Frades do Tempo da Teologia fazem retiro para a Profissão Solene
31/07/2020
Frei Augusto Luiz Gabriel
Petrópolis (RJ) – Durante todo o mês de julho, seis frades estudantes da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ) – Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei David Belinelli, Frei Heberti Senra Inácio, Frei Leandro Ferreira Silva, Frei Marcos Schwengber e Frei Tiago Gomes Elias -, que atualmente estão no tempo da Teologia, estiveram em retiro em vista a preparação para a profissão solene na Ordem dos Frades Menores (OFM), o último degrau para um frade ingressar definitivamente na vida religiosa.
Costumeiramente, este tempo de preparação acontece no Noviciado São José e no Eremitério Frei Egídio de Rodeio (SC), mas devido à pandemia e às restrições, neste ano realizou-se no Sagrado e entornos de Petrópolis, contando com ricos momentos de oração, meditação, contemplação, partilhas, caminhadas, desertos e trilhas.
A cada semana, um frade da Fraternidade Permanente conduziu estes momentos de maneira criativa, como este tempo de pandemia pede. Houve momentos de exposição de textos iluminadores para cada dia. Destaque-se a experiência realizada por duas vezes em um sítio, gentilmente cedido pelo sr. Celso e D. Bernadete. Localizado em um vale com grandes montanhas, o espaço serviu como um Eremitério. Por aproximadamente 10 dias, em semanas diferentes, fez-se dali um lugar de encontro pessoal com Deus. O tempo ofereceu dias ensolarados e céu de anil.
Para Frei Marcos Schwengber, o retiro aconteceu, mesmo ficando em Petrópolis. “Muitas eram as expectativas de onde poderia acontecer. Acredito que, assim como esperávamos o lugar, esperávamos um encontro com Deus mais próximo do que o do dia a dia; esperávamos parar; esperávamos nos retirar; esperávamos deixar as coisas velhas para trás e encontrar coisas novas; esperávamos renovar a nossa fé; esperávamos renovar o nosso vigor franciscano. Esperávamos tantas coisas que já aconteceram e outras que acontecerão à medida em que nos colocarmos nas mãos do Oleiro, dono de nossa vida e vocação”, revelou.
Fazer esse percurso, sem acesso à internet ou qualquer outro tipo de meios de comunicação, é começar tudo de novo, é abandonar-se no silêncio, é sair da correria e ter tempo para si, pois, sempre é necessário recomeçar, assim como o fez e disse São Francisco de Assis: “Comecemos, irmãos, pois até agora pouco ou nada fizemos”.
Segundo o paulistano Frei Leandro F. Silva, o retiro é o lugar do encontro com o próprio eu e com Deus: “Isto favorece uma melhor compreensão de minhas escolhas, projeto de vida e história vocacional. Durante este percurso, pude aprofundar e fazer a experiência com Jesus Cristo, a partir do modo de vida de São Francisco de Assis”. Para ele, este tempo de reflexão propiciou uma familiarização maior com a identidade franciscana: “Francisco nos mostra constantemente como segui-lo de maneira simples e despojada”.
A Profissão Solene ainda não tem data marcada, mas queremos deixar registrado a nossa gratidão à Província da Imaculada Conceição do Brasil, em nome de todos os frades da Fraternidade do Sagrado, que não mediram esforços para propiciarem o bom êxito deste tempo de parada e meditação. Agradecemos também ao sr. Celso e D. Bernadete pela amizade e por nos emprestarem por alguns dias o sítio que se tornou para nós um verdadeiro eremitério franciscano, repleto de flores, silêncio, oração e contemplação e, acima de tudo, de concretização da vida!
CONHEÇA OS FUTUROS PROFESSANDOS
VEJA MAIS IMAGENS