Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Especial com Maria” marca o encerramento do mês mariano em Petrópolis

01/06/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ)  – Os freis franciscanos do Convento e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ) encerraram, neste domingo (31/05),  o mês de maio, dedicado especialmente à devoção a Maria. A portas fechadas, por conta da pandemia do novo coronavírus e sem a presença dos fiéis, os frades encheram a centenária Igreja do Sagrado com espiritualidade, música, arte, poesia e interação, reunindo participantes do Brasil e até do exterior para reverenciar a Mãe de Deus numa noite especial.

A Paróquia do Sagrado foi a anfitriã deste evento online e interativo. Durante a transmissão, os participantes foram convidados a publicar em suas redes sociais fotos e comentários com a  hashtagLive Mariana”. Além disso, os freis contaram com a parceria da TvFranciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil, do Serviço de Justiça Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Ordem dos Frades Menores, da Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, da Paróquia Santa Clara de Imbariê (RJ), Convento São Boaventura de Campo Largo (PR), Paróquia São Francisco de Assis de Duque de Caxias (RJ), blog do Conexão Fraterna do Rio, Paróquia Nossa Senhora do Rosário e do Convento da Penha de Vila Velha (ES), como também das páginas da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, do Centro Filatélico Franciscano e de outros canais e grupos do Facebook e YouTube.

Frei Jaime Campos, coordenador do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), da Ordem dos Frades Menores, deixou em vídeo mensagem sobre a comemoração dos cinco anos da Encíclica Laudato Si’. Segundo ele, o Papa Francisco situa a Virgem Maria como uma pessoa que foi capaz de acompanhar o sofrimento do seu Filho Jesus Cristo. “Hoje, Maria acompanha a dor e o sofrimento de tantos crucificados e também de toda a criação”, observou. Frei Jaime aproveitou para anunciar que, durante todo este ano, a Família Franciscana mundial celebra o aniversário de cinco anos da Encíclica, através de uma campanha lançada na semana passada, chamada “Revolução Laudato Si’”. “Convido todos vocês para que se unam nesta Campanha e que possamos colocar em ações concretas a mensagem e os valores da Encíclica do Papa Francisco sobre o Cuidado da Criação”, propôs.

A jovem Shayana Baptista, da comunidade Santa Rita de Cássia da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis (RJ),  dançou e interpretou a canção “Negra Mariama”, canto popular e bem conhecido pelo povo da Baixada Fluminense, rendendo louvores à Mãe de Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida. “É sempre uma honra poder homenagear a nossa mãezinha”, disse emocionada. De Sorocaba (SP), da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Frei Florival Mariano de Toledo abrilhantou a noite, entoando a música da qual é coautor, “Nossa Senhora dos Anjos”,  do CD “Perfeita Alegria”.

Frei José Ariovaldo Silva, vigário paroquial da Paróquia do Sagrado, lançou com exclusividade a poesia “Do lado de cá”, arrancando muitas reações e comentários positivos dos internautas. Segundo ele, a inspiração se deu através de uma pintura do quadro do artista Luis Sainz. Já da Paróquia Santa Clara de Assis, de Imbariê (RJ), Frei Gabriel Dellandrea cantou “Anunciação”, do cantor e compositor Alceu Valença. “Maria sabia que Jesus estava a caminho, e por isso já escutava os seus sinais”, recordou o jovem frade.

Durante toda a transmissão, o apresentador Frei Felipe Carretta interagiu com os telespectadores lendo alguns comentários, como o da Sandra Guedes​, que agradeceu todos os freis “por trazer esse lindo trabalho para dentro de nossas residências”. Já Tainá Freitas disse que a “live com louvores a Mãe Maria foi maravilhosa”! Rosana Sousa dos Santos, de Natal (RN), disse: “Que coisa boa de ouvir! A música, assim como Maria, é um acalento em nossa vida”. Frei Rafael Spricigo, de Ituporanga (SC), também deixou registrado a sua participação: “Imensamente feliz por rever os confrades de caminhada. Por intercessão de Maria Imaculada Deus abençoe a todos. Obrigado por este momento de oração e arte”.

Os frades da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola deixaram a live mais animada e fizeram um intercâmbio cultural, com músicas e ritmos próprios do povo angolano. Entre as canções, os freis entoaram, a caráter, a música “Mama Muxima”. Segundo Frei Canga Manoel Mazoa, “Mama Muxima” representa o grande amor dos angolanos por Maria. “Ela é a mãe do coração e está presente na vida dos angolanos em todos os momentos, seja de alegria, tristeza, como também de esperança”, enfatizou. “Para nós, Maria é a Mama Muxima”, finalizou.

Entre uma interação e outra, os freis do Sagrado cantaram canções populares em estilo pot-pourri e em gregoriano.

Diretamente do Convento São Boaventura de Campo Largo (PR), os frades de Rondinha cantaram a música “Salve Rainha mãe de Deus”, do compositor José Alves, com direito a flauta, harmônio, baixo e violão. E de Araraquara (SP), a jovem irmã Karine Edvirges Zendro, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, cantou em alemão a música “Ave-Maria”.

No final da transmissão ao vivo, que durou 1h40, Frei Felipe agradeceu a todos pela participação e interação, especialmente ao pároco e guardião Frei Jorge Paulo Schiavini, que apoiou desde o começo o “Especial com Maria”. Com a palavra, Frei Jorge agradeceu a todos pela companhia e também aqueles que colaboraram para o bom êxito da live.  “Como é bom estar perto de nossa Mãe Maria por meio da oração, arte e poesia”, refletiu.

Frei Felipe agradeceu todas as páginas pela parceria, divulgação e apoio na promoção da #LiveMariana. E, convidou todos os freis participantes a se dirigirem até a frente da imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição para, juntos, entoarem o “Tota Pulchra”, canto tradicional dos franciscanos.


VEJA MAIS IMAGENS


ASSISTA A #LIVEMARIANA