Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Romaria de São Mateus vem do Norte capixaba

23/04/2022

Notícias


Na madrugada deste sábado, 23 de abril, a alegria da Ressurreição tomou conta de um povo devoto e religioso do Norte do Espírito Santo. O município de São Mateus lotou cerca de 40 ônibus e, com a condução do seu pastor, o bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, chegaram logo cedo a Vila Velha para prestar a homenagem a Nossa Senhora da Penha. Outro grande número de romeiros veio em seus carros. Todos foram acolhidos pelo guardião Frei Djalmo Fuck em nome do Convento da Penha e dos franciscanos da Província da Imaculada Conceição.

Muitos romeiros ficaram acordados porque alguns ônibus deixaram São Mateus a 1 ou 2 horas da madrugada. O bispo representa 710 comunidades e 20 paróquias, divididas em quatro foranias: Capixaba, Praiana, Mineira e Baiana.

Segundo o bispo, uma das maiores festas de devoção popular está de volta depois de dois anos em que ficamos um pouco travados, sem a experiência desse encontro que diversos romeiros vêm dos mais diversos lugares além do nosso Estado do Espírito Santo. “Voltar aqui hoje é de fato agradecer a Deus. Deus seja louvado por esse retorno”, disse.

“Nós viemos aos pés da Virgem Mãe para agradecer e buscar forças para a Igreja depois desse tempo de pandemia. Que ela volte mais reforçada ainda, mais fervorosa na fé, mais comprometida com a vida. Hoje somos convidados à luz de Cristo buscar essa força”, emendou o bispo.

Dom Paulo lembrou que houve o tempo da pandemia para ficar em casa, mas agora é hora de voltar ao templo com os devidos cuidados, para a vivência comunitária e a experiência pascal do Cristo Ressuscitado. “O que está chamando a atenção do bispo e dos presbíteros neste cenário pandêmico ou pós-pandêmico é que quem está retornando ao templo de uma forma mais expressiva são os idosos. E isso nos preocupa”, alertou o bispo.

“Jesus vem a nós a cada dia e quer se deixar encontrar no próximo, na Eucaristia e na Palavra. Também na vida de oração cotidiana. Todos nós podemos fazer a experiência de fé com Jesus vivo. E assim também queremos anunciar o Evangelho. A fé abre os nossos ouvidos para escutar Jesus, que está muito próximo de nós. Nos traz a paz e sopra sobre nós o Espírito Santo”, observou.

“Muitos clamores, muitos milagres, que dirigimos ao Pai não acontecem porque nossa fé não é autêntica. A fé não pode ficar em cima do muro. Ou a gente tem fé, acredita, ou não temos fé. É preciso acreditar”, pediu.

O guardião do Convento da Penha, Djalmo Fuck agradeceu ao bispo, ao clero, seminaristas e o povo da Diocese que vieram para esta celebração. “Muito obrigado pela presença de vocês”, disse o guardião.

Dom Paulo cantou “Misericórdia” no encerramento da Missa. Dom Paulo é compositor e escritor. Em suas obras destacam-se o livro “Estar de bem com a vida” – Editora Flor & Cultura, Três CDs: Cantando com o jovem, Meu Profeta, Vida, Sonhos e Canções, e muitas outras composições a serviço da Igreja (todas de sua autoria).

A Diocese de São Mateus foi criada em 16 de fevereiro de 1958 pelo Papa Pio XII, com território desmembrado da então Diocese do Espírito Santo, hoje Arquidiocese de Vitória.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição