Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana Franciscana celebra São Francisco em Petrópolis

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – No próximo dia 4 de outubro, a Igreja e, especialmente, a Família Franciscana, celebram o dia de São Francisco de Assis. Na Paróquia e Convento do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), os frades promovem a “Semana Franciscana”, que começa no domingo, 27 de setembro e vai até 4 de outubro. Mesmo em meio à pandemia, com celebrações e reflexões em vídeo até bênçãos dos animais, a Semana Franciscana visa celebrar as festividades do Santo de Assis em grande estilo. Além disso, os franciscanos prometem a realização de uma #livefranciscana e do tradicional Transitus de São Francisco, que acontecerá de maneira virtual e interativa.

Para o pároco Frei Jorge Paulo Schiavini, a “Semana Franciscana” é uma oportunidade de bebermos diretamente na fonte da espiritualidade de Francisco. “Temos a possibilidade de conhecer um pouco mais daquela grande novidade que Frei Francisco descobriu em Jesus Cristo. E, neste ano, de várias formas poderemos sentir a alegria, a humildade e a generosidade deste santo, de modo especial pelas celebrações, mas também pelas reflexões, pela arte e pela #livefranciscana que está sendo preparada com muito carinho pelos frades do Sagrado”, adiantou.

Segundo Frei Jorge, o objetivo principal é celebrar aquele que é o inspirador tanto da vocação e da caminhada espiritual dos freis, como também para os paroquianos do Sagrado, para a Família Franciscana e muitos simpatizantes de São Francisco. “Em meio à pandemia, a experiência iluminadora de São Francisco reaviva sempre a esperança: somos sustentados por Deus, que se aproxima de nós de modo especial em nossos sofrimentos. Desta forma, algumas celebrações serão presenciais, com os limites que neste momento nos são apresentados. De modo especial, queremos atingir neste ano aqueles que nos acompanham pelas redes sociais de suas casas e de outros locais”, revelou.

LIVE FRANCISCANA

A “Live Franciscana”, no dia 02 de outubro, às 20 horas,  promete ser uma noite com muita música, interação, devoção, espiritualidade, sorteios, arte e fé. A Paróquia do Sagrado é a anfitriã e conta com a parceria da TvFranciscanos e do Pró-Vocações da Província da Imaculada Conceição do Brasil, do Serviço de Justiça Paz e Integridade da Criação (JPIC), da Ordem dos Frades Menores; Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora; Custódia São Benedito da Amazônia; Diocese de Petrópolis, Instituto Teológico Franciscano e Canarinhos de Petrópolis (RJ); Paróquia da Porciúncula de Sant’Ana de Niterói (RJ); Paróquia São Francisco de Assis de Campo Grande (MS); Seminário Franciscano Frei Galvão de Guaratinguetá (SP) e Convento São Boaventura de Campo Largo (PR); blog do Conexão Fraterna; Folhinha do Sagrado Coração de Jesus; Irmãs Clarissas de Nova Iguaçu (RJ), e de outras páginas e grupos no Facebook, que aceitaram o convite e irão transmitir em cadeia e ao vivo este especial.

Durante as apresentações, os internautas poderão acompanhar trechos da história de vida de São Francisco de Assis. Além de orações e momentos de espiritualidade que serão conduzidos pelos freis do Sagrado, a live contará com canções em estilo pot-pourri e interação com o público.

“A #livefranciscana será uma imersão na vida e espiritualidade de São Francisco por meio da arte, canto e poesia, elementos caros ao próprio santo, conhecido como o ‘Cantor do Irmão Sol’. Dessa forma, queremos nos aproximar de São Francisco, que é, ainda hoje, uma inspiração para vivermos uma vida plena na comunhão com Deus e com todos os seres criados”, afirmou o pároco Frei Jorge.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

1º DIA (30/09): SÃO FRANCISCO E A PALAVRA DE DEUS
Celebração Eucarística às 18 horas

2º DIA (01/10): SÃO FRANCISCO E A MISSÃO
Celebração Eucarística às 18 horas

3º DIA (02/10): SÃO FRANCISCO E A HUMILDADE
Celebração Eucarística às 18 horas

(02/10): #LIVEFRANCISCANA
Ao vivo pelo Facebook e YouTube às 20 horas!

(03/10): TRÂNSITO DE SÃO FRANCISCO
Ao vivo pelo Facebook às 18 horas

(04/10) FESTA DE SÃO FRANCISCO

  • 7h, 10h, 18 e 20h: Celebração Eucarística
  • 8h às 12h: Bênção dos animais
  • 18h: Especial de São Francisco com os Canarinhos de Petrópolis

SÉRIE DE REFLEXÕES: “POR QUE A TI FRANCISCO?”
De 27 de setembro a 04 de outubro às 8 horas

TRÍDUO DE SÃO FRANCISCO
De 30 de setembro a 2 de outubro, às 18 horas, a programação da Semana Franciscana também prevê celebrações do Tríduo de São Francisco. As Missas poderão ser frequentadas, com as devidas restrições, mas também poderão ser acompanhadas pelo Facebook da Paróquia do Sagrado. Entre os temas de reflexão, destacam-se temáticas ligadas à missão e humildade de São Francisco e sua relação com a Palavra de Deus.

FESTA DE SÃO FRANCISCO
No dia 4 de outubro, a Igreja do Sagrado estará aberta durante todo o dia e contará com Celebrações Eucarísticas às 7h, 10h, 18h e 20h. E, das 8h às 12h, os frades estarão realizando a tradicional bênção dos animais na portaria da Igreja.

O Coro de Meninos mais antigo do Brasil também marcará presença na Semana Franciscana, pois, será transmitido o “Especial de São Francisco com o Coral dos Canarinhos”, às 18 horas. Trata-se de uma oportunidade única de rever da sua casa um dos corais mais tradicionais do país. O Instituto dos Meninos Canarinhos de Petrópolis (IMCP) foi fundado com o Coral dos Meninos em 1942. Quase três mil vozes passaram pelos Canarinhos de Petrópolis, marcando a história do coro e da música sacra brasileira.

“Celebre com os freis e com a Paróquia do Sagrado a Semana Franciscana. Vamos nos unir em uma semana de oração, cultura e reflexão. Que em meio às dificuldades que enfrentamos neste tempo da pandemia, possamos viver em fraternidade, iluminados pela força que vem do alto. Que São Francisco nos inspire e interceda por todos”, deseja Frei Jorge.