Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Todos estamos ansiosos pela volta das festividades a Santo Antônio”, diz pároco do Pari

12/06/2022

Notícias

São Paulo (SP) – O mês de junho é o mais devocional do calendário e abre com um dos santos mais queridos desta religiosidade popular: o franciscano Santo Antônio de Pádua. Como casamenteiro ou solidário no pãozinho ao pobre, ele está ao lado dos fiéis devotos, indicando-nos o Evangelho de Jesus Cristo. Durante dois anos, essa manifestação de fé e religiosidade se viu limitada nas redes digitais por conta da pandemia da Covid-19 que assolou o mundo. Com ela, veio o isolamento e o que menos se podia fazer era tocar, abraçar ou beijar.

Nesta segunda-feira, 13 de junho, a Paróquia Santo Antônio do Pari promove a 108ª Festa em honra ao Padroeiro. “Retomar a Festa presencialmente será um momento de muita alegria para nós, porque todos estamos ansiosos por esta celebração. Esperamos fazer uma festa grandiosa, viver esse espírito de pertença às nossas comunidades que celebram Santo  Antônio, de modo particular aqui no Pari”, espera o pároco Frei Wilson Simão, ressaltando que a pandemia não acabou: “Estamos passando por ela ainda e é importante lembrar e tomar consciência que a pandemia não acabou. Todo cuidado é importante, como o uso de máscaras e manter a higienização das mãos”, lembrou o frade.

Frei Wilson lembra que a Festa não deixou de acontecer mesmo durante a pandemia. “Celebramos a festa religiosa, sem o presencial, por via digital. A Festa social, que é marcante e faz parte do calendário da cidade de São Paulo, não houve. Nós estamos retomando gradualmente a festa social e religiosa e esperamos uma boa participação das pessoas nesta segunda”, destaca o frade.

“Para nós, cristãos, devotos de Santo Antônio, é muito importante celebrar um santo que, ao mesmo tempo, vem de uma devoção popular, mas é muito mais que um santo casamenteiro. Ele é um Doutor da Igreja, que viveu e testemunhou o Evangelho de Cristo. Viveu uma vida coerente, porque sabia que muito mais que anunciar é preciso viver a Palavra. Ele viveu a Palavra e se tornou o Trombeta do Evangelho”, observou o pároco, que está há quatro anos à frente desta Paróquia. “A primeira Festa, em 2019, que participei foi uma grande festa. Depois vieram os dois anos de pandemia”, recordou.

Santo Antônio também é conhecido como Padroeiro dos humildes porque distribuía alimentos aos mais necessitados. Foi essa inspiração que as igrejas dedicadas ao santo tiveram ao distribuir pães aos fiéis, chamado de Pão de Santo Antônio. “Quando olhamos para a Igreja como um todo, dos santos populares, Santo Antônio é um grande santo festeiro. A maioria das igrejas, franciscana ou não, celebra Santo Antônio, porque as pessoas têm devoção a este grande santo. Tem devoção não porque é casamenteiro, mas porque ensina a partilhar o pão, ensina a viver esse espírito de cuidado, de ternura, particularmente neste tempo. Ele não é somente um santo dos franciscanos”, lembra.

Segundo o pároco, na Ordem Franciscana, Santo Antônio está à frente do fundador São Francisco de Assis. “Eu vejo e percebo, estando à frente de uma paróquia franciscana, que o franciscano Santo Antônio é muito mais popular do que o fundador São Francisco, o santo do amor, da ternura, da paz. Eu ainda ontem, na minha homilia, perguntei quais santos nós temos tanta devoção. Tem santo que a gente consegue expressar uma fé e uma devoção, tem outro santo que é santo por ser declarado santo. Santo Antônio e São Benedito abrem um caminho para os demais, para celebrar com grandiosidade porque são os devotos que os celebram e os festejam com intensidade no mundo inteiro”, avalia o frade.

Segundo o frade, o tema geral da Festa deste ano está em sintonia e comunhão com a Igreja, por causa do tema da Campanha da Fraternidade. “Escolhemos como tema ‘Santo Antônio, grande educador da fé cristã’. Ou seja, Santo Antônio nos ensina a sermos educados na fé cristã”, indicou. O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Educação”, com base no lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DE SANTO ANTÔNIO – 13/6 (segunda-feira)

Na festa social, o tradicional bolo de Santo Antônio é uma das grandes atrações da festa do Pari, junto ao pão bento, que é distribuído gratuitamente aos fiéis. A distribuição só é possível porque muitos devotos fazem sua doação à Paróquia.

Missas: 6h00, 7h30, 9h00, 10h30, 12h00, 13h30, 15h00, 16h30 e 18h00.

Missa solene: 19h30, presidida pelo Definidor Provincial e ex-Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, seguida de procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas do bairro.

Festa externa com barracas e comida típica

No dia 13 de junho, a partir das 6 horas

Distribuição do Pão bento e venda do lírio e do bolo de Santo Antônio.

Quermesse: das 7h às 22h


Comunicação da Província da Imaculada Conceição