OFS e JUFRA do Brasil lançam novena de Natal inspirada no Cântico das Criaturas
04/12/2025

Recentemente, a Ordem Franciscana Secular (OFS) do Brasil e a Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil anunciaram o lançamento de uma novena de Natal digital e gratuita. A novena é inspirada no “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis, considerado um dos pilares de sua espiritualidade. O hino expressa o reconhecimento de Deus em todos os elementos da natureza.
O material, elaborado por Irmã Claudenice Sabadin, FCM, visa conectar a alegria do Natal com a espiritualidade ecológica e o louvor à Criação, convidando os participantes à vivência da fraternidade universal. A ação visa convidar não apenas à reflexão pessoal, mas à prática de relações saudáveis com o próximo e com o meio ambiente, em plena sintonia com a missão de humanização integral proposta pelo projeto divino.
O espírito do Cântico, louvor ininterrupto a Deus por Suas obras, lembra a todos que a missão franciscana é inseparável da alegria e da gratidão manifestadas por São Francisco.
Clique aqui para acessar a novena
Conheça um pouco da JUFRA
A Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil é um movimento católico, inserido na Família Franciscana, formado por jovens leigos que se sentem chamados/as pelo Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida cristã, à luz da mensagem de São Francisco e Santa Clara de Assis, aprofundando a própria vocação no âmbito da Ordem Franciscana Secular (OFS).
Em linhas gerais, a JUFRA tem entre seus principais objetivos:
Levar o/a jovem a um compromisso de vida em fraternidade, segundo o carisma francisclariano; despertar para o compromisso de vida, inserido nas realidades presentes no contexto da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil e na América Latina; motivar a vivência dos valores franciscanos; despertar nos/as jovens uma consciência sócio-político-ambiental; além de desenvolver iniciativas que promovam a vida, a paz, a justiça, a fraternidade universal e outros aspectos atinentes à espiritualidade franciscana.
Clique aqui para conhecer mais sobre a JUFRA
Por Guilherme Coutinho, com informações da OFS


