Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade do Sagrado acolhe os professandos

07/09/2019

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – A celebração da Profissão Solene de cinco frades na Província Franciscana da Imaculada Conceição e da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola começou neste sábado, dia 7 de setembro, Dia da Pátria e da Independência do Brasil. Durante a celebração antes do almoço, os professandos – Frei Canga Manuel Mazoa, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Hugo Câmara dos Santos e Frei Roger Strapazzon – fizeram o pedido à Fraternidade do Sagrado Coração para ingressar definitivamente na Ordem dos Frades Menores e foram acolhidos com alegria e fé.

Frei Marcos Antônio de Andrade, mestre da etapa da Teologia, fez a acolhida e explicou, especialmente aos familiares e amigos presentes, que por tradição antes mesmo da Profissão Solene dos votos, os candidatos à profissão fazem o pedido à fraternidade na pessoa do Guardião. Esse pedido foi feito no refeitório do Convento de Petrópolis (RJ). “O rito da Profissão está começando agora”, revelou Frei Marcos.

A profissão perpétua, o último degrau para o frade menor ingressar definitivamente na vida religiosa, será feito neste domingo, 8 de setembro, pelos professandos ao Ministro Provincial Frei César Külkamp durante a Celebração Eucarística, às 10 horas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ).

Esses jovens frades já foram aprovados anteriormente para a Profissão Solene pelo Ministro Provincial, Frei César, pelos membros do Governo Provincial, pela equipe de formação desta etapa de Teologia e também pelos confrades que se posicionaram a partir do pedido que fizeram de professar solenemente na Ordem dos Frades Menores.

O pedido é feito individualmente, mas este gesto simbólico diante dos confrades, dos familiares e amigos presentes neste dia, além de ser uma tradição franciscana, faz parte da vida em fraternidade.

O guardião presidiu este momento celebrativo. Frei Jorge perguntou aos professandos: “Meus irmãos, qual é o vosso desejo?”. Eles responderam juntos: “Reverendíssimo Guardião e diletíssimos irmãos em Cristo, rogamos a vós pelo amor de Deus, da bem-aventurada sempre Virgem Maria, de nosso Pai São Francisco, de todos os Santos, admitir-nos à Profissão dos votos perpétuos na Ordem, para fazermos penitência, emendarmos a nossa vida e servirmos fielmente a Deus até a morte. Também pedimos perdão de todas as faltas cometidas durante o tempo da provação e rogamos que vos lembreis de nós em vossas preces para que com a graça de Deus possamos ser fiéis ao ideal de vida franciscana que com a graça de Deus nos propusemos abraçar”. Eles ouviram, então, a resposta: “Demos graças a Deus!”

DOS QUE QUEREM ABRAÇAR ESTA VIDA E DE COMO DEVEM SER ACEITOS

Frei Jorge iniciou sua reflexão lendo o segundo capítulo da Regra dos Frades Menores, intitulado: Dos que querem abraçar esta vida e de como devem ser aceitos. “Aqueles que quiserem seguir esta vida e vão ter com os nossos Irmãos, mandem-nos estes a seus ministros provinciais, aos quais somente e não a outrem, se conceda licença de receberem Irmãos. Os ministros, porém, os examinem diligentemente sobre a fé católica e os sacramentos da Igreja. E se crerem todas estas coisas e as quiserem professar com fidelidade e observar com firmeza, até o fim; a eles digam os ministros a palavra do santo Evangelho (cf. Mt 19,21), que vão e vendam tudo o que possuem, e tratem de distribuir entre os pobres. Findo o ano de provação, sejam admitidos à obediência, com a promessa de observarem sempre esta vida e esta Regra”.

Segundo o guardião, a caminhada feita até a Celebração da Profissão Solene foi um tempo de experimentar o modo franciscano no seguimento de Jesus Cristo. “Ficamos felizes que este tempo tenha fortalecido ainda mais esta vontade de assumir esta forma de vida para sempre”, destacou.

Frei Jorge recomendou aos professandos que assumam com alegria e humildade a vocação franciscana no dia a dia e que sejam dispostos a perceber o mistério de Deus nos desafios, percalços e conquistas da vida fraterna, da Igreja e do mundo. “Vive-se tempos difíceis de firmar compromissos definitivos”, observou o frade.

“Lembrem que entramos na Ordem para viver o Evangelho de Jesus Cristo numa vida de penitência e obediência a partir da fé professada na Igreja, mas no mundo junto às outras criaturas. Que está porta divina nos dê a dimensão da humildade necessária diante da vida e a esperança de que Deus no seu espírito sempre renovará e transformara a vossa experiência religiosa para o bem do Reino de Deus”, desejou Frei Jorge.

“Da nossa parte nos comprometemos em rezar por vocês, que vocês sejam felizes como franciscanos e que façam também muitas pessoas felizes. Que Deus vos abençoe e vos conduza!”, completou.

Em seguida, Frei Jorge acolheu os familiares e amigos dos professandos e deu a bênção final. A Celebração continuou com a partilha do almoço, preparado pela Fraternidade do Sagrado.

Frei Santana Sebastião Cafunda fez o pedido à sua Fraternidade de Duque de Caxias (RJ), onde reside atualmente. O Guardião, Frei Cláudio Broca de Siqueira, fez uma reflexão que se resume em três palavras: perseverança busca contínua e acolhida. “Desejo a você muita perseverança! E que cada vez mais possas buscar aquilo que te propusestes seguir. Nós, seus irmãos, te acolhemos e agradecemos por sua vocação”, ressaltou.


VEJA MAIS IMAGENS DESTE MOMENTO CELEBRATIVO