiro de 2016, em Malanje. Foi admitido ao postulantado no dia 7 de fevereiro de 2018. Fez o Noviciado em Quibala, tendo sido acolhido no dia 20 de janeiro 2019. Fez a sua primeiro Profissão em Quibala, no dia 11 de janeiro de 2020. Realizou os seus estudos filosóficos no Brasil, na FAE Centro Universitário, em Curitiba, entre os anos de 2020-2022.

 

Frei Jerónimo Cheia Mário

Filho mais novo de quatro do casal António Mário e de Verônica Jungulo, os dois de feliz memória. Nasceu a 1º de maio de 1996, na Província do Huambo, município do Catchiungo. Foi batizado no dia 22 de dezembro de 1996 e crismado no dia 2 de dezembro de 2010. Fez o ensino primário e secundário no colégio das Irmãs Teresinas de Catchiungo, tendo feito o Ensino Médio/Aspirantado, no Seminário Franciscano Monte Alverne, na província de Malanje. Fez o seu Postulantado nem Quibala, em 2018. No dia 20 de janeiro de 2019 foi admitido ao Noviciado, e no dia 11 de janeiro de 2020 fez a sua Primeira Profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores, em Quibala. Cursou Filosofia na FAE Centro Universitário, em Curitiba (PR). Em 2023 viveu a serviço da Fraternidade Monte Alverne como parte do Ano Missionários.

 

Frei Valódia João Manuel Baptista Domingos

Filho de João Baptista Domingos e de Florinda António Manuel, nasceu no dia 13 de novembro de 1995 na Catepa, Província de Malanje. Foi batizado em 28 de abril de 1996 na Paróquia Santos Martíres de Uganda, Catepa, na Arquidiocese de Malanje, e recebeu o Sacramento da Confirmação em 31 de agosto de 2014. Ingressou no Seminário em 2014, fazendo o Aspirtando em 2016, em Malanje. O Postulantado fez em 2017, em Quibala; ingressando no Noviciado de Rodeio (SC) no ano seguinte. Professou pela primeira vez na Ordem em 10 de janeiro de 2019; e cursou Filosofia de 2019 a 2023.

 

 

Frei Venâncio Canombelo Candundo

Nasceu no dia 5 de janeiro de 1996, no município do Katchiungo, Província do Huambo. Filho de Albino Candundo e Rosália Mbuio, tem 8 irmãos. Batizado no dia 22 de dezembro de 1996, foi crismado no dia 1º de dezembro de 2013. Efetivamente, de 2015 a 2017 viveu no Seminário Monte Alverne, na Província de Malanje. Frei Venâncio foi admitido ao Postulantado no dia 7 de fevereiro de 2018, em Quibala.  No dia 20 de janeiro de 2019, foi admitido ao Noviciado em Quibala e, no dia 11 de janeiro de 2020, teve a graça de fazer a sua primeira Profissão Temporária. Cursou Filosofia na FAE Centro Universitário, em Curitiba (PR), de 2020 a 2022, fazendo o Ano Missionário em 2023, em Quibala.



 

Moacir Beggo, na Sede Provincial em São Paulo