Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santuário celebra São Francisco de Assis

05/10/2015

Notícias

santos_alto

Com o tema “Louvado sejas, meu Senhor”, a Comunidade do Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos, celebrou com muita alegria a festa de São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro.

O nosso tema foi inspirado na Carta Encíclica do papa Francisco “Laudato Sí, pois a encíclica mostra a atualidade do santo e porque ele é o Padroeiro da Ecologia”.

santos_2Iniciamos com a missa das 8 horas com a 1ª Eucaristia dos Adultos, ao término da missa tivemos a abertura da VIII Feira Ecológica com artesanatos em matérias reciclados e praça de alimentação.

Às 10 horas foi lançado o livro “Passos do Amor”- a peregrinação de Francisco de Assis a Santiago de Compostela, do jornalista Luiz Carlos Ferraz.

A tradicional bênção dos animais aconteceu de hora em hora.

São Francisco nos ensina a servir Jesus Cristo, amando a todas as criaturas, a Igreja, vivendo o Evangelho. Francisco buscou sempre viver em harmonia com a natureza, pois Ele sabia que tudo era obra da criação de Deus.

Que possamos a cada dia imitá-lo em busca constante de querer assemelhar-se ao próprio Cristo.

Em sua vida terrena cultivou em seu coração a perfeita alegria, e pedia também aos seus irmãos e Irmãs que a cultivassem a mesma em seus corações.

Como tínhamos programado uma procissão com São Francisco no bonde turístico da cidade, apesar da chuva prevalecer, não desanimamos. São Francisco num belo andor decorado foi colocado no bonde e muitos fiéis, com seus animaizinhos, fizeram um passeio pelas ruas do centro histórico de Santos, com muitos cantos e muita alegria, palmas e um forte: Viva São Francisco, que se repetia várias vezes.

Por fim, a imagem foi carregada para dentro do Santuário, para o encerramento das festividades, onde os fiéis puderam participar da Santa Missa em honra e louvor ao Santo com seus animais de estimação, presidida por Frei André Becker reitor do Santuário, concelebrada por Frei Hipólito Martendal e Frei Rozântimo Antunes Costa.

Rezemos como São Francisco: Louvado sejas, meu Senhor, por todas as criaturas!

Por Valdelice dos Santos Silva, especial para este site