Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

São Francisco e Nossa Senhora da Vitória visitam a Paróquia Santa Clara de Colatina

18/03/2023

Notícias

 Colatina (ES) – Frades e fiéis da Paróquia Santa Clara de Assis de Colatina (ES) viveram dias intensos e históricos na última semana com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Vitória, vinda do Maranhão (MA), e com a visita da Relíquia de São Francisco de Assis, proveniente de Assis, Itália.

A Relíquia chegou na Paróquia Santa Clara na quarta-feira, dia 15/03, e foi recebida no Mosteiro das Irmãs Clarissas com a Celebração Eucarística às 9h, presidida pelo assistente da Ordem Franciscana Secular (OFS) de Colatina, Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, Frei Luiz Iakovacz.

No início da celebração, Frei Luiz explicou que a relíquia é um pequeno fragmento de osso do fêmur de São Francisco de Assis, ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais, vinda da basílica construída em louvor ao santo, em Assis, na Itália. A imagem do santo, que acompanha a relíquia dentro de um oratório de madeira, é uma das mais antigas existentes no mundo, retratando o santo de Assis e foi presenteada pela Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos.

Na homilia, refletindo sobre o Evangelho da 4ª-feira da 3ª Semana da Quaresma (Mt 5,17-19), Frei Luiz ressaltou que na prática de Jesus, Ele nos ensina que o caminho para o seguimento, é o caminho do amor. “Aquele que me ama, observa os meus mandamentos”, disse.

“Saibamos nós também observar os mandamentos e gostar de nossa religião. Gostar que temos um único Deus. Gostar que temos a OFS que é a prolongação de nossos freis e de nossas irmãs Clarissas lá no mundo com todas agitações e perturbações. Que Deus nos ajude, irmãos e irmãs, a seguirmos Francisco de Assis e que sejamos cada vez melhores no seguimento dos valores do Evangelho”, frisou.

Entre as atividades, os membros da OFS promoveram visitas às famílias, hospitais, celebrações, adoração ao Santíssimo e uma visita ao Instituto Franciscano em Nova Almeida das Irmãs Franciscanas do Senhor.

                                                             (toque nas imagens para ampliá-las)

Para Frei Luiz, dois aspectos lhe chamaram atenção. “Por primeiro, a relíquia visitou Lourdes Maria da OFS que ficou na UTI por três meses. Todas as semanas a visitava e, quando podia comungar, dava-lhe a Santa Ceia. Agora está em casa e a família cuida dela. Por segundo, durante as visitas que realizamos nas casas, um gato rodeava as relíquias e, em determinado momento pulou junto delas, ficou bastante tempo ali, acariciava as relíquias como que querendo tocar aquele que é o protetor dos animais. Creio que os animais pressentem quem gosta deles, São Francisco de Assis”, partilhou.

O evento terminou neste sábado, dia 18, com uma missa no Mosteiro das Clarissas às 7h. De Colatina, a relíquia seguiu para o Santuário do Divino Espírito Santo em Vila Velha (ES).

Organizado pelo Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS), a peregrinação da relíquia tem como objetivo celebrar os 800 anos do início da Vida e Regra da Ordem Franciscana Secular (OFS), aprovada pelo Papa Gregório IX, em 20 de maio de 1221, com a Bula “Memoriale Propositi”, marco inicial da Ordem Franciscana Secular, uma das três ordens fundada por São Francisco de Assis.

As imagens estão em peregrinação em todas as fraternidades seculares do Brasil desde 2015, e deverá terminar em abril deste ano de 2023, depois de ter visitado todas as fraternidades da OFS e de ter sido suspensa por conta da pandemia em 2020 e 2021.

Em Colatina a presença franciscana tem expressiva participação e conta há mais de três décadas com a presença das Irmãs Clarissas, que se soma com a atuação dos frades menores franciscanos na Paróquia Santa Clara de Assis criada em 2008, pela Diocese de Colatina.

 PEREGRINAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA VITÓRIA NA PARÓQUIA

Em julho deste ano de 2023 acontecerá o XXIII Congresso Nacional de Encontro de Casais com Cristo (ECC), em São Luiz do Maranhão (MA), com o tema “Matrimônio, dom de Deus, um caminho para a Santidade”. Em preparação para este evento, a capela peregrina de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade anfitriã do Congresso, tem visitado as paróquias da Diocese de Colatina onde está implantado o ECC.

Por isso, a Paróquia Santa Clara de Assis de Colatina (ES), teve a alegria de receber a imagem de Nossa Senhora da Vitória entre os dias 12 a 18 de março. Por onde Maria passa, Jesus a acompanha e fortalece a caminhada daqueles que o seguem. Assim, como nas Bodas de Caná, os fiéis e paroquianos foram convidados a renovar o vinho da alegria e do serviço em seus corações.

A missa de abertura da peregrinação, na comunidade Santa Teresinha, foi presidida pelo pároco, Frei Pedro Oliveira Rodrigues e contou com a presença do diácono, Frei Augusto Luiz Gabriel, dos membros do ECC, fiéis e paroquianos.

Na homilia, Frei Pedro refletiu sobre o Evangelho do 3º Domingo da Quaresma (Jo 4,5-42), que apresenta o relato em que Jesus se apresenta à Samaritana como a fonte de água viva. Tudo começa ao redor do poço. Aí Jesus encontra com uma mulher samaritana. “A Palavra de Deus hoje nos fala de uma água capaz de saciar a nossa sede de Deus”, introduziu o frade.

Frei Pedro explicou que a Samaritana apresenta a dura realidade onde ainda naquele tempo a mulher não tinha vez e nem voz. “Jesus é fraterno, é solidário, Jesus vai ao encontro. Ele oferece uma água capaz de saciar a sede de Deus”, revelou.

Segundo o frade, nosso mundo é sedento de Deus, de fé, amor, confiança, fraternidade e solidariedade. “Hoje, nós queremos como a Samaritana pedir: ‘Senhor, dá-me de beber’, dessa água capaz de saciar a nossa sede”.

“Caríssimos irmãos, lá na sua casa você também é convidado a cada dia buscar essa fonte de água viva, para que saciados por essa água, possamos levar adiante a nobre missão que recebemos de ser de fato uma família que seja sinal de amor, unidade e perdão. Hoje também, como a Samaritana, queremos pedir por essa água. Temos sede de paz, de harmonia e perdão”, ressaltou.

Das 20 comunidades que compõem a Paróquia Santa Clara, Nossa Senhora da Vitória visitou mais da metade. A peregrinação terminou neste sábado (18/03), com a carreata de Nossa Senhora da Vitória até a cidade de Marilândia, onde foi entregue aos cuidados da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.


Frei Augusto Luiz Gabriel