Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola: Solenidade de São Francisco encerra Jornada pelo Cuidado da Criação

07/10/2019

Notícias

A solenidade de São Francisco de Assis, na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, marcou o encerramento da V Jornada Mundial da Oração pelo Cuidado da Criação, lembrando também neste ano o jubileu dos 800 anos do encontro de São Francisco com o sultão Al Malik Al-Kamil. Os diversos ministérios foram animados pelos frades e pelas irmãs do mosteiro, formando um coro misto e a Santa Missa foi presidida pelo guardião da Fraternidade Franciscana São Francisco de Assis e capelão do mosteiro Sagrado Coração de Jesus, Frei João Baptista Canjenjenga e concelebrada por Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior, mestre de postulantes, Frei Matondo Kwanzambi Domingos, OFMCap, Pe. Celestino Epalanga, S.J, presidente da Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Migrações da CEAST.

Na homilia, o presidente da celebração recordou que Francisco era um exemplo de relação não só com os homens, mas com todas as criaturas. Segundo ele, assim como Francisco entregou-se nas mãos de Deus, somos também chamados a imitá-lo. No final da Missa, Pe. Epalanga fez o balanço das atividades realizadas durante a V Jornada da Criação pela Comissão Episcopal. O mesmo notou uma fraca participação das escolas católicas, congregações e grupos apostólicos e agradeceu a participação dos frades nas atividades realizadas e finalizou dizendo que o cuidado da criação é de todos nós porque somos todos franciscanos.

Após a Missa, houve um momento recreativo com a Família Franciscana, onde estiveram presentes dez congregações, sacerdotes diocesanos, OFS, Jufra e diversos convidados.

Este dia foi precedido de vários outros acontecimentos em honra ao Seráfico Pai, São Francisco de Assis: Do dia 24 de setembro ao dia 2 de outubro, foi realizada, às 17h30, na capela do mosteiro Sagrado Coração de Jesus, a novena do Santo de Assis. Na noite do dia 27 para o dia 28, aconteceu a vigília no Kimbo São Francisco de Assis, que contou com a participação dos fiéis da Paróquia São Lucas. No dia 3, foi celebrado o Trânsito de São Francisco.

No dia 2 foi realizado pela primeira vez, no Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), onde os frades estudam o curso de Filosofia, uma exposição com os temas: “Breve história de São Francisco de Assis e da presença dos Frades Menores em Angola e o Cuidado da Criação na dimensão Franciscana”, apresentado por Frei Miguel Tchiteculo e Frei António da Silva.

Frei Abel Ndala Sahuma Nganji e Frei Evaristo Seque Joaquim