Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Valongo realiza a 25ª Exposição de Presépios

16/12/2018

Notícias


A tradição de montar presépios foi herdada de São Francisco de Assis que, segundo a tradição, montou o primeiro presépio na cidade italiana de Greccio, em 1223. Da Itália, essa tradição se espalhou pela Europa e pelo mundo inteiro.

Para nós, franciscanos, repetir essa bonita tarefa é transmitir um pouco da espiritualidade herdada de nosso seráfico pai: mostrar o Jesus menino que nasce a cada dia em nossos corações de maneira única e especial. Por esse motivo, demonstrando a novidade do nascimento de Cristo, aqui no Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos, a exposição de presépios é renovada a cada ano.

Em cada exposição, vemos a novidade do nascimento de Jesus, apresentada a partir da fé e da sensibilidade artística de pessoas que traduzem em arte o cenário que carregam na memória e no coração. No presépio, encontro Jesus e Ele me encontra. Francisco de Assis queria ver com os próprios olhos em que condições o Menino Jesus havia nascido. De fato, entre Francisco e Cristo nascera uma grande e terna amizade. Os primeiros biógrafos do santo não se cansam de realçar a intimidade entre os dois. “Quantos encontros entre Jesus e ele. Levava Jesus em seu coração, Jesus em seus lábios, Jesus nos ouvidos, Jesus nos seus olhos, Jesus em suas mãos, Jesus em toda parte” (1Cel, 115).

A amizade com o Menino Jesus me move a promover a paz e a respeitar todas as pessoas, sem distinções. Ele, mesmo existindo em condição divina, tem a vontade de se fazer semelhante a cada um de nós: pobres, ricos, homens, mulheres. Essa compreensão nos motiva. Nos congrega. Reavive o espírito natalino!

Este ano estamos completando 25 anos de exposição. Neste espírito, voluntários, muitos deles artesãos, se propuseram a usar de seu talento e criatividade para deixá-la viva e especial. São 35 presépios, cenários belíssimos, com materiais comuns, próprios de nossa terra, que nos fazem voltar a Belém e reviver a simplicidade do Natal: Deus se fez carne para vir habitar entre nós. Essa espiritualidade da simplicidade e da humildade, própria do Natal, desperta a solidariedade, a alegria de servir e o desejo de começar uma vida nova com Jesus.

Que a celebração do nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo traga fé, esperança e alegria as famílias e lares. Desejamos a todos um Feliz Natal e um abençoado Ano Novo!

Que o Menino Deus abençoe a todos!

SERVIÇO:

25ª Exposição Franciscana de Presépios
Santuário Santo Antônio do Valongo
Largo Marquês de Monte Alegre, 13, Santos, SP
(13) 3219-1481
www.portalvalongo.com

De 16 de dezembro a 28 de janeiro
De terça a domingo, das 10h às 17h30
Nos dias 24, 25, 31/12 e 1º/01 a Exposição estará fechada

Comunicação da Província Imaculada Conceição