Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Peçam prudência e sabedoria, aconselhou Frei João

14/06/2018

Notícias

santosnoite_130618G

Érika Augusto

Santos (SP) – Foi debaixo de muita chuva que os devotos de Santo Antônio do Santuário do Valongo celebraram procissão e a última Missa do dia do Padroeiro na cidade de Santos, litoral paulista. Os fiéis, que saíram em procissão pouco depois das 18 horas, tiveram que abrir o guarda-chuva para caminhar atrás do andor. No trajeto, Frei João Pereira Lopes, reitor do Santuário, convidou os presentes a rezarem pela paz nas famílias, no bairro, no local de trabalho e na sociedade.

A Missa de encerramento foi celebrada às 19 horas, num palco montado em frente ao Convento do Valongo. Nem a chuva, que caiu insistentemente durante o início da celebração, desanimou os presentes. De guarda-chuva em mãos ou se escondendo debaixo das barracas e dos toldos do comércio, os devotos prestaram sua última homenagem do dia a Santo Antônio.

santosnoite_1306182Em sua homilia, Frei João Pereira Lopes, recordou o tema da festa deste ano “Santo Antônio e os cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída, a serviço do Reino'” e afirmou que um leigo missionário precisa de duas características, conforme a primeira leitura, extraída do Livro da Sabedoria: “Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria”(Sb 7, 7).

“A prudência é uma virtude que nos dá a capacidade de fazer a escolha certa e encontrar os meios adequados para realizá-la”, explicou. E completou: “A sabedoria é a capacidade de saborear tudo aquilo que Deus criou para nós, sabendo fazer a escolha certa, aquela que agrada o Senhor Nosso Deus”.

Frei João afirmou que a sabedoria não se limita ao saber científico, pois muitas pessoas são muito sábias sem nunca terem tido a oportunidade de estudar. Estas pessoas, sobretudo as mais antigas, possuem um saber que não é ensinado nas universidades, e isto precisa ser valorizado.

O reitor pediu que os devotos rezassem, pedindo a luz do Espírito Santo. “Não podemos ser como as crianças, que entram em qualquer onda. Precisamos ser prudentes e sábios, para que não nos deixemos enganar pelas ondas, mas caminhemos com Jesus, iluminados pelo Espírito Santo. Que saibamos fazer a escolha daquilo que é verdadeiro e bom”, acrescentou, afirmando que Santo Antônio foi um santo grandioso porque tinha prudência e sabedoria.

Grupo Ação do Coração
Durante todo o dia, o grupo Ação do Coração esteve presente na festa do Valongo. A iniciativa surgiu a partir da morte do jovem ator Eduardo Furkini, da cidade de Santos, vítima de um infarto fulminante. A partir da confecção de corações de tecido, os voluntários querem despertar a consciência para o cuidado com a saúde, sobretudo as doenças cardíacas. No dia 2 de agosto haverá uma caminhada e culto ecumênico, cujo encerramento será no Santuário do Valongo. A data já consta no calendário oficial da cidade desde 2012.

 

santos_130604G

Santos (SP) – Apesar da chuva forte que atingiu a cidade na madrugada e no início da manhã, os devotos de Santo Antônio no litoral paulista foram agraciados com um tempo bom nesta quarta-feira, 13 de junho. O Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos, recebeu um bom número de fiéis, que veio prestar sua homenagem a um dos santos mais queridos do mundo.

Para hoje, as voluntárias que trabalham na confecção do bolo de Santo Antônio prepararam cerca de 250 formas de pão de ló que são recheados, confeitados, abençoados e vendidos aos devotos. Distribuídas dentro dos bolos, estão uma centena de medalhas. Entre os confeitos, destacam-se as cores da bandeira do Brasil, por causa da Copa do Mundo. A voluntária Clarice Abreu dos Santos é a responsável pelo bolo de Santo Antônio e afirma que faz 28 anos que ajuda na festa de Santo Antônio no Valongo.

santos_130618-28Por volta do meio-dia, a fila para comprar o bolo era grande. Muitas pessoas que trabalham na região aproveitaram o horário de almoço para vir ao Santuário, que neste ano conta com uma praça de alimentação no lado externo. A barraca que distribui o pão bento também é muito procurada pelos fiéis. Dona Cícera veio de São Vicente, acompanhada de sua família. Há 15 anos ela fez uma promessa ao santo para superar problemas financeiros e foi atendida. Desde então, ela oferta os pães no Santuário do Valongo, como forma de agradecimento.

Outra devota que está sempre no Santuário é Dona Rute, ou Rutinha, como é conhecida. Aos 88 anos, ela se define como “misseira”, pois afirma que sempre que passa por uma igreja onde vai começar a missa, ela participa. Mas a sua grande devoção mesmo é Santo Antônio. Ela vem ao Valongo toda terça-feira, dia tradicionalmente dedicado ao santo e, emocionada, testemunha seu carinho ao santo lisboeta. “Já recebi muitas graças dele, então não posso deixar de vir. Eu tenho que agradecer sempre”, afirmou.

Na parte da manhã foram celebradas 3 missas, às 7h, 8h e 10h. Ao meio-dia, Dom Tarcísio Scaramussa, bispo da Diocese de Santos, presidiu a Celebração Eucarística. Em sua homilia, o bispo citou um pensamento de Santo Antônio: “A palavra se torna concreta, viva, quando se transforma em prática, em obras”, recordou.

Dom Tarcísio falou sobre o Ano do Laicato, comemorado na Igreja do Brasil neste ano e tema da festa e de toda a Trezena no Valongo. “O  que nós, comunidade católica, falamos com a nossa vida, com o nosso jeito de ser? Em todo lugar, na família, no trabalho. Elas falam da Palavra de Deus? São palavras transformadas em obras? Nossa sociedade é mais justa com a nossa prática? Nossa sociedade é mais honesta com a nossa prática?”, questionou. Ele encerrou sua homilia citando um trecho da Exortação Apostólica Gaudete et exsultate, sobre a chamada à santidade no mundo atual.

378 anos de história na cidade de Santos

O histórico Santuário Santo Antônio do Valongo acolheu durante todo o dia centenas de fiéis, vindos de diversas localidades, que agradeciam as graças alcançadas. O local, de 378 anos, tem muitas histórias para contar. Ele abrigou, no ano de 1823, o Monsenhor Mastai Ferretti, Núncio Apostólico que estava a caminho do Chile quando teve que desembarcar no porto de Santos por problemas em sua nau. Mais de 20 anos depois, o Monsenhor foi eleito Papa, ganhando o nome de Papa Pio IX.

Em 1860, um episódio movimentou os devotos de Santo Antônio no Valongo. O ponto final da estrada de ferro da Companhia São Paulo Railway ficava ao lado da igreja. Para sua construção, foi demolida parte do convento, porém a empresa tentou demolir também a igreja. Quando os funcionários tentaram remover a imagem do padroeiro, ela tornou-se tão pesada, que nem todos os envolvidos conseguiram movê-la do lugar. Segundo conta a história, a partir deste episódio muitos se converteram, entre moradores e funcionários da antiga companhia.