Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Congo traz mais alegrias para a Festa

25/04/2022

Notícias

No coração da Mãe de Deus, a Virgem das Alegrias, há espaço para todos. No último dia da Festa da Penha (25/4), as bandas de congo do Estado subiram logo cedo a ladeira do Convento, ao som dos tambores, casaca, reco-reco, para prestar sua homenagem à Padroeira do Espírito Santo, como diz a letra que é considerada o hino do congo: “Menina que vai na frente / carrega sua bandeira / é pra santa milagrosa / é a nossa padroeira”. Frei Paulo César Ferreira acolheu e agradeceu as bandas de congo por esta demonstração de alegria e fé.

Frei Paulo deu a bênção nos estandartes e instrumentos do congo, além do mastro que será fincado no início da Ladeira da Penitência na Prainha. Segundo o frade, o povo que guarda sua memória, sua tradição, guarda também os valores do espírito, da fé.

O congo é arte, é expressão da cultura do Brasil, acrescentou Frei Paulo, enfatizando o amor profundo das bandas de congo no Espírito Santo pela Mãe dos Capixabas, a Nossa Senhora das Alegrias.

         (toque nas imagens para ampliá-las)

Conjunto musical típico das regiões litorâneas do Espírito Santo, a banda de congo toca e canta principalmente em festas religiosas, como as de São Benedito, São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha. No passado era a forma que os escravos encontravam para homenagear seus santos de devoção, já que eles não podiam participar das festas oficiais da Igreja Católica.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição