Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Somos da família de Deus”, diz Frei Carlos ao encerrar a Trezena de Santo Antônio no Pari

12/06/2022

Notícias

São Paulo (SP) – O frio que chegou com força nestes dias a São Paulo não espantou os devotos de Santo Antônio que vieram participar do último dia da Trezena de Santo Antônio na Igreja do Pari, às 19h00. A última celebração, que preparou os fiéis devotos para a Festa de Santo Antônio, nesta segunda-feira, 13 de junho, foi presidida pelo pároco Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa, da Paróquia Santa Cruz do Jardim Peri Alto, e Frei João Lopes da Silva.

Neste Dia dos Namorados, o tema foi “Santo Antônio, educador do amor”, mas neste ano o tema geral da Festa, que chegou à 108ª edição, foi “Santo Antônio, grande educador na fé cristã”, em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e Educação”, com base no lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Neste domingo, a liturgia celebra a solenidade da Santíssima Trindade, e a família se encontra para celebrar e agradecer a Deus que é Pai e criador, que é Filho redentor e que é Espírito santificador. Durante treze dias, em treze enfoques diferentes, mostrou-se o Deus Amor que conduziu o santo na sua vida, no seu testemunho, nas suas pregações.

Na sua homilia, Frei Carlos buscou duas comparações que falam da Santíssima Trindade. “Uma vem lá da antiguidade, com Santo Irineu. Defensor de grande fé e apologeta, lutava contra as heresias. Segundo ele, na Santíssima Trindade o Pai é o tronco do nosso corpo, a raiz do nosso corpo como Pai criador. E depois, o Filho e o Espírito Santo são as mãos abertas na direção aos cristãos”, disse. A Santíssima Trindade é Mistério de amor e comunhão. Deus Uno e Trino. Um só Deus em três Pessoas. Três Pessoas e uma única natureza e substância. Uma indivisa unidade.

Para o celebrante, uma imagem atual é dizer que a Santíssima Trindade é como uma família. “Deus Pai é como uma família que vive em unidade e não separada. Podemos dizer que a família é a expressão dessa unidade trinitária: O pai, a mãe e os filhos. Embora papai, mamãe e os filhos são diferentes, muitas vezes muito diferentes. Mas a família, embora na sua diferença, tem que ter unidade na sua vocação. Assim, como a Trindade, na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a família de hoje, o pai, a mãe e os filhos também simbolizam esse mistério cristão”, explicou.

                                                                         (toque nas imagens para ampliá-las)

“Há uma frase muito bonita que diz que Deus é a comunhão dos Três, não a solidão do Um. Comunhão é diferente de solidão. Deus é Trindade! Deus não é solidão. Por essa razão, nossa fé é eclesial e comunitária. Somos da família de Deus”, disse.

Frei Carlos fez um resumo da vida de Santo Antônio, protetor das famílias, para que vivam nessa graça de Deus. “Foi o santo mais rápido canonizado”, lembrou.

Falando aos casais e namorados, lembrou a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Amoris Laetitia, falando de um amor fecundo que não deve ser um amor passageiro. “Um amor que mesmo passando pelo sofrimento e angústias, há de superar todas as dificuldades”, enfatizou. Segundo a Exortação, a relação fecunda do casal torna-se uma imagem para descobrir e descrever o mistério de Deus, fundamental na visão cristã da Trindade que, em Deus, contempla o Pai, o Filho e o Espírito de amor. O Deus Trindade é comunhão de amor; e a família, o seu reflexo vivente. A Este aspecto trinitário do casal encontra uma nova representação na teologia paulina, quando o Apóstolo relaciona o casal com o ‘mistério’ da união entre Cristo e a Igreja.

“Hoje, agradecemos a Deus pela vida de cada casal, pai e mãe, seus filhos, também pedimos a intercessão de Santo Antônio a todos que estão namorando, que estão noivos, para que acertem na sua vocação, na sua opção de vida. Também rezemos por todos que buscam um amor”, pediu. Na sequência, o celebrante pediu que todos os casais viessem à frente do altar para receber a bênção de Santo Antônio, marcando este Dia dos Namorados.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DE SANTO ANTÔNIO – 13/6 (segunda-feira)

Missas: 6h00, 7h30, 9h00, 10h30, 12h00, 13h30, 15h00, 16h30 e 18h00.

Missa solene: 19h30, presidida pelo Definidor Provincial e ex-Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, seguida de procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas do bairro.

Festa externa com barracas e comida típica

No dia 13 de junho, a partir das 6 horas

Distribuição do Pão bento e venda do lírio e do bolo de Santo Antônio.

Quermesse: das 7h às 22h


Comunicação da Província da Imaculada Conceição