Sete jovens admitidos no Postulantado da Missão de Angola
02/02/2017
Com muita alegria, a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola admitiu, neste dia 1º de fevereiro, sete jovens ao Postulantado Santo Antônio, em Kibala. A celebração foi presidida pelo presidente da Fundação, Frei José Antônio dos Santos, e concelebrada pelo guardião da Fraternidade, Frei Alisson Luiz Zanetti, e pelo mestre dos postulantes, Frei Marco Antônio dos Santos.
Foram admitidos para fazer essa experiência, os jovens: Abel Ndala Cahuma Nganji, Clementino Samuel Miguel, David Vicente da Conceição Gaeita, Lucas Eduardo Maurício, Luiz Antonio Gungo, Silvano Kessongo Pinto Leitura e Valódia João Manuel Baptista Domingos.
Frei José Antônio, com suas palavras acolhedoras, admitiu os sete candidatos para fazer a experiência de um ano no Postulantado de Kibala, preparando-se para ingressar na Ordem dos Frades Menores. Na homilia contou-nos uma fábula sobre o fascínio que a chama de uma vela exercia sobre as mariposas. O que as deslumbrava? Seria a luz ou o calor?
Então, pediram a ajuda da mariposa-rainha. Depois de meditar sobre o assunto, ela aconselhou que cada uma, individualmente, procurasse encontrar a resposta. Todas saíram procurando desvendar o segredo do fogo. Passado algum tempo, uma mariposa voltou cega de um olho, afirmando que havia chegado perto demais e que a luminosidade da vela lhe tinha ofuscado, e que continuava sem entender os mistérios da luz. Outra voltou com uma asa queimada, reconhecendo que sua experiência não fora satisfatória.
Por séculos, as mariposas não entenderam por que a luz lhes extasiava tanto. Até que um dia uma voou na direção de uma lamparina com tanta determinação que morreu queimada. Nesse dia, a mariposa-rainha falou: “Somente esta mariposa conheceu o mistério do fogo, mas nós nunca saberemos”
Segundo o presidente da Fundação, devemos viver “como as mariposas”, que procuram entender o que é a luz da vela. “Não bastam ações como se aproximar da chama para sentir o aquecimento, ou ver de longe para apreciar o seu brilho; é preciso mergulhar dentro da chama para fazer a experiência radical”, ensinou, indicando que a experiência no postulantado deve ser total. Segundo o frade, deve ser assim a nossa experiência em Cristo: devemos mergulhar Nele para tornarmos num só. Não olhar distante, mas mergulhar dentro do Amor de Deus, porque só assim seremos perseverantes e quem perseverar até ao fim será salvo.
O sete jovens receberam simbolicamente o Tau franciscano, sinalizando o compromisso com o Cristo e Francisco.
Após a celebração, o dia foi de confraternização, no café da manhã, no futebol e durante o almoço, momentos onde celebramos a verdadeira festa de nossa vida que é a vida em fraternidade.
Que Deus abençoe estes jovens que cotidianamente dão seu sim a Deus. Que abençoe a Fraternidade de Santo Antônio, em Kibala, que os acolhem e os formam no caminho do discipulado de Cristo.
Frei Pedro Isaías L. Vitangui, ofm