Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santuário do Valongo celebra 375 anos. Missa neste domingo.

23/01/2015

Notícias

santos

Frei Rozântimo (à. esq.) e Frei André (à dir) em frente ao Convento

Elaine Rodrigues, especial para este site

Santos (SP) – Um dos principais templos franciscanos do Brasil, o Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos, celebra 375 anos de fundação na próxima segunda-feira (26), data em que também é comemorado o aniversário da Cidade. Em alusão à data, será celebrada Missa solene na noite de domingo (25), às 19 horas, com a inauguração da nova iluminação da fachada, integrando as programaçãoes oficiais do aniversário de Santos. Como Santo Antônio é um dos mais populares do catolicismo, a fé depositada nele é celebrada no Valongo desde 26 de janeiro de 1640, quando os franciscanos fundaram o templo religioso.

Segundo Frei Rozântimo Antunes Costa, chegar aos 375 anos é resultado de inúmeros sofrimentos e extraordinárias vitórias. “Nada se conquista sem luta, garra e sobretudo fé de todos aqueles que fizeram essa história, e que hoje são personagens de nossa mais sincera veneração, amizade e agradecimento”, acredita.

“Para tudo há um momento debaixo dos céus: tempo de nascer, tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar e tempo para sarar; tempo para demolir e tempo para construir…” (Ecl. 3,1-3). A lista desse livro bíblico é longa e não pretende ser completa. Devemos continuá-la. Assim tendo em vista os 375 anos do Santuário Santo Antônio do Valongo, do qual muito me orgulho de fazer parte, cabe a todos nós tomar consciência desta verdade: as graças que seus filhos receberam tem sua origem no Coração do Senhor – Ele é poderoso; Ele é que demonstrou o poder de seu braço; Ele é que “de bens saciou os famintos” (Lc. 1,53)”, acrescenta Frei Rozântimo, pedindo que Santo Antônio continue abençoando e intercedendo por toda Baixada Santista e por esse “longo vale” Valongo.

O Santuário Santo Antônio do Valongo integra o patrimônio histórico e cultural da Baixada Santista, compondo o Centro Histórico de Santos. O local é visitado por turistas de toda a parte e é bastante procurado por noivos porque Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro. O bairro passa por um momento ímpar de revitalização, com a construção das torres da Petrobras atrás do Santuário e com a pujança do Museu Pelé, inaugurado no ano passado, à frente do templo religioso. Além disso, a igreja é um dos pontos do roteiro do bonde turístico de Santos.

No Valongo há uma fraternidade composta por três sacerdotes da Ordem dos Frades Menores (OFM): Frei André Becker, o reitor, e os vigários Frei Rozântimo Antunes Costa e Frei Hipólito Martendal. Hoje o Valongo, como é carinhosamente conhecido, tem a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no Morro São Bento, como sua Matriz.

A comunidade eclesial conta com diversas pastorais e a Ordem Franciscana Secular (OFS), que realizam uma série de ações evangelizadoras e sociais, como o cursinho de pré-vestibular comunitário Educafro, a cooperativa de fábrica de vassouras a partir de garrafas pet, a Escola de Informática e Cidadania (EIC), o Roupeiro de Santa Clara, entre outros.

A exposição de presépios internacionais do Valongo é conhecida por pessoas de diversos lugares e chegou a sua 21ª edição, uma verdadeira mostra do espírito franciscano de retratar aos povos a chegada de Menino Jesus ao mundo.

Curiosamente, também em janeiro, dois frades do Santuário comemoram aniversário de ordenação. E no mesmo dia. Tanto para Frei André como para Frei Rozântimo, o dia 17 de janeiro ficou marcado como o início de suas vidas enquanto sacerdotes. Frei André completou 34 anos de sacerdócio e Frei Rozântimo, 28.

Ainda na linha das comemorações, no próximo dia 4 de fevereiro é a vez da Juventude Franciscana do Valongo soprar velinhas pelo seu 42º aniversário.