Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Termina a “Festa do Reencontro”. Dom Dario pede “sinais divinos na vida das pessoas”.

25/04/2022

Notícias

Vila Velha (ES) – Diante de quase cem mil pessoas, o Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, chegou a insistir para sermos “sinais divinos na vida das pessoas, sinais do cuidado do Pai, sinais de vida, justiça e fraternidade” no encerramento, nesta segunda-feira (25/4), da 452ª Festa da Penha, depois de nove dias de muita devoção e celebrações. Nesse tempo, Maria voltou ao centro das atenções do povo capixaba, especialmente nas grandes demonstrações de fé da Romaria dos Homens e das Mulheres, que levaram às ruas mais de 900 mil pessoas.

Como disse o guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck, foi a Festa do Reencontro: “Embora estivéssemos todos saindo de uma pandemia, tão difícil e sofrida nestes dois anos, a presença dos fiéis e devotos da Virgem Penha, a Senhora das Alegrias, foi expressiva e envolvente. Podemos dizer com certeza que esta foi uma edição histórica. Foi a Festa do recomeço, do encontro, do abraço, do sorriso sem máscaras, da saudade de estarmos juntos, de celebrarmos os nossos louvores a nossa Mãe e Rainha, de nosso Oitavário e de nossas Romarias”.

Nesta segunda-feira, feriado em Vila Velha para festejar a Padroeira do estado do Espírito Santo, o Convento da Penha foi o destino da grande maioria do povo capixaba, que já começou a peregrinar para este “Santuário da Graça e do Perdão” a partir da meia-noite desta segunda-feira, quando foi celebrada a primeira Missa do dia.

Às 16h30, uma procissão cruzou a multidão trazendo os acólitos, os seminaristas e diáconos, os sacerdotes, os bispos Dom Paulo Dal’Bó (São Mateus), o Arcebispo de Vitória Dom Dario Campos, Dom Décio Sossai Zandonade (emérito de Colatina), Dom Geraldo Lyrio, arcebispo-emérito de Mariana, e o bispo auxiliar Dom Andherson Franklin. A Missa solene contou com a presença de autoridades civis, entre elas o Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, o Governador do Estado, Renato Casagrande, e autoridades militares do Estado. Logo em seguida, a Padroeira do Espírito Santo entrou no meio da multidão da Prainha, palco das grandes celebrações na reta final da Festa da Penha, carregada por um grupo de marinheiros.

Um dos principais pontos abordados pelo Arcebispo na sua homilia foi o tema da Festa deste ano: “Saúde dos Enfermos, rogai por nós”. “No texto do Evangelho que acabamos de escutar, Maria responde positivamente aos apelos de Deus e se torna portadora da Palavra Viva do Pai, isto é, aquela que gerou Jesus, o Filho de Deus. Oferecendo ao mundo inteiro Aquele que redimiu a humanidade de seus pecados e dores mais profundas, o autor da Vida Plena para todos os filhos e filhas de Deus. De fato, todos os que se aproximavam de Jesus e o ouviam falar do amor do Pai e de Seu Reino de vida para todos, reconheciam a força de sua Palavra e a vida plena que indicavam. Ele não revelou o poder e a graça divina somente por suas Palavras, mas, acima de tudo, por meio de suas atitudes, escolhas e ações”, explicou Dom Dario.

Segundo ele, Jesus o fez comprometendo-se e empenhando-se sempre em ir ao encontro dos necessitados e sofredores, dos doentes e aflitos, manifestando-lhes a bondade, a misericórdia e o consolo divinos. “Deste modo, ao invocarmos a Virgem Maria, como a saúde dos enfermos, voltamos o nosso olhar para o Seu Filho Jesus que a todos acolheu, acompanhou e curou, de suas dores e sofrimentos”, observou.

“Meus irmãos e irmãs, a exemplo da Virgem Maria que foi tocada pela Palavra de Deus, também nós devemos deixar que esta graça nos alcance e transforme. A fim de que nos tornemos sinais divinos na vida das pessoas, principalmente, junto aos que mais sofrem e passam por grandes tribulações. Como verdadeiros discípulos missionários, seguidores de Cristo e portadores de Sua Palavra, devemos nos tornar sinais do cuidado do Pai, alcançando a todos com o amor e ternura divinos”, exortou Dom Dario.

Para o celebrante, hoje somos convidados a dirigir o nosso olhar na direção da Virgem das Alegrias, pedindo que por sua intercessão ao Seu Filho que todos tenham a plena saúde, principalmente, todos os que sofrem e pedem nossas orações. “Todavia, não podemos nos esquecer de que como discípulos missionários de Jesus Cristo, devemos também nos empenhar para que todos e todas tenham saúde integral, isto é, vida digna e plena”, indicou.

Segundo ele, que diz respeito desde à segurança alimentar, passando pela criação e incentivo às políticas públicas que promovam a saúde de todos e todas, tocando todos os aspectos e as necessidades humanas, para que todos tenham vida digna e plena. “Além, é claro, da promoção do acesso à educação inclusiva, única via capaz de consolidar as esperanças de uma sociedade marcada pelos valores da justiça, da fraternidade e da solidariedade. Uma educação iluminada pela sabedoria do Evangelho que indique o caminho do Amor solidário, compassivo e misericordioso”, ensinou.

“Por fim, hoje damos início ao projeto: ‘Dá-lhes vós mesmos de comer’, um apelo que nasce no coração do Evangelho e quer chegar a todas as casas, principalmente, oferecendo alimento, saúde plena e auxílio necessário aos mais empobrecidos. Meus irmãos e irmãs, o mundo mais justo, sinal do Reino requer compromisso de todos os cristãos católicos, os cristãos de outras denominações. Algo que toca também aqueles que estão em posições de governo e liderança social e todos os homens e mulheres de boa vontade. A fim de que unidos possamos, com a graça de Deus, contribuir para que o nosso Estado do Espírito Santo seja marcado pelos sinais de vida, justiça e fraternidade”, enfatizou.

FREI DJALMO FALA DA “FESTA DO REENCONTRO”

“Tempo de plantar, tempo de colher. Tempo de pedir, tempo de agradecer. A Palavra de Deus é bem clara quando nos diz que existe um tempo para todas as coisas. Chegou a hora de fazer um agradecimento especial público por todos quantos se envolveram na Festa da Penha, nesta edição de número 452. Embora estivéssemos todos saindo de uma pandemia, tão difícil e sofrida nestes dois anos, a presença dos fiéis e devotos da Virgem Penha, a Senhora das Alegrias, foi expressiva e envolvente. Podemos dizer com certeza que esta foi uma edição histórica. Foi a Festa do recomeço, do encontro, do abraço, do sorriso sem máscaras, da saudade de estarmos juntos, de celebrarmos os nossos louvores a nossa Mãe e Rainha, de nosso Oitavário e de nossas Romarias”, avaliou o frade.

Segundo ele, a Festa foi um “verdadeiro sucesso” e Deus se mostrou generoso para conosco. “Queremos começar agradecendo a Deus que é motivo e razão de realizarmos todas as coisas, porque absolutamente tudo o que fazemos é para glorificar o seu nome. Queremos louvar Maria, Saúde dos enfermos, nossa Mãe especialmente Mãe do povo capixaba”, disse.

Ele manifestou o contentamento, em nome dos Freis do Convento e da Comissão Organizadora da Festa, pelo empenho na organização desta festa. “O envolvimento das pessoas e das equipes de trabalho na doação do seu precioso tempo, dos inúmeros voluntários e funcionários. Não devemos esquecer nossos patrocinadores”, disse, enumerando todos.

“Que possamos repetir o mesmo empenho e sucesso em 2023!”, pediu, sendo muito aplaudido no final.

COLETIVA

Foi realizada antes da Missa de encerramento uma coletiva para falar da Festa deste ano. Presentes o Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos; o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin; o guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck; e o pároco da Catedral, Frei Renato Criste.

Segundo Frei Djalmo, esse ano a Festa da Penha trouxe muitas inovações. Entre elas o fato de ter mantido a programação virtual simultaneamente ao retorno da festa presencial depois de dois anos.

– Foram 9 dias de programação com atrações culturais e litúrgicas;

– 8 dias com Programação noturna, com atrações que trouxeram grande público: a cantora Fafá de Belém, Pe. Patrick Fernandes, Pe. Anderson Gomes, Bnda Big Beatles, Raquel Carpenter;

– Mais de 50 missas realizadas;

– Somente nas missas do Campinho, foram mais de 120 mil pessoas presentes, fora as que acompanharam on-line;

– 11 romarias (contando as das dioceses), entre elas as Romarias dos Homens e das Mulheres que, juntas, somam quase 1 milhão de pessoas presencialmente, isso sem contar os que acompanharam de forma on-line a Romaria dos Homens;

– Foram Mais de 120 horas de programação – presencial e on-line;

– Cerca de 50 horas de transmissões on-line – número de alcance ainda será fechado;

– Mais de 52 horas de toda programação, on-line e presencial, traduzidas em libras, o que também foi uma inovação deste ano

– Pela primeira vez tivemos a Santa Iluminada em duas cidades: Vila Velha e Serra;

– A Santa Peregrina esteve em Cariacica, na Serra, visitou o comércio da Glória e participou de várias romarias;

– A Festa ganhou a Exposição Procissão Fotográfica, coordenada pela professora Zanete Dadalto, que ficará no Boulevard Shopping, em Vila Velha, até 08/05;

– Importante: a Campanha Paz e Pão, que arrecadou toneladas de alimentos para famílias em situação vulnerável.

 (toque nas imagens para ampliá-las)


Comunicação da Província da Imaculada Conceição