Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Esse jovem santo continua nos encantando”, diz Dom Carlos

13/06/2022

Notícias

São Paulo (SP) – “É ele que diz que a Palavra é viva quando são as obras que falam. Vivemos num mundo de muito palavreado. Precisamos de mais ações que promovam a vida, a justiça, a Paz e Bem que vem de Deus”. O pedido partiu de Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Região Brasilândia, que presidiu a Missa das 15h00 na Igreja Santo Antônio do Pari, nesta segunda-feira, 13 de junho, Dia de Santo Antônio.

Na sua homilia, o povo, que lotou a bela igreja do Pari, ouviu de Dom Carlos uma mensagem de esperança para um mundo tão conturbado a partir dos ensinamentos do santo franciscano.

“‘Preguem sempre, quando for preciso use as palavras’. Essa é uma frase de São Francisco de Assis, a quem o jovem Antônio conheceu e se encantou pelo seu jeito de viver: é por aqui que eu quero seguir. Deixou uma vida cômoda dentro de um convento quando viu os ossos dos frades que voltaram do Marrocos e que foram martirizados pelos infiéis. Ele, então, toma uma decisão: deixa sua família nobre, deixa o seu país e Fernando se torna Antônio”, recordou o bispo capuchinho.

“É dele a frase depois de ouvir isso de São Francisco: ‘Cessem as palavras, falem as obras’. Ele que falou tanto, ele que é a Trombeta do evangelho, que pregou tanto. Se os homens não queriam escutar, ele pregava aos peixes. Esse é Santo Antônio, esse jovem que viveu só onze anos a vida franciscana, que com 36 anos foi levado ao céu. Só com 36 anos. Já se passaram mais de 800 anos e ele continua nos encantando. Continua nos encantando porque ouviu essa Palavra que acabamos de ouvir. Ele ouviu essa Palavra na sabedoria. Ele preferiu a sabedoria de Deus do que o ouro e a prata. Ele ouviu esse salmo e disse: eu irei proclamar!”, recordou.

“E ele ouviu essa Palavra de Cristo: ‘Ide por todo o mundo e anunciai’. Nós vivemos no mundo cheio de notícias falsas, de fake news, de tanta tristeza. Hoje mesmo o Brasil ouviu que encontraram assassinados aqueles dois homens que lutavam pela bio, pela Amazônia, pelos índios e pela vida. Quantas notícias tristes, quantas notícias não muito boas que chegam ao nosso coração. Antônio nos traz uma notícia, não qualquer notícia: a boa notícia no Senhor Nosso Deus. É ele que nos fala. Quem ama não conhece nada que seja difícil, porque ele viveu naquela fonte de amor: ‘Prova de amor não há do que doar a vida pelo irmão'”, disse.

Para ele, precisamos amar mais. “Existe tanto ódio no nosso meio, tantas armas, tanta tristeza, tanta morte. E ele diz: ‘quem ama não conhece nada difícil’. Parece que precisamos voltar a essa fonte de amor, essa fonte que nos apaixona, essa fonte que Santo Antônio traz na mão: esse Menino que nos trouxe o amor, que é o caminho, a verdade e a vida. Precisamos voltar a essa fonte que Santo Antônio traz na mão, que é a Palavra de Deus. Essa Palavra que nos dá sabedoria que tanto necessitamos. Mas se ele fala do amor, ele fala de tantas outras coisas bonitas. Ele diz que a paciência é a melhor maneira de vencer. Não a paciência passiva, mas a paciência que constrói pelo bem. Alguém deu um bofetão na face, oferece a outra. Te tirou a túnica, ofereça o manto. Ele nos propõe a proposta do Cristo: a da não-violência. Chega de violência! Mas precisamos de paz!”, pediu.

“É ele que diz que a Palavra é viva quando são as obras que falam. Vivemos num mundo de muito palavreado. Precisamos de mais ações que promovam a vida, a justiça, a paz e bem que vem de Deus. No Evangelho, Jesus diz: ‘Ide’. Nós vivemos num mundo que cada vez mais parece que somos convidados a ficar parados, inertes, sozinhos. E ontem nós celebramos a Festa da Santíssima Trindade, em que Deus não é solidão, mas comunidade. Por isso, precisamos levar uma notícia boa, uma notícia de salvação”, exortou.

“Meus irmãos e minhas irmãs, passaram-se oitocentos anos e ele continua nos encantando. Olha os sinais que traz esse jovem santo: o seu hábito franciscano, a simplicidade; olha o que ele traz na mão, o próprio Cristo no seu coração; quantos pães ele traz na sua mão. Que esse pão que nos alimenta o corpo nos faça viver como o Pão do céu que ele traz nos seus braços. Ele traz ainda um livro num mundo tão contaminado, e ele nos propõe a pureza, por isso traz esse lírio tão bonito. Mas a Fonte das Fontes é aquela onde o Menino está em cima: É a Palavra de Deus. Essa Palavra que transforma. Não deixe de se encontrar a cada dia com a Palavra de Deus. O Papa Francisco diz que cada encontro com Cristo muda a nossa vida. Não deixe de participar com sua comunidade, de comungar, e deixar que a Palavra te conduza por caminhos de salvação, por caminhos de amor, por caminhos de paz”, pediu.

“Que Santo Antônio, junto de Deus, interceda por cada um de nós. Que sejamos também nós, bênção, uma boa palavra, um bom anúncio para aqueles que estão do nosso lado, para aqueles que Deus coloca a cada dia no nosso caminho! Que Deus nos ajude e Santo Antônio nos inspire e interceda por nós!”, completou.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição