Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Relíquia de São Francisco de Assis já está em Vila Velha

20/03/2023

Notícias

Centenas de pessoas participaram da Missa de acolhida da Relíquia e Imagem de São Francisco de Assis no início da noite do último sábado (18), no Santuário do Divino Espírito Santo, no Centro de Vila Velha, Espírito Santo. O oratório, que está peregrinando pelas Fraternidades da Ordem Franciscana Secular de todo o Brasil, estava desde a última quarta-feira (15) em Colatina, no Noroeste do Estado, onde visitou a Paróquia Santa Clara de Assis e o Mosteiro Santíssima Trindade.

A peregrinação da Relíquia faz partes das celebrações em comemoração aos 800 anos da Vida e Regra da OFS. Em solo canela-verde, a Fraternidade Nossa Senhora da Penha organizou diversas atividades para celebrar o acontecimento histórico, entre elas, visitas do SEI (Serviço aos Enfermos e Idosos), Missas, celebração orante e momentos de espiritualidade franciscana.

Na acolhida no Santuário, Frei Clarêncio Neotti presidiu a Eucaristia e Frei Luiz Iakovacz, assistente das Clarissas e da OFS e Vigário Paroquial da Paróquia Santa Clara de Assis, de Colatina, concelebrou. A entrada do oratório foi realizada de forma solene, preparada pela ministra da Fraternidade local juntamente com a comissão formada especialmente para elaborar os roteiros de celebrações. Em um andor móvel, a relíquia foi conduzida até o presbitério e lá apresentada aos fiéis para veneração posterior.

Frei Clarêncio enfatizou que a presença de uma relíquia de primeiro grau do Pobrezinho de Assis, em meio à comunidade franciscana, reforça ainda mais o carisma de Francisco nos frades, nas irmãs e irmãos leigos e nas Irmãs Clarissas. Já a homilia, ele destacou a importância de acolher o fragmento do fêmur de São Francisco. “Estamos na Quaresma, portanto gostaria de destacar os sofrimentos de São Francisco e ao receber a Relíquia de São Francisco, vamos entender o São Francisco imitador, talvez o maior de toda a história cristã, do Cristo sofredor. Na Quaresma nós refletimos sobre o sofrimento de Jesus, caminho misterioso, mas verdadeiro porque foi trilhado. Através do sofrimento e da morte de Jesus de Nazaré, veio a nossa Ressurreição, nossa glória e abertura das portas do céu para todos. Que a visita de São Francisco a esta paróquia, a esta comunidade de fé, nos faça lembrar a grandeza do sofrimento de Jesus na pessoa de Francisco”, afirmou Frei Clarêncio.

Frei Clarêncio concedeu a bênção de São Francisco com a presença da Relíquia do Santo.

Na manhã do domingo (19) foi a vez do Convento da Penha acolher o Oratório com a Relíquia e a Imagem de São Francisco de Assis. A Fraternidade Nossa Senhora da Penha se reuniu em grande número para expressar seus louvores à Padroeira dos capixabas e ao Santo fundador das três Ordens Franciscanas.

A Missa teve tons de solenidade e foi presidida pelo Guardião e Reitor do Convento, Frei Djalmo Fuck, com presença do Frei Pedro Engel, que é irmão leigo e assistente (orientador espiritual) da OFS em Vila Velha. As leituras, a acolhida e as preces, foram feitas pelas pessoas que fazem parte da Ordem Terceira, afinal o motivo da presença da Relíquia foi em recordação festiva por tão importante marca: 8 séculos de história.

Ao acolher os fiéis, Frei Djalmo comentou: “Ao iniciar esta celebração, na alegria de termos junto a Relíquia de São Francisco de Assis, perto de nós, que nos visita com seu amor, com tudo aquilo que significa São Francisco para nossa vida, nossa história, nosso mundo, queremos pedir perdão pelas vezes que não vivemos a fraternidade, a solidariedade, o cuidado com a criação, com o irmão… Que Deus tenha compaixão de nós e São Francisco interceda por cada um de nós”.

Na sequência, a Relíquia foi levada até o Altar do Convento pelas Ministra e Vice-Ministra da Fraternidade da Penha, Maria Amélia Zucollotto e Darcineia Bernardes, respectivamente.

Frei Djalmo falou sobre o papel dos franciscanos no mundo: “Nós franciscanos somos convidados a viver e a testemunhar, primeiramente o espírito de fraternidade, não existe franciscano sozinho, por isso nos chamamos ‘irmãos uns dos outros’, vivemos a vida fraterna; vivemos o espírito de pequenez, de minoridade, de simplicidade. Cada um no seu estado de vida. Os franciscanos seculares de um jeito, os menores de outro, mas todos somos convidados a viver a minoridade, a simplicidade, a pequenez, não se apegar aos bens terrenos e não fazer dos bens a razão de nossa existência. Outra palavra importante, solidariedade. Solidariedade com o mundo, com aqueles que sofrem”, comentou o Reitor do Santuário da Penha.

No fundo, a centenária Ermida de São Francisco

“Estamos diante de uma relíquia, um pequeno fragmento do corpo de São Francisco de Assis. Esse é um sacramental, para lembrar para nós, que olhando para ela, rezando junto aos seus pés, somos convidados a viver a fraternidade, a minoridade, a solidariedade e viver a alegria. Somos gratos à Ordem Franciscana Secular por ter trazido esta relíquia até nós!”, finalizou Frei Djalmo.

Frei Djalmo também fez um convite vocacional para aqueles que desejam iniciar o itinerário da vida da Ordem Franciscana Secular, pedindo as bênçãos e proteção de Nossa Senhora da Penha.

Após a Missa, a Relíquia foi levada até a “casa das irmãs Jesus na Eucaristia”, que fica no sítio histórico da Prainha, em Vila Velha. A noite, o Oratório abençoou os fiéis nas Missas das 17h e das 19h. Na segunda-feira, a Relíquia vai peregrinar pelo Serviço aos Enfermos e Idosos, entre outras atividades, e no fim do dia, às 19h, participa de uma Celebração Penitencial no Santuário de Vila Velha.


Cristian Oliveira, pela Comunicação do Convento da Penha