Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Ser leitor é seguir e imitar a ação de Deus”, diz Frei César aos novos leitores da Província

12/09/2020

Notícias

Frei Roger Strapazzon e Moacir Beggo

 Petrópolis (RJ) – “Ser leitor é seguir e imitar a ação de Deus”. Foi com essa motivação que o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, acolheu quatro frades do tempo da Teologia ao Ministério do Leitorado. Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei Crisóstomo Pinto Ñgala, Frei David Belinelli e Frei Horonato Salvador Gaspar foram instituídos leitores neste sábado (12/9), às 8 horas, durante a Oração da Manhã (Laudes) na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ).

Segundo Frei César, esses jovens frades não ganharam distinções de poder, mas assumem um serviço. “A igreja quer ser ministerial, ou seja, viver na dinâmica do serviço, da dinâmica do lava-pés”, disse o Ministro Provincial. A Fraternidade do Sagrado e um pequeno número de fiéis participaram deste momento. O povo pôde acompanhar pela página do Facebook da Paróquia (facebook.com/paroquiadosagradopetropolis).

O rito de instituição dos leitores teve início com a chamada feita pelo mestre Frei Marcos Antônio de Andrade após a leitura do Evangelho.

CRISTO, O PRIMEIRO GRANDE LEITOR

Na sua reflexão, Frei César disse que os novos leitores são escolhidos para servir à Palavra de Deus, para proclamá-la com reverência e dignidade. “O centro de tudo é a Palavra de Deus. Não existe celebração que não tenha a Palavra. É o momento em que Deus mesmo nos fala, nos orienta e nos conduz. Portanto, aquele que lê, aquele que proclama, o leitor, ele serve à Palavra. E serve em favor de toda a comunidade cristã”, explicou.

Segundo o Ministro Provincial, o leitor se torna um mediador, aquele que empresta sua própria voz a Deus. “Mas ele não lê qualquer texto, uma letra morta. São João, no prólogo de seu Evangelho, nos fala claramente que Deus é a Palavra ou a Palavra é o próprio Deus. A Palavra que tudo cria. Mas o Filho também é Palavra. Estava com Deus e era Deus, a Palavra que vivifica. O Filho-Palavra vem ao mundo para iluminar, trazer luz, e o faz revelando a face de Deus, comunicando a face de Deus. Com isso, podemos dizer que o primeiro grande leitor é o próprio Cristo, que comunica e revela o Pai”, ressaltou.

 Frei Augusto, Frei Crisóstomo, Frei David e Frei Honorato recebem o Ministério do Leitorado

Referindo-se a outro texto de São João (1Jo 1,1-4), disse que a Palavra tem a sua própria força criadora e vivificante, porque é a presença real do próprio Deus e do próprio Filho. “Ser leitor é, portanto, seguir e imitar a ação de Deus”, enfatizou o celebrante.

Frei César lembrou que para São Francisco de Assis, a Palavra também estava no centro de tudo. “Ele mesmo nos diz que a Palavra, o Evangelho, o próprio Cristo é a nossa forma de vida. Portanto, ser frade significa deixar-se conduzir pelo próprio Deus”, sublinhou.

“O biógrafo Tomás de Celano nos diz que diante da Palavra, ele não argumentava, não discutia, não duvidava. Deus acabara de lhe falar e feliz partia para executar as ordens que acabara de ouvir. Para ele, a Palavra era viva, era o próprio Deus. Por isso, não permitia que as palavras ficassem jogadas”, observou.

Frei César citou o Testamento de São Francisco para, segundo ele, buscar um pensamento inspirador a esta celebração. Assim diz São Francisco: “Devemos honrar e respeitar aos que ministram as santíssimas palavras divinas como a quem ministra espírito e vida”.

“Portanto, meus caros irmãos, que vão assumir esse serviço de leitores, nós queremos, todos juntos como Fraternidade, pedir a graça de Deus e a intercessão de Nossa Mãe Imaculada para que vocês, assim também procurem comunicar essa presença real do próprio Deus, com muita consciência, com muita dignidade. Como nos pede São Francisco, com muito respeito, porque estão ministrando espírito e vida”, enfatizou.

Por isso, pedimos que nós todos busquemos alcançar, busquemos ser essa comunicação que transmite com fidelidade a Palavra de Deus para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas”, completou.

Após a homilia, Frei Augusto, Frei David, Frei Crisóstomo e Frei Honorato se aproximarem do presbitério, colocando-se à frente do Ministro Provincial, que rogou a Deus Pai que derramasse a graça da sua bênção sobre estes seus servos.

Da esq. para dir: Frei Crisóstomo, Frei David, Frei Augusto e Frei Honorato

Cada frade, com as mãos no livro dos Evangelhos, ouviu de Frei César a recomendação de anunciar fielmente a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens. Normalmente, o rito terminaria com abraço dos confrades, mas seguindo as normas sanitárias, Frei César pediu uma salva de palmas aos novos leitores.

No dia 17 de outubro, em outra celebração, os frades Frei Canga Manoel Mazoa; Frei Gabriel Dellandrea; Frei Hugo Camara dos Santos; Frei Jorge Henrique Lisot Camargo, (Custódia das Sete Alegrias); Frei Marcos Schwengber; Frei Pedro Renato Pereira da Silva, (Custódia das Sete Alegrias); Frei Raoul Bentes (Custódia São Benedito) receberão o ministério do Acolitado.