Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades do tempo da Teologia recebem o Leitorado

14/06/2019

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – O Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei César Külkamp, presidiu, às 18 horas, desta sexta-feira 14 de junho, a Celebração Eucarística na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), onde 11 frades que estão no tempo da Teologia receberam o ministério do Leitorado. A celebração foi concelebrada pelo pároco Frei Jorge Paulo Schiavini e pelo mestre Frei Marcos Antônio de Andrade.

Após a proclamação do Evangelho do dia, Frei Marcos de Andrade convidou a se aproximarem do presbitério os frades que seriam instituídos leitores, cuja função será a de proclamar a Palavra de Deus. São eles: Frei Alfredo Epalanga Prego, Frei André Luis do Nascimento de Souza, Frei Canga Manoel Mazoa, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Hugo Câmara dos Santos, Frei Jorge Henrique Lisot Camargo, Frei Marcos Schwengber, Frei Mário Sampaio Pelu, Frei Pedro Renato Pereira da Silva, Frei Raoul Antônio Azevedo Bentes e Frei Santana Sebastião Cafunda.

Na homilia, Frei César recordou que a Igreja está celebrando os 60 anos do Concílio Vaticano II, e, segundo ele, o Documento Lumen Gentium (Luz dos povos) é um dos grandes textos do Concílio que trata sobre a evangelização na Igreja. “Hoje, estamos celebrando um tipo de ministério, existem muitos outros, de tal forma que a Igreja foi se constituindo na tarefa de evangelização e do anúncio da Palavra de Deus como uma Igreja ministerial, ou seja, uma Igreja que serve”, recordou.

“NOSSO TESOURO É A GRAÇA DE DEUS COLOCADA EM VASOS DE BARRO”

“Todos nós temos qualidades e capacidades dadas por Deus. É como um tesouro que nos é confiado, como bem nos ensinou Cristo em seu Evangelho. Cabe a cada um multiplicarmos e fazê-los crescer”, disse Frei César, para quem o mandato de Deus de ir por todo o mundo e anunciar a Palavra a toda criatura é universal e é para todos os batizados. Segundo ele, é por isso que a Igreja reconheceu sua missão ministerial.

O Ministro Provincial presidiu o rito da instituição dos Leitores. “Hoje, estamos pedindo a Deus a instituição destes nossos irmãos como Leitores, como proclamadores de sua Palavra. Este ministério é uma participação imediata na evangelização, mas também se têm em vista outros ministérios ordenados, mas este quer ser, acima de tudo, um anúncio da Palavra”, afirmou o presidente da celebração.

Frei César chamou atenção ao fato de que São Francisco pede aos frades para que não sejam apenas proclamadores da Palavra, mas que, primeiramente, deixem-se tocar e transformar por ela. “Não se trata, portanto, apenas dizer palavras, mas deixar que elas, com sua força e presença restauradora, faça de nós um canal e uma terra fértil. Este é um anseio e um compromisso que assumimos com a nossa própria vocação franciscana. Por isso, São Francisco tinha toda a atenção com a Palavra para que ela nunca passasse em vão em sua vida, mas ocupasse um lugar primordial. Ela é a base e o núcleo central da evangelização. E é ela que produz todos os frutos, nós somos meros instrumentos dessa Palavra”, encerrou o Ministro Provincial.

Os onze frades candidatos ao serviço de Leitor se coloram no presbitério e Frei César rogou a Deus Pai que derramasse a graça da sua bênção sobre estes seus servos, escolhidos para o ministério dos Leitores. “Que eles, desempenhando com zelo o ministério que lhes é confiado e anunciando a Cristo, glorifiquem o Pai que está nos céus. Concedei que meditando assiduamente a vossa Palavra, sejam nela instruídos e fielmente a anunciem aos seus irmãos”, pediu.

Cada frade recebeu das mãos do Ministro Provincial a Palavra de Deus com a recomendação de anunciar fielmente a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens. O rito terminou com o abraço do Ministro Provincial e dos frades concelebrantes. Na sequência, teve início a liturgia eucarística.

No final, Frei Jorge agradeceu a presença de Frei César e anunciou que, no próximo dia 30 de junho, o Ministro Provincial estará de volta para a ordenação diaconal de Frei José Morais Cambolo,  às 10 horas. Frei César também agradeceu e disse que é motivo de muita alegria retornar à Fraternidade onde residiu por mais tempo como frade. A invocação da bênção, por intercessão de São Francisco de Assis, encerrou a celebração.

VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO E DO RITO DE INSTITUIÇÃO DOS LEITORES